Método científico: Por que profissionais do mundo inteiro têm investido em modelos comprovados?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tayanne Silva

De acordo com o Pós PhD em neurociências e CEO da MF Press Global, Dr. Fabiano de Abreu, ter um método científico destaca o profissional na sua área

O mundo está se tornando cada vez mais competitivo, isso é um fato, mas a grande pergunta que surge é: Como se destacar nesse ambiente profissional?

Como resposta a essa pergunta podemos observar um movimento atual onde grande parte dos profissionais das mais diversas áreas, saúde, educação, empreendedorismo, entre outros, têm investido em métodos científicos como forma de ter um diferencial em sua profissão evitando “achismos” e focando em sólidas bases científicas.

O que é um método científico?

O método científico é uma abordagem sistemática e rigorosa utilizada para investigar fenômenos, métodos, fórmulas, entre outros, e adquirir conhecimento confiável e válido, comprovando cientificamente que uma determinada abordagem traz resultados eficazes.

O método científico exige a utilização de experimentação controlada, medição precisa, análise estatística e replicação para garantir a confiabilidade dos resultados. Ele permite que os cientistas testem suas ideias de forma objetiva, eliminando opiniões pessoais.

Por que é importante ter um método científico?

Dr. Fabiano de Abreu Agrela é um Pós PhD em neurociências, pesquisador do Centro de Pesquisa e Análises Heráclito - CPAH e CEO da empresa de comunicação MF Press Global é um dos principais defensores do uso do método científico não apenas como um diferencial, mas como uma necessidade para os mais diversos profissionais.

“Atualmente cada vez mais profissionais têm tido a necessidade de comprovar que realiza um trabalho sério e aplicar métodos totalmente baseados na técnica e na ciência se tornou uma necessidade, jamais fazer algo apenas por acreditar que esteja certo sem qualquer tipo de comprovação, isso nos leva, consequentemente, à necessidade de recorrer à ciência para validar a abordagem utilizada por cada profissional”.

“Essa validação científica, além de garantir os bons resultados da técnica utilizadas em cada caso, também permite que o profissional tenha um diferencial pois a partir daí não será ele que estará afirmando que o método utilizado funciona e sim uma equipe de cientistas que realizou um trabalho científico para validar a técnica, isso dá um peso muito maior ao profissional pois muitos dizem ter método, mas na verdade, um método só é um método quando é comprovado cientificamente” Explica Dr. Fabiano.

“Por isso, no CPAH e na MF Press Global temos sido muito procurados para isso e sempre buscamos reforçar, através da ciência, os resultados que os profissionais obtêm através dos seus métodos, que nós criamos ou adaptamos a ideia do profissional com uma equipe multidisciplinar responsável pela análise científica da técnica utilizada pelo profissional para a sua aprovação, isso é de fundamental importância para que ele possa desempenhar suas funções da melhor forma” Afirma.

Sobre Dr. Fabiano de Abreu Agrela

Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues MRSB é Pós PhD em Neurociências eleito membro da Sigma Xi, membro da Society for Neuroscience nos Estados Unidos , membro da Royal Society of Biology no Reino Unido e da APA - American Philosophical Association também nos Estados Unidos. Mestre em Psicologia, Licenciado em Biologia e História; também Tecnólogo em Antropologia e filosofia com várias formações nacionais e internacionais em Neurociências e Neuropsicologia. Membro das sociedades de alto QI Mensa, Intertel, ISPE High IQ Society e Triple Nine Society. Autor de mais de 200 artigos científicos e 15 livros.