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A satisfação dos clientes é essencial para o sucesso do negócio

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Considere a opinião e vivência do consumidor para aprimorar a sua marca

Ter a aprovação de um cliente após um trabalho bem executado é o sonho de qualquer empreendedor. Quando acontece, as recomendações chegam de maneira natural e o crescimento é certo. Todavia, em situações onde isso não é frequente, é interessante correr atrás para descobrir a fonte do problema. Isso porque, vários fatores são levados em consideração, desde o início do contato até a entrega final. Fazendo uma busca rápida na Internet, por exemplo, é possível encontrar diversas reclamações de pessoas a respeito de algum local e, em grande parte, está relacionado ao atendimento.

O crescimento da esfera do e-commerce no Brasil

Conforme um estudo realizado pela Nuvei, com o apoio da AMI, o e-commerce brasileiro atingiu cerca de US$ 211 bilhões em 2022, representando mais de 40% do volume total na América Latina. O país, nesse contexto, estaria em destaque, um dos dez principais mercados globais para comerciantes buscando expansão internacional, especialmente os da Ásia, incluindo AliExpress.

Os investimentos de empresas chinesas no território elevaram 208% entre 2020 e 2021, atingindo US$ 5,9 bilhões e, com atuais acordos realizados, esses números tendem a crescer gradativamente. Tendo em vista, inclusive, como o Brasil atraiu cerca de 4,8% dos aportes chineses globalmente em 2021, sendo superado nas Américas apenas pelos Estados Unidos (14,3%).

O comércio com a Ásia ajudou a América Latina a ter acesso à tecnologia de baixo custo, incluindo smartphones e computadores de marcas como Huawei, Xiaomi e ZTE. Mais de 600 demandas de aplicação na região, vindos de entidades asiáticas, foram anunciados desde 2020. Os dois principais países-alvo são o Brasil, com 26%, e o México, com 23%, da aplicação total.

O Pix também participou da pesquisa, passando por uma adoção agressiva com quase 2,2 bilhões de transações em agosto de 2022. Isso demonstrou o quão longe os brasileiros chegaram em sua jornada de pagamento e o nível de experiência digital nos dias de hoje.

Ciente desse contexto exponencial de aprimoração econômica, os estabelecimentos tendem a procurar maneiras de chamar a atenção, inovar e aprimorar os métodos de relacionamento com os grupos alvo, visando serem um destaque à frente da concorrência. Dessa forma, além da superioridade da entrega em si, os pontos já são contados desde o início, a partir do conhecimento de como a primeira impressão realmente fica.

O bom atendimento cria uma relação de proximidade com o consumidor

A qualidade do serviço, em geral, é um dos fatores mais decisivos para uma empresa ter rentabilidade, conquistar e reter frequentadores. ”É interessante sempre se colocar no lugar de quem está do outro lado do balcão, até porque, em sociedade, nós até podemos ser empreendedores, mas, em algum momento, também ocupamos o espaço de freguês. Ninguém gosta de ser mal tratado, ficar com dúvidas em aberto ou não receber a atenção devida em uma compra. Precisamos pensar nisso ao colocar um negócio em prática para oferecer aos interessados uma vivência tão positiva quanto gostaríamos de ter”, comenta Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP.

Nesse sentido, outro tópico de enfoque é o treinamento da equipe como um todo. É crucial, então, estar alerta para as novidades emergentes e manter os colaboradores atualizados, além de fazer um acompanhamento de perto com o intuito de todos os processos serem seguidos à risca, garantindo um padrão. “Com a pandemia, o trabalho remoto, algo antes já utilizado por algumas organizações, se popularizou ainda mais. Com isso, as firmas perceberam, mesmo após o controle da doença, como pode ser benéfico manter esse tipo de atuação, principalmente em um sentido econômico. Contudo, é um desafio gerenciar tantos funcionários em uma extensão englobando todo um território nacional. Por isso, dedicar um tempo à capacitação dessa equipe, expondo sabedoria e gerando habilidades, é fundamental para o bom andamento da tarefa”, explica o especialista.

Além disso, a resolução rápida de problemas e a capacidade de lidar com o público sempre aparecem, independentemente dos desafios inesperados do dia a dia. “Pensando na relevância dessa disponibilidade 24h por dia e agilidade maior para demandas importantes, disponibilizamos aos nossos usuários um canal de comunicação eficiente para solucionar de maneira rápida qualquer erro ou adquirir alguma resposta imediata”, pontua o gestor.

O sucesso de uma marca pode vir junto com a modernização

A partir dessa visão do consumidor em primeiro lugar, a Total IP oferece possibilidades de aprimoramento na assistência e apoio, com a ajuda da tecnologia. Seja com a utilização de uma atividade humana, ou com robôs desenvolvidos, a oportunidade inclui maior presença via chat, redes sociais, WhatsApp e telefone, garantindo uma aproximação e contato com a persona.

Ademais, a área tech no geral tende a despertar dúvidas e receio de algumas pessoas. Por essa razão, a cada projeto, há especialistas disponibilizados pela entidade para fazerem um acompanhamento colaborativo, visando detalhar opções inovadoras e diversos tipos de integração com o objetivo de alavancar os lucros. A implantação também é simples, com a ajuda de um time multitecnológico e preparado tudo se torna fácil e intuitivo.

A ativação dos usuários ao final do suporte pode instigar a avaliação nas plataformas. Logo, existem opções de pesquisa de satisfação e espaço para os indivíduos manifestarem suas opiniões sobre esse contato. Esse meio é excelente para contribuir com o NPS (Net Promoter Score) e com a construção da imagem da marca baseada na visão e detalhamento de quem está ligado a ela de alguma forma.

Serviço: A satisfação dos clientes é essencial para o sucesso do negócio

Fonte: Tiago Sanches, gerente comercial da Total IP


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