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Gato Por Lebre! - Uma análise verídica sobre os chamados "seguros econômicos" e "seguros por aplicativos" para automóveis

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Gato Por Lebre! - Uma análise verídica sobre os chamados "seguros econômicos" e "seguros por aplicativos" para automóveis

Nos últimos meses as seguradoras passaram, a oferecer uma modalidade de seguro conhecida como "econômico" ou "por aplicativos", prometendo preços mais baixos e uma rede de oficinas credenciadas. À primeira vista, essa opção pode parecer fantástica, e atrair muitos consumidores. Mas, é importante compreender as perdas e os riscos associados a essa escolha antes de tomar uma decisão.

Aqui estão alguns pontos essenciais que as seguradoras não costumam revelar ao oferecer essa modalidade de seguro. Confira:

- Restrição na escolha de oficina: Ao optar por um seguro econômico, o consumidor perde o direito de escolher a sua oficina de confiança, mesmo que o veículo esteja em garantia de fábrica.

- Corretores em cidades diferentes: Muitas vezes, os seguros por aplicativos indicam corretores de seguros em cidades diferentes daquela do segurado, o que pode complicar o processo de assistência, caso necessário.

- Controle das peças e insumos: As seguradoras controlam a quantidade de peças substituídas e os insumos utilizados na reparação do veículo com base no valor da mão de obra, o que pode impactar a qualidade das peças utilizadas, impactando a qualidade do reparo.

- Risco de acidentes: O reaproveitamento de peças realizado pela chamada “rede credenciada”, a chamada “negociação de peças” pode resultar em riscos de acidentes futuros para o consumidor.

- Peças de baixa qualidade: Como a oficina é credenciada à seguradora, ela não pode alertar o consumidor quanto ao fornecimento de peças de baixa qualidade e às demais imposições da seguradora, devendo seguir à risca o que foi passado pela seguradora. Isso pode comprometer a segurança do consumidor.

- Peças não genuínas: Muitas das peças utilizadas na reparação após um sinistro não são genuínas, as chamadas “peças compatíveis”. Isso pode impactar a qualidade e a durabilidade do veículo, além do risco de acidentes, visto que essas peças não passaram pelos rigorosos testes e padrões de qualidade exigidos pelas montadoras.

- Perda da garantia de fábrica: A utilização de peças não genuínas leva à perda da garantia do veículo com a montadora.

- Peças paralelas sem recall: Peças genuínas substituídas por peças paralelas quando do sinistro, ocasionam a perda do direito a recalls quando chamados pelas montadoras, o que pode representar riscos adicionais e prejuízos futuros na hora da transferência do veículo.

- Substituição de peças por alternativas: Radiadores, condensadores e outras peças mecânicas costumam ser substituídos por peças do mercado alternativo, acarretando também a perda da garantia do motor pela montadora.

- Reparos com peça: Para-choques, faróis, lanternas, espelhos retrovisores e outras peças podem ser colados ou remendados, ou ainda substituídos por peças do mercado alternativo. Onde mais uma vez o consumidor sai no prejuízo.

- Impacto nos terceiros: As mesmas regras aplicadas ao segurado se aplicam aos terceiros envolvidos no acidente, o que pode gerar ações judiciais contra o segurado, uma vez que desrespeita o Código de Defesa do Consumidor.

Por isso, é importante que o consumidor esteja atendo e não se deixe enganar por descontos oferecidos neste tipo de contratação. Afinal, eles podem não ser tão significativos quanto parece, uma vez que as seguradoras economizarão cerca de 60% na reparação dos veículos quando da ocorrência do sinistro.

Para ajudar os consumidores na solução deste problema, a ABRAESA, que não recomenda a contratação de seguros populares, independentemente se são comercializados por seguradoras ou associações, sugere que os seguros sejam sempre contratados através de um corretor de seguros e, em caso de sinistro, que se priorize a segurança e qualidade dos reparos, optando por uma oficina de sua confiança. Além disso, é importante que o consumidor não se deixe condicionar a entregar o veículo à rede credenciada em troca de descontos na franquia e do oferecimento de carro reserva.

Caso o consumidor já tenha tido um veículo reparado por seguradora, em rede credenciada, e tenha dúvidas em relação aos reparos realizados, a entidade disponibiliza o agendamento gratuíto para a realização de uma vistoria de qualidade nos reparos. Para agendar, o consumidor deve acessar o site da ABRAESA e selecionar o programa REPAROS NOTA 10. Assim será possível garantir um reparo de excelência.


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