Seguro D&O: TCU determina que Susep adote medidas
pixabay
O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou à Susep e à Petrobras que adotem medidas relativas ao seguro D&O (Directors & Office Liability Insurance). Por determinação do tribunal, a Susep terá que adequar a Circular 553/17 (que regulamenta o seguro D&O) no sentido de explicitar a competência de tribunais administrativos para definir a culpa grave, no âmbito de seus processos, para fins de exclusão da cobertura deste seguro, considerando-se a inconstitucionalidade da interpretação restritiva desse dispositivo.
Para tanto, o TCU enfatiza que sejam alterados os termos do art. 3º, inciso VIII daquela circular, o qual define como culpa grave aquela que, por suas características, se equipara ao dolo, sendo motivo para a perda de direitos por parte do segurado (neste caso, a culpa grave deverá ser definida pelo Judiciário ou por arbitragem).
Além disso, a autarquia deverá realizar a distinção dos dados do seguro D&O entre empresas estatais e privadas.
Já a Petrobras terá que alterar explicitamente o art. 23, §1º, do seu Estatuto Social, para prever a exclusão da cobertura de danos decorrentes de atos ilícitos derivados de dolo e de “culpa grave”, a fim de propiciar maior clareza à norma.
A estatal do petróleo também deverá avaliar a oportunidade de adoção das boas práticas internacionais e dos mecanismos para coibição de desvios do uso do seguro D&O, em especial “o equilíbrio de mecanismos de controles internos e governança com a cobertura securitária, de modo a otimizar a relação custo-benefício no uso do instrumento”.
O TCU também determinou à sua própria Secretaria Geral de Controle Externo (Segecex) que oriente as unidades técnicas do Tribunal a avaliarem os elementos volitivos da conduta em processos de responsabilização de administradores de empresas estatais por ressarcimento de danos ao erário, em especial naquelas entidades em que haja contrato vigente de seguro D&O ou indenidade em favor de seus gestores, com conclusões acerca da existência ou não de culpa grave ou, quando possível avaliar, de dolo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário