ChatGPT e o RH: inteligência artificial pode se tornar uma ameaça ou aliada ao setor?
*Por Liliane Czarny
Nos últimos meses, temos ouvido falar muito sobre o avanço de ferramentas que operam com o uso de inteligência artificial dentro da rotina de empresas, principalmente quando diz respeito ao famoso ChatGPT. Há expectativas positivas a respeito de como essa tecnologia facilitará o dia a dia, mas há também especulações sobre os riscos do excesso da IA no mercado de trabalho. Mas, e no setor de recursos humanos, o ChatGPT será um aliado ou ameaça?
De forma resumida, a inteligência artificial se assemelha com a do ser humano, que se caracteriza pela capacidade de aprender, adaptar, resolver problemas, e entender a linguagem humana. O ChatGPT é um modelo de linguagem natural que utiliza uma inteligência artificial para realizar conversas em tempo real. Ele é capaz de entender e processar uma grande quantidade de informações e pode ser utilizado em diversas áreas, incluindo o setor de RH.
Uma das principais vantagens desse tipo de tecnologia é a automatização de processos. Com o modelo, é possível obter auxílio para análise de currículos, elaborar roteiros e perguntas para entrevistas, produzir mensagens personalizadas para os candidatos e até mesmo realizar a integração de novos colaboradores ao criar conteúdos institucionais e/ou a construção da cultura organizacional, tudo de forma automática. Isso permite que os profissionais de RH possam se concentrar em tarefas mais estratégicas, como a gestão de talentos e a retenção de colaboradores.
Dito isso, é muito precipitado assegurar que a ferramenta vai “acabar com empregos do setor”. É muito mais provável que ela agilize processos e traga ganhos de eficiência na precisão de informações, que, ainda assim, deverão continuar sendo avaliadas por colaboradores. Como exemplo, o ChatGPT é capaz de processar e analisar grandes volumes de dados, quando integrado com outros sistemas, de forma rápida e precisa, facilitando analisar desempenho, a produtividade e o engajamento de forma mais eficiente. Além disso, o modelo pode ser utilizado para responder dúvidas frequentes dos funcionários, por exemplo, sobre benefícios, políticas internas e horários de trabalho -- o que pode ajudar a aumentar a satisfação do colaborador e diminuir o tempo do RH com esses atendimentos mais simples.
A ferramenta de IA vai permitir uma comunicação mais eficiente e rápida entre o colaborador e o setor de RH, principalmente para fornecer feedbacks, ajudando a melhorar seu desempenho e aumentar sua motivação. Além disso, precisamos avaliar a questão da redução de custos, pois com a automatização de processos e melhoria na eficiência, os profissionais de RH podem se concentrar em tarefas mais estratégicas, enquanto a ferramenta realiza tarefas operacionais.
Com isso, acredito que o ChatGPT e outras tecnologias de IA podem trazer diversos benefícios para o setor de Recursos Humanos e se tornar sim grandes aliadas da gestão organizacional. Sempre precisaremos do trabalho humano, isso é inquestionável, mas precisamos, também, nos adaptar aos avanços tecnológicos e nos beneficiarmos de tudo que está disponível e ainda por vir.
Liliane Czarny é sócia e CMO da Pagcorp, fintech que fornece um sistema completo de descentralização e gerenciamento de gastos corporativos integrados com cartões pré-pagos
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