A revolução no varejo impulsionada pelas tecnologias emergentes — o que esperar do futuro da experiência do cliente?
*João Paulo Tavares é Presales Director Latam na Semantix
O varejo está passando por muitas transformações, impulsionado por novas tecnologias e pelo comportamento do consumidor. Tudo indica que essas inovações tendem a acelerar a revolução latente no setor. Mas de que forma essas ferramentas disruptivas afetam o varejo? E como as empresas podem se adaptar para obter as melhores atuações diante desse cenário?
A cultura phygital é uma das tendências que vêm ganhando cada vez mais destaque. Trata-se de uma combinação entre os elementos do mundo físico e digital para criar uma experiência de compra integrada e inovadora. A ideia é oferecer o que há de melhor em cada um dos mundos — são proporcionadas ao consumidor a conveniência e a personalização do mundo digital, aliadas à interatividade e à experiência do mundo físico, eliminando possíveis barreiras e tornando o processo de compras cada vez mais frictionless.
Outra tendência que vem chamando atenção de muitos varejistas é o metaverso. O espaço virtual permite aos usuários a criação de suas próprias experiências de compra personalizadas, interagindo com outros clientes e marcas em um ambiente altamente imersivo. Nesse contexto, entra a gamificação — o uso de potencial de jogos para obter dados que objetivam a personalização da experiência do cliente. Com a coleta dessas informações em tempo real, as empresas podem criar games personalizados que ajudam a promover produtos e serviços, aprimorar os processos de fidelização do cliente e gerar mais vendas.
As Realidades Aumentada e Virtual também são tendências que estão ganhando cada vez mais espaço no varejo. Com essas tecnologias, os clientes podem experimentar produtos de maneiras mais imersivas e realistas, o que tende a melhorar significativamente a sua experiência.
Por último, mas não menos importante, o ChatGPT, um modelo de inteligência artificial que dá às empresas a oportunidade de interagir com os clientes de maneira ainda mais inteligente e personalizada, fornecendo informações e ofertas em tempo real.
Todas essas ferramentas e tendências apontam para um futuro no qual a tecnologia continuará a desempenhar um papel fundamental na transformação do varejo. A partir do uso de novas tecnologias, dados e inteligência artificial, as empresas serão capazes de personalizar ainda mais a experiência do cliente e fornecer soluções de compra cada vez mais eficazes e convenientes.
O futuro do varejo é emocionante e cheio de possibilidades, mas é importante que as empresas estejam preparadas para se adaptar a essas mudanças e investir em tecnologia, dados e inovação. A partir de uma visão centrada no cliente e focada em fornecer experiências de compra excepcionais e personalizadas, é possível conquistar a fidelidade do cliente e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário