A fidelização de clientes é a meta!

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mauro de Oliveira

pixabay pixabay

As vantagens de investir na retenção de consumidores são gigantescas!

Conforme dados divulgados pela Microsoft, os clientes fidelizados têm probabilidade cinco vezes maior de recomprar e perdoar uma marca se comparado com um novo. Ademais, eles possuem quatro vezes mais chances de recomendar e são sete vezes mais tendenciosos a tentar uma nova oferta. Nesse contexto, fica nítido como a retenção deles é vantajosa e deve ser um ponto de atenção das companhias. Por essa razão, é preciso ir além da simples conquista de pessoas e focar os esforços em estratégias para os consumidores compartilharem reviews positivos sobre a prestadora de serviço.

A importância de se adaptar à atual realidade

A imagem de um estabelecimento sempre foi algo muito valorizado na sociedade. Contudo, os tempos modernos fortaleceram demais essa premissa. Em meio a interconectividade proporcionada pelo fácil acesso aos aparatos eletrônicos, o fluxo informacional aumentou ainda mais. Agora, qualquer tipo de instituição deve estar preparada para enfrentar os julgamentos, não apenas de pessoas próximas, como de qualquer lugar do mundo.

Desde o início da digitalização, esse já era um pensamento comum entre os empreendedores e, depois da pandemia, esse fenômeno passou por uma significativa aceleração. “As empresas já tinham dado os primeiros passos rumo a era tech. No entanto, o isolamento social foi o principal responsável por modificar os hábitos e costumes do dia a dia. Mesmo com a retomada das atividades presenciais, o meio virtual conquista cada vez mais espaço em suas vidas”, pontua Carlos Henrique Mencaci, CEO da Total IP.

Nesse contexto, não apenas a rotina pessoal da população foi transformada, como também a laboral. Com a necessidade de se adaptar rapidamente às condições de crise sanitária, as organizações precisaram mudar completamente a sua forma de funcionamento. “O home office foi a salvação de uma significativa parcela de companhias. Com a possibilidade de cumprir as funções a distância, funcionários de todo o Brasil precisaram se adaptar às ferramentas digitais”, complementa Mencaci.

Quando falamos sobre os comércios, por exemplo, toda a dinâmica foi modificada. Não apenas os indivíduos começaram a realizar as compras no formato on-line, como os atendentes passaram a se comunicar dessa forma. Logo, percebe-se como esse cenário global trouxe uma realidade nunca vista antes, onde o ambiente virtual é o mais requisitado pela majoritária parcela populacional.

O que interessa os clientes na era digital?

Hoje, há inúmeras alternativas para quem busca ser atendido por um determinado negócio. Diferentemente de alguns tempos atrás, ferramentas antes inimagináveis estão ao nosso alcance, como é o caso das redes sociais e do chatbot. Dentre as mais variadas evoluções pelas quais passamos, é notório como as inovações não pertencem apenas à juventude, abrangendo também as gerações mais antigas.

Independentemente do setor de atuação, é preciso estar atento às novidades e tendências. Afinal, se destacar em meio à concorrência é um bom sinal. “Embora adotar novas ferramentas seja relevante, é ainda mais significativo saber qual terá um funcionamento estratégico no negócio. Longe de ser um investimento aleatório, é indispensável entender a cultura organizacional e o perfil da clientela para, depois, voltar seus esforços na devida personalização”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

Acima de tudo, é fundamental estar preparado para lidar com os sites e portais da entidade, pois esses são os principais lugares de troca com o público. Por meio de uma análise sobre os acessos e padrões comportamentais dos internautas, é possível entender os pontos fortes e os de melhoria. A partir desse mapeamento, um planejamento pode ser feito a fim de encontrar maneiras de engajar muito mais os indivíduos.

Além disso, é preciso ter em mente a necessidade de ocupar um bom posicionamento no atual mercado, pois a concorrência está cada vez mais acirrada. “Hoje, ser apenas mais um em meio a multidão não te leva a lugar nenhum. Para obter sucesso, deve-se focar no relacionamento com o cliente a fim de conseguir devolutivas positivas. Com as soluções da Total IP, é fornecida a mais alta tecnologia de atendimento e precisão rumo aos objetivos do estabelecimento. Desse modo, é garantida não apenas a satisfação da pessoa do outro lado da linha, como também o seu retorno”, contextualiza Sanches.

Investir na fidelização é essencial!

Segundo o Relatório Global de Tendências em Experiência do Cliente, 70% das empresas acreditam no impacto positivo nos rendimentos quando há uma preocupação em prestar um suporte marcante. Dessa forma, fica claro como a disponibilização de um bom diálogo é tão significativo quanto desenvolver um produto de excelência. A partir da valorização da experiência, há um incentivo à prática de avaliação por parte do público.

Ademais, deve-se ressaltar a influência benéfica existente em um marketing orgânico. “Quando conquista-se a aprovação dos consumidores, automaticamente a propaganda é gerada. Nos tempos modernos, não existe campanha melhor se não a própria indicação de um usuário. Isso pode ser considerado uma grande vitória para todo o time e otimizar a rotina dos envolvidos”, conclui o gerente comercial da Total IP.

Serviço: A fidelização de clientes é a meta!

Fontes: Carlos Henrique Mencaci, CEO da Total IP;

Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.