Brasil,

A importância do Plano de Gestão de Riscos e Crises nas empresas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Roberta Koki
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Programa vai orientar sobre Gestão de Riscos e Crises corporativas - Divulgação Programa vai orientar sobre Gestão de Riscos e Crises corporativas - Divulgação

Especialista destaca o quanto desenvolver um programa de prevenção para eventos antes mesmo deles ocorrerem pode contribuir para garantir a segurança do negócio e potencializar a reputação positiva da empresa

A reputação da marca e as pessoas que participam do dia a dia do negócio são os maiores bens que uma empresa pode ter. E cada vez que um empreendimento passa por um evento crítico – seja ele como o de saúde/econômico que vivemos, ou como questões trabalhistas, um acidente, contaminação ou uma greve dos colaboradores – ele perde algo: tempo, funcionários, clientes, confiança, credibilidade e, principalmente, reputação. “Por isso, há todo um trabalho que deve ser feito antes de problema grave para evitar ou minimizar os impactos. Com a Internet, todos passaram a ter o chamado telhado de vidro, e mesmo que a mente humana esqueça rapidamente um episódio ruim, o ambiente online mantém os fatos registrados”, alerta Regina Hostins, professora da Fundação Fritz Müller (FFM), jornalista mestre em Desenvolvimento Regional e especialista em Comunicação Corporativa Estratégica.

De acordo com Regina, é imprescindível que as empresas tenham um programa de gerenciamento de riscos e crise desenvolvido antes que ela aconteça. Para isso, a união de áreas estratégicas, como gestão de pessoas, comunicação, TI, jurídico e segurança, por exemplo, é fundamental, para que juntas possam mapear possíveis eventos críticos, definir fluxo de informação, elaborar o plano de ações e treinar todo o comitê para que os envolvidos estejam preparados numa eventualidade.

“Ter um plano de continuidade dos negócios, envolve várias etapas e deixa as organizações mais preparadas. Quando a crise chega, a empresa consegue reagir melhor e mais rapidamente, mesmo que não tenha previsto o evento no seu protocolo. O ponto x da questão é que entre prever um evento crítico e viver a situação de fato há grandes diferenças, por isso são necessárias constantes simulações para que na hora da crise, entrar em ação seja rápido”, lembra a especialista.

Reputação

Durante um evento crítico, ser transparente, admitir a vulnerabilidade e conseguir responder ao episódio rapidamente é fundamental e evita impactos negativos na reputação da organização.

O comportamento do público – sejam clientes, consumidores, mídia, colaboradores, sindicatos ou acionistas – é um termômetro para o enfrentamento de um episódio adverso, potencializado pela força das mídias digitais, ainda mais quando se trata da reputação organizacional. Por isso, o mapeamento de vulnerabilidades é uma prevenção assertiva em se tratando de gestão de crise.

Curso

O tema será abordado em um curso de curto prazo na Fundação Fritz Müller a partir do dia 12 de julho. Com aulas online ao vivo durante quatro dias, Regina Hostins vai orientar sobre Gestão de Crises, mas com foco na Reputação, focando nos públicos, mensagens e o que fazer antes, durante e depois de um evento crítico. Mais informações na página da FFM, no https://www.fundacaofritzmuller.com.br/curso/gestao-de-crises-foco-em-reputacao/turma/180d7dE3

Sobre a FFM

A Fundação Fritz Müller é uma instituição de educação continuada e corporativa genuinamente catarinense. Com atuação próxima da prática do mundo empresarial, a FFM trabalha com pessoas e organizações na busca de soluções que resultem no desenvolvimento profissional e na evolução sustentável dos negócios e da sociedade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar