Brasil,

A tecnologia 5G chegou! Para onde nos levará a seguir?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  MARCOS VIESI
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros

O mundo da tecnologia tem evoluído constantemente nas últimas décadas, e um dos avanços mais empolgantes e promissores nessa área é a tecnologia 5G. A IDEMIA, empresa líder no setor de identidade e segurança digital, tem trabalhado no desenvolvimento da tecnologia 5G para melhorar ainda mais a conectividade e a eficiência nos sistemas de comunicação. Recentemente, a IDEMIA recebeu no Mobile World Congress 2023 o prêmio “Glomo” de melhor solução de segurança móvel por sua solução 5G inovadora que melhora a privacidade e a segurança do usuário.

A promessa do 5G é atender a uma ampla gama de tipos de uso com base em três pilares: banda larga móvel, comunicação crítica e IoT (Internet das Coisas) massiva. O primeiro pilar foca claramente a comunicação de banda larga para atender às necessidades dos smartphones em evolução, com o objetivo de oferecer aos assinantes maior desempenho e melhor reatividade da rede.

Outra tendência no setor é a virtualização de recursos de rede. Em vez de ter uma peça de hardware dedicada e otimizada para uma função de rede, tais recursos poderiam ser oferecidos como um hardware pronto para uso (COTS) ou até mesmo por meio da nuvem, permitindo uma implantação de rede flexível e eficaz.

Por outro lado, a necessidade de abordar casos de uso específicos e aproveitar os recursos de virtualização de rede leva à abordagem de rede natural. Em vez de termos uma única rede atendendo a diferentes casos, temos sistemas de rede dedicados que podem operar em paralelo para casos de uso específicos: banda larga, IoT ou comunicação crítica. Cada um dos segmentos pode ser visto como um conjunto de redes lógicas em uma infraestrutura compartilhada, chamada segmentação de rede. Isso cria oportunidades adicionais para alocar recursos de rede para uma entidade específica; uma rede privada, como uma parte da rede dedicada a uma fábrica conectada/inteligente, por exemplo.

Segmentação de Rede 5G

A primeira fase de padronização e implantação do 5G foi para abordar um dos três pilares com os quais as operadoras de rede móvel estão confortáveis e o segmento mais rentável no momento: a banda larga móvel aprimorada. Isso se alinha totalmente à evolução da banda larga móvel de 2G para 3G e 4G, oferecendo acesso mais rápido a serviços e aplicativos, reatividade de rede mais rápida e maior segurança e privacidade do assinante.

A segunda fase do 5G vem abordando a IoT massiva e de missão crítica, com ênfase na divisão de rede. No passado, um hardware específico era projetado para uma função de rede específica e vinculado ao seu software dedicado. Hoje, há uma necessidade de virtualizar essas funções de rede com software que pode ser executado em hardware comercial padrão. Isso aumento a relação custo-benefício, oferece maior confiabilidade e mais flexibilidade no projeto da rede.

Por outro lado, o SIM, seja na sua forma tradicional, ou integrada, desempenha um papel fundamental na evolução da rede móvel. A principal funcionalidade do SIM é autenticar a assinatura do usuário na rede da operadora de rede móvel, mas também pode fazer muito mais. A criptografia baseada em SIM 5G protege a privacidade do assinante, impedindo a interceptação de chamadas ou o rastreamento de localização não autorizado. Você também pode pré-configurar o telefone celular com as configurações preferidas carregadas pela operadora móvel no cartão SIM. Esse é o caso da configuração de segmentação de rede. A operadora móvel pode configurar o cartão SIM com regras para indicar para qual segmento de rede o tráfego do aplicativo do dispositivo será direcionado e em qual delas pode-se aplicar uma política de carregamento específica.

Deve-se notar que a tecnologia 5G é uma das inovações mais empolgantes no mundo da tecnologia, que melhorará significativamente a conectividade, a eficiência e a segurança digital. Essa tecnologia se tornará uma parte essencial da infraestrutura digital global nos próximos anos e estamos entusiasmados em ver como ela mudará a maneira como interagimos com o mundo digital.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar