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Quer melhorar o desempenho do seu marketplace? Aposte em SEO

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Ferramenta pode ser aliada a estratégias diversificadas de marketing digital para alavancar resultados

Com a ampliação da oferta no número de marketplaces, uma grande preocupação por parte de empreendedores é em como ampliar o tráfego de um e-commerce, ou seja, em como atrair mais pessoas para uma plataforma online. Com uma variedade grande de produtos e preços cada vez mais competitivos, destacar-se entre as mais diversas opções é algo vital para os negócios que estão se tornando também digitais, por isso, estar bem ranqueado em plataformas de busca tem que fazer parte das estratégias. Para realizar essa tarefa, o SEO, sigla de Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca, se tornou um aliado indispensável para o marketing digital.

Dados divulgados pela Hubspot apontam que 90% dos consumidores só decidiram comprar de uma marca após realizar uma pesquisa, ou seja, o usuário busca previamente informações online como preço, avaliações e reputação da loja antes de realizar uma compra.

Sendo assim, para atingir bons resultados, ter um espaço online que tenha seu código otimizado, para impulsionar seu negócio nos principais sites de busca, alinhado à estratégia de conteúdo, principalmente na hora de elaborar o texto, a prática é fundamental. E, o resultado será o reconhecimento de marca e melhores taxas de conversão, por meio de conhecimentos técnicos, estratégia e produção de conteúdo assertivo.

Conteúdo como aliado do SEO

A criação de um blog pode ser uma das estratégias para auxiliar a melhorar o desempenho do marketplace. “O blog é uma das formas de oferecer conteúdo útil ao público, já que pode abordar diversos assuntos relevantes e alinhados ao segmento do negócio. É importante que essa ferramenta mantenha uma certa periodicidade e qualidade nas postagens, auxiliando o consumidor a entender mais sobre o produto ou serviço oferecido”, elucida Rafael Salomão, Head de Marketing & Growth da Juntos Somos Mais.

Se manter um blog ativo não é uma opção, existem outras maneiras de trazer materiais relevantes, como o enriquecimento do conteúdo descritivo de produtos e/ou serviços na própria plataforma. “É fundamental pensar no que o consumidor precisa e no que quer saber. É necessário ter informações claras e completas sobre os produtos, mas também sobre formas de pagamento e políticas de troca e devolução, por exemplo. Já as palavras-chave podem ser utilizadas na descrição dos produtos”, esclarece Rafael.

O SEO pode auxiliar no desempenho de marketplaces e a jornada do cliente também ajuda a entender como utilizar essa estratégia. “Analisar os produtos que estão sendo vendidos, ter uma estratégia que converse com as palavras-chave que o consumidor busca para encontrar o que procura e, ainda, realizar publicações que sejam interessantes para o público podem ajudar muito no sucesso dos resultados. Além disso, entender a jornada do cliente é fundamental para este processo: como o cliente chega até a loja, encontra facilmente os produtos e se a plataforma oferece as informações necessárias para realizar uma compra com agilidade podem ser fatores responsáveis pela melhoria exponencial dos resultados de um e-commerce”, finaliza o head.

Como melhorar o SEO de e-commerces?

Para um bom SEO é necessário pensar em alguns tópicos. “Os produtos à venda precisam estar descritos de forma clara, com informações como função, medida, cor, instruções gerais. Mas, além disso, é preciso prestar atenção ao código do site. O ideal é que marketplaces sejam construídos desde o início com as estratégias SEO, com o foco na experiência do cliente”, afirma o executivo.

Entretanto, é importante ressaltar que os resultados das técnicas aplicadas levam tempo para fazerem efeito, é uma prática feita pensando a médio e longo prazo para construir uma marca sólida digitalmente. “A prática do SEO precisa ser incluída no planejamento de marketing e é fundamental manter uma estratégia consistente. Na maioria dos casos, o SEO precisa de meses ou até anos para que os resultados comecem a aparecer. É necessário acompanhar diariamente para que o trabalho de posicionamento no mercado torne o e-commerce relevante”, explica Salomão.

Saiba mais | Juntos Somos Mais

O programa Juntos Somos + foi criado em 2014 pela Votorantim Cimentos como um programa de relacionamento. Desde o início, a proposta era desenvolver varejistas e profissionais, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da cadeia por meio da geração de novos negócios. Contando com as sócias Gerdau e Tigre, o programa Juntos Somos + se transformou em uma empresa independente, denominada Juntos Somos Mais, um ecossistema que tem como propósito fortalecer o varejo da construção civil, desenvolvendo e qualificando varejistas e profissionais de obra. Atualmente, há mais de 40 empresas participantes, líderes em seus segmentos, juntamente com mais de 100 mil lojas e mais de 1,2 milhões de pessoas, entre lojistas, vendedores e profissionais de obra. Em 2020, a empresa anunciou a aquisição da startup gaúcha Triider, marketplace de serviços gerais, e em 2021 investiu na Conecta Reforma, que conecta clientes com prestadores de serviço para execução de grandes reformas. Em 2021 adquiriu a operação do habitissimo, plataforma de serviços gerais, tornando-se a maior plataforma da área de construção, reformas e pequenas manutenções do país. Saiba mais por meio do site oficial.


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