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4 dicas sobre Marketing Digital para iniciantes

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Alencar
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Especialista elenca passos importantes para empresas que pretendem entrar neste universo

Um estudo realizado em 2022 pela Aspend Brasil aponta que a publicidade digital nacional movimentou R$ 14,7 bilhões no primeiro semestre. Utilizar o marketing digital para divulgar negócios, produtos ou serviços tornou-se algo mais do que necessário. Contudo, devido à falta de experiência prévia ou conhecimento técnico, diversas organizações, profissionais e setores da indústria deparam-se com dificuldades para escolher o melhor caminho a seguir.

Muitas empresas não investem ou investem menos do que poderiam em marketing digital. Isso se deve à pouca maturidade tecnológica, uma vez que há muito a se aprender e pouca gente realmente disposta a ensinar ou mostrar o melhor caminho. Agências de publicidade, mídia programática e assessorias de marketing tendem a focar seus esforços em estratégias mais difundidas, o que pode ser benéfico para negócios iniciantes no mundo digital, mas que também pode limitar os resultados obtidos.

Para corporações que desejam iniciar ou aumentar sua presença online, Cleison Dará, analista de marketing da Gofind, plataforma de IA da indústria que aumenta o fluxo de pessoas nas lojas que tem seus produtos, lista algumas dicas:

1 . Maturidade tecnológica ou conhecimento digital

A maturidade tecnológica é fundamental para a definição de boas estratégias de marketing no ambiente digital. Muitos estabelecimentos, por não se sentirem seguros o suficiente nesta área, acabam optando por delegar esta tarefa para instituições terceirizadas especializadas no assunto.

Neste caso, é sempre prudente acompanhar todo o processo, desde o fornecimento correto das informações sobre a sua empresa, até a coleta e análise dos resultados obtidos. Este acompanhamento tem a finalidade de amadurecer os seus conhecimentos sobre planejamentos digitais, além de ajudá-lo a tomar decisões mais assertivas ao conhecer melhor os métodos das campanhas.

Já nos casos em que a organização possui maturidade tecnológica, com profissionais e equipes habituadas a novas ferramentas, cabe ao responsável pela área de marketing decidir quais as melhores estratégias a seguir.

2 . Otimização de campanhas

Quando falamos do marketing de produtos, é muito comum surgirem dúvidas a respeito de como expor e divulgar estes itens para consumidores que buscam por eles no ambiente digital.

Por isso, empresas acabam caindo no lugar comum, criando uma página no site para os seus produtos ou fazendo toda a divulgação nas redes sociais. Estas técnicas podem gerar bons resultados, mas acabam limitando-os. Afinal, hoje o cliente é muito mais conectado e busca online por itens desejados em lojas próximas ou com delivery rápido, fácil e eficiente.

3 . Jornada de compra online-to-offline

No âmbito digital, a jornada de compra passa, primeiramente, pelo processo de busca e aprendizagem, ou seja, o comprador pesquisa tudo que precisa saber sobre um produto antes de tomar a decisão. Este comportamento do consumidor moderno fez com que empresas buscassem formas de impactar o público no digital, mesmo que seus produtos estejam disponíveis apenas ou em maior quantidade em lojas físicas.

O processo chamado “online-to-offline”, que serve para atrair usuários na internet, oferece ofertas, reservas, recomendações e mostra onde as pessoas podem encontrar a marca. Isto cria oportunidades de compra em tempo real para varejistas.

4 . Planejamento de mídia digital

Esta é uma etapa muito importante do marketing de qualquer empresa. Afinal, para que uma campanha seja bem-sucedida, é essencial desenvolver estratégias de comunicação adequadas ao público-alvo para divulgar uma mensagem coesa e impactante, no momento correto.

Um bom planejamento de mídia, que contemple canais relevantes para a persona da sua marca, pode ser a diferença entre o fracasso da estratégia e o sucesso. Além disso, pode ajudar a não exagerar nos gastos, mantendo um baixo orçamento.

Sobre a Gofind

Com mais de 1 milhão de produtos de 400 marcas e 2 milhões de varejos integrados em sua plataforma, a Gofind aplica inteligência artificial para cruzar, em tempo real, dados da demanda de consumidores com a oferta de produtos nos PDVs, para automatizar e melhorar decisões na indústria. Desde 2015 no mercado, tem apoiado marcas como Heineken, Heliar, MSD, Wickbold, Saint-Gobain e Bosch.


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