Procura de homens por seguro de vida cresceu mais de 31% neste primeiro semestre
Mesmo cuidando da saúde menos que mulheres, homens se preocupam em proteger financeiramente seus familiares, aponta dados Lojacorr
Neste sábado, dia 15, comemora-se o Dia do Homem. Mas muito mais do que parabenizá-los por este dia, devemos sempre falar do alerta do cuidado do homem com a saúde física e financeira. Quem nunca ouviu falar daquele velho ditado: “Homem não se cuida”. Bom, o que parecia apenas um ditado popular é, de fato, real no cotidiano.
De acordo com dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), um levantamento aponta que do total de consultas realizadas por médicos e enfermeiros na Atenção Primária, apenas 24% foi realizada na população masculina. E que, 62% dos homens que acabam indo ao médico só se consultam após sentirem o sintoma de dor insuportável, aponta o Instituto Lado a Lado pela Vida. Se contabilizar os que vão ao médico, o Ministério da Saúde afirma que 70% dos homens brasileiros só procuraram o médico depois de insistência da mulher ou dos filhos. Uma realidade que faz com que os homens no Brasil vivam, em média, 7,1 anos a menos que as mulheres, com expectativa de vida de 72,7 anos e que, na vida adulta, acabam morrendo duas vezes mais do que as mulheres. (Plano Nacional de Saúde PNS 2020-2023).
Já que idas a consultas, realização de exames e tratamentos não são tão prioritários para homens como para mulheres, uma das escolhas que deve ser levada em consideração é que o homem faça um seguro de vida. Apesar dos dados mostrarem menor cuidado do homem com a saúde, em contrapartida, a contratação do seguro de vida individual tem demonstrado um crescimento. Dados da Lojacorr, maior rede de corretoras de seguros independentes do país, demonstram um aumento de 31,11%. Enquanto a contratação das mulheres chegou a 27,83%.
Antonio Carlos Fois, diretor Regional Centro – Sudeste da Lojacorr e especialista nesse tipo de seguro, explica que há algumas razões importantes para que tenha esse aumento da preocupação dos homens na contratação do seguro de vida, em contrapartida à realidade do cuidado da saúde. “Um dos principais motivos que levaram a esse cenário foi a conscientização do homem em se prevenir depois do longo período da pandemia do COVID-19 que vitimou mais homens do que mulheres (cerca de 60% das mortes por COVID foram do sexo masculino) e, com isso, veio também a preocupação em proteger financeiramente seus dependentes em caso de sua morte. A estabilidade da economia nos últimos anos em relação a outras décadas anteriores também contribuiu para o aumento da confiança e do poder de contratação de uma apólice de seguro de vida”, explica.
Segundo o especialista, além dos benefícios voltados à saúde, o seguro de vida vem para dar suporte financeiro.“Com o seguro de vida, o homem pode proteger financeiramente seus dependentes se vier a falecer; ou mesmo se for surpreendido com um diagnóstico de doença grave”, afirma. Ainda de acordo com Fois, o seguro também gera tranquilidade ao homem em situações difíceis. “É possível contratar um seguro de vida que cubra o ressarcimento de diárias hospitalares em caso de internação e permite que seus familiares possam arcar com os custos do enterro ou funeral em caso da sua morte”, explica. Ele comenta também que outros benefícios complementares se tornam atrativos para a contratação. “Há a possibilidade do seguro garantir as despesas com a educação dos seus filhos e até realizar um planejamento sucessório”, informa.
Perfil de homens que contrata seguro
Sobre o perfil dos homens que mais buscam o seguro de vida individual, o corretor Jacimar Gomes Mendonça, da Hold Corretora de Seguros, parceira Lojacorr, explica que há um perfil predominante na contratação. “Geralmente são homens casados, com idades entre 35 a 50 anos, com filhos. E, a grande maioria, busca o seguro visando a segurança dos filhos”, afirma. Hoje, Jacimar fala ainda que não há um padrão de apólice para homens e que é necessário o corretor guiar e entender a necessidade que aquele cliente precisa. “As apólices de vida individual não têm um padrão estabelecido, analisamos o perfil de cada segurado. Olhamos padrão de vida, patrimônio (a título de inventário), idade dos filhos (tempo que falta para formar), e principalmente, ao contrário de muitos consultores no mercado que vende este produto como seguro de morte, nós mostramos que trata-se de um seguro de VIDA, assim, falamos sobre doenças graves, DIT e assistências”, afirma.
Enquanto o crescimento pela busca do seguro de vida por homens cresceu de modo geral, ainda há uma procura menor em sua corretora, mas Jacimar explica que é necessário o trabalho de informação. “Estamos fazendo um trabalho de conscientização através de uma abordagem ativa. Vejo que os homens desconhecem as vantagens do produto, como ‘Diárias por Incapacidade’, e que ter um bom patrimônio não garante uma estabilidade aos seus dependentes, ou seja, a ideia do produto no mercado ainda é bem distorcida” relata.
Com o interesse do homem pelo seguro de vida, foi necessário produtos específicos voltados a esse perfil masculino. A Tokio Marine Seguros, por exemplo, possui o Seguro Vida Homem que, além de coberturas exclusivas como indenização para doenças graves e internação hospitalar, oferece descontos em medicamentos e outros produtos relacionados aos cuidados com a saúde e bem-estar. Realiza um amparo financeiro para que o segurado tenha a tranquilidade necessária em momentos como tratamento ou reabilitação e o diferencial está na cobertura contra o câncer masculino.
Sobre a Lojacorr: A Lojacorr é a maior rede de Corretoras de Seguros Independentes do Brasil. O seu modelo de negócios disruptivo conecta corretoras de seguros a mais de 40 companhias seguradoras por meio de sua plataforma digital, oferecendo acesso a um amplo portfólio de produtos e soluções, suporte operacional, comercial e estratégico. Entre as soluções, a Lojacorr oferece acesso a seguros de todos os ramos, campanhas, formação, sistema de gestão, central de negócios, acesso via multicálculo, eventos exclusivos, aprendizagem prática com auxílio de Unidades, Assessoria Backoffice, Assessoria Contábil, Assessoria Jurídica, entre outras, além de 75 empresas parceiras do ecossistema. Fundada em 1996, a empresa se dedica a oferecer os melhores recursos em distribuição de seguros e produtos financeiros às corretoras e clientes. Presente nos 26 Estados e no Distrito Federal, por meio de 59 Unidades, a Lojacorr possui cerca de 500 mil segurados, assistidos por mais de 6 mil profissionais em suas corretoras de seguros, que atuam em mais de 4.500 municípios. Tendo como sede administrativa em São José dos Pinhais (PR), e sede comercial em São Paulo (SP), a empresa conta também com 300 colaboradores (sede e unidades). A Rede Lojacorr está entre as empresas emergentes do Sul, é certificada pelo Great Place to Work e acelerada pela Endeavor, além de fechar 2022 com produção de R$ 1,2 bilhões produzidos em seguros, consórcios e demais segmentos.
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