Brasil,

Normas Regulamentadoras completam 45 anos e especialistas explicam como evitar acidentes de trabalho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Pizzotti
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Número de mortes cresce 7% em 2022, segundo OIT. Associação de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional orienta empresas sobre medidas de prevenção

O Dia Nacional da Prevenção de Acidentes de Trabalho (27/07) é mais uma oportunidade de analisar dados recentes - e preocupantes - no Brasil. Em 2022, levantamento do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostram que o índice de mortes originados em acidentes de trabalho aumentou 7% em relação ao ano anterior.

Ao todo, foram 613 mil casos de acidente, com 2.538 óbitos registrados para pessoas com carteira assinada, a maior taxa dos últimos 10 anos, com sete notificações a cada 100 mil empregados, em média. A OIT estima que, por causa de doenças e acidentes laborais só entre trabalhadores formais, o Produto Interno Bruto (PIB) do país chega a apresentar queda de quase 4%.

O diretor Comercial e de Projetos da Safemed Medicina e Segurança no Trabalho, Adalberto Teobaldo de Freitas Junior, diz que a prevenção de acidentes de trabalho tem impacto direto na segurança e na saúde dos funcionários, evitando lesões, danos físicos e perdas de vidas. Ele enfatiza ainda que os cuidados são benéficos também à saúde da empresa.

“Atuo na empresa há mais de 20 anos e implementamos um programa de gestão de saúde e segurança ocupacional que engloba cinco etapas. Dessa forma, reduzimos custos com afastamentos, tratamentos médicos e possíveis processos trabalhistas”, explica.

45 anos das Normas Regulamentadoras

Em 2023, a lei que instituiu as Normas Regulamentadoras, criada em julho de 1978 para diminuir os altos índices de acidentes de trabalho, completou 45 anos. No ano passado, foram publicados novos textos das normas NR-06 (Equipamentos de Proteção Individual - EPI) e NR-35 (Trabalho em Altura). A NR-06 entrou em vigor em fevereiro e a NR-35 este mês. Já a inclusão da NR-38 entrará em vigor a partir de janeiro de 2024.

Estar atento às legislações vigentes é fundamental, de acordo com o diretor da Safemed. “Mantemos atualizações constantes em relação às normas e regulamentações de segurança no trabalho, a fim de garantir que nossas práticas estejam em conformidade com as legislações vigentes,” observa Adalberto.

Mas a prevenção cabe somente à empresa? O gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da RHMED|RHVIDA, Alival Paschoalin, afirma que o trabalhador também é responsável. “O trabalhador é um dos principais vetores na implementação sistêmica de ações e melhorias da segurança ocupacional. Ele deve participar disseminando a cultura de segurança ocupacional, garantindo o cumprimento das ações de melhoria, visando a eliminar riscos e desvios que possam causar acidentes do trabalho”, esclarece.

Alival explica ainda que os acidentes de trabalho podem ser classificados em típicos e de trajetos (casa-trabalho-casa). Segundo ele, certos fatores podem levar a acidentes típicos como, por exemplo, uso de ferramentas inadequadas, falta de treinamentos ou treinamentos com uma linguagem de difícil compreensão, falta ou uso inadequado de EPIs e falta da adoção das medidas de controle corretas.

Tanto para Adalberto quanto para Alival, o melhor caminho é a prevenção. E as empresas demonstram essa preocupação ao serem associadas à AGSSO (Associação de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional). “A prevenção só pode ser atingida com avaliações de riscos assertivas e a consequente definição de ações preventivas, que podem ser administrativas e de engenharia”, completa o gerente da RHMED|RHVIDA.

Sobre a AGSSO

A Associação de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (AGSSO) foi constituída em julho de 2014 e reúne profissionais e empresas que exerçam a atividade, promovendo a valorização e a profissionalização do setor, bem como o aprimoramento e o cumprimento da legislação que rege a atividade. Um dos propósitos da associação é ser protagonista na redução dos índices de acidentes e doenças ocupacionais.

Os serviços prestados pelas empresas associadas proporcionam gestão preventiva às empresas clientes, tanto na prevenção a doenças quanto na de acidentes. Esses serviços criam ciclos positivos na esfera econômica, que começam com a segurança e saúde do trabalhador, proporcionando a ele e às famílias maior qualidade de vida, bem-estar e motivação, bem como a melhoria do clima organizacional e da produtividade no trabalho.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar