Brasil,

MAIO AMARELO: Allianz Partners reforça a importância da manutenção preventiva para diminuir o número de acidentes de trânsito no Brasil

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  /Cqcs/
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

pixabay pixabay

Em 2014, uma ação coordenada entre Poder Público, iniciativa privada e a sociedade civil criou o movimento Maio Amarelo, que tem como objetivo melhorar a segurança viária. No Brasil, dados mais recentes apresentados pelo Ministério da Saúde em 2019 apontam que são perdidas cerca de 30 mil vidas no país por ano em razão de acidentes no trânsito. Um relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Status Report on Road Safety, mostra que o trânsito brasileiro é o terceiro mais fatal do planeta, ficando atrás apenas de Índia e China.

Diante desta realidade, a Allianz Partners Brasil, líder global em assistência 24 horas, reforça a necessidade de cuidados para evitar acidentes de trânsito durante o Maio Amarelo 2023. Dados levantados pela empresa apontam que de 1,3 milhão de assistências prestadas para veículos em 2022, 51% foram em razão de panes (mecânica ou elétrica), enquanto cerca de 7,5% aconteceram relacionadas a algum tipo de acidente com os veículos.

“A conscientização sobre a importância da manutenção preventiva é fundamental para a promoção da segurança no trânsito. Por meio de ações simples, que deveriam fazer parte da rotina, é possível salvar vidas”, explica Leonardo Gava, Diretor de Operações da Allianz Partners Brasil. “É necessário chamar atenção de motoristas para a importância de realizar a revisão veicular periódica, com o objetivo de evitar acidentes. O Maio Amarelo é uma oportunidade dada para alertarmos essa necessidade”, completa.

Segundo dados da empresa, disfunções de bateria, panes elétricas e superaquecimento de motor estão entre os principais motivos de acionamento no ranking das chamadas da Allianz Partners Brasil. “Boa parte destes contratempos podem ser evitados com uma estratégia de manutenção bem definida, de modo que eventuais falhas possam ser previstas ou minimizadas”, alerta Gava.

Os principais sinais de falhas em importantes componentes são estes:

Bateria – A parte superior possui um indicador de carga. A cor verde indica que a bateria está boa para uso, enquanto a preta pode sinalizar que está descarregada ou prestes a acabar. Além disso é possível fazer testes periódicos a cada revisão ou manutenção realizada no veículo obtendo assim um diagnóstico ainda mais preciso. Vale ressaltar que a vida útil de uma bateria varia entre 18 e 36 meses.

Fusível – Muitas panes ocorrem por causa de fusíveis queimados. É possível identificar possíveis problemas observando o quadro de fusíveis do carro e tentar encontrar qual tenha a lanterna interna rompida ou início de derretimento. É bom sempre ter alguns fusíveis reservas para qualquer emergência/

Ao observar um dos sintomas acima direcione o veículo a um eletricista de confiança para verificação da parte elétrica e identificação do problema que está causando a sobrecarga do fusível.

Superaquecimento – O uso do aditivo correto no líquido de arrefecimento, a verificação da válvula termostática, das mangueiras, da tampa do reservatório e do funcionamento do eletroventilador são cuidados importantes para evitar superaquecimento do motor.

Além do cuidado com a manutenção preventiva, a preocupação com a segurança no trânsito passa obrigatoriamente pela adoção e incentivo da direção defensiva, promovendo uma cultura de responsabilidade de quem está ao volante, não só pela própria vida, mas pela de outras pessoas. Existem algumas dicas de segurança no trânsito que são básicas. São as seguintes:

Se beber, não dirija
Use o cinto de segurança
Fique atento à sinalização e respeite os limites de velocidade
Não utilize o celular enquanto estiver dirigindo
Atenção aos pedestres, ciclistas e motociclistas
Cuidado nos cruzamentos
Sinalize antes de realizar uma ação
Mantenha distância do veículo da frente


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar