Brasil,

Prevenção de perdas deve fazer parte do planejamento estratégico do varejista

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Genilson Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Por Carlos Eduardo Santos*

Este não é um tema novo, mas recorrentemente precisamos voltar a ele. Muitos varejistas insistem em reduzir o problema das perdas a furtos e fraudes, porém essa é uma visão bastante limitada do assunto, o que dificulta um diagnóstico preciso e acarreta ainda mais prejuízos.

Se analisarmos o varejo alimentar, por exemplo, veremos que o furto representa algo em torno de 30% das perdas; processos ineficientes respondem por 50%; e outras causas somam 20% do total. Obviamente, há muitas perdas por danos de embalagem, por expiração da validade de um produto ou por erro de inventário.

O que devemos saber aqui é que não existe apenas perda de estoque. Logo, é preciso pensar menos na questão operacional e ampliar o foco sobre a parte estratégica, e isso vale para todos os segmentos do setor. É o que chamamos de perdas ampliadas.

Temos as perdas por não venda, devido à indisponibilidade do produto na gôndola ou no balcão da loja, ou ainda por mal atendimento ao cliente; problemas de acurácia que interferem na operação omnichannel da empresa; e as administrativas, como baixa produtividade e inconsistências financeiras.

Avaliar as perdas de maneira estratégica significa levar o tema aos profissionais da alta gestão, para que possam envolver todos os setores e colaboradores, principalmente dos varejistas em que a incidência de perdas de estoque é menor. Essa mudança de mentalidade passa por uma visão clara de papéis e responsabilidades, pela disseminação da cultura de prevenção e engajamento de todas as partes envolvidas. O investimento em tecnologia também é um componente importante, tanto na parte de inteligência quanto na de proteção de ativos.

Há, por exemplo, um crescente interesse por soluções de video analytics para transformar o grande volume de dados gerado pelos clientes em informação estratégica. Seja para contagem de fluxo – mapear os dias e horários de pico e pontos de maior concentração de clientes, auxiliando tanto no reforço à proteção contra furtos quanto em ações promocionais; seja para monitoramento de movimentações de risco, como operações de caixa ou de self checkout.

Aliada a essa combinação de tecnologias, que envolve Big Data, Business Intelligence e IoT, a área de prevenção de perdas deve ser protagonista no planejamento estratégico do varejista, atuando de forma transversal e com foco não apenas no chão de loja, orientada a proteger todos os setores e aumentar a lucratividade da empresa, sempre alerta a eventuais ameaças que coloquem em risco esse ecossistema.

* Carlos Eduardo Santos é diretor de Novos Negócios da Sensormatic Solutions.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar