Brasil,

Extinção da insalubridade no ambiente de trabalho

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Elisa Barbosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Jessica Rios, assistente jurídica das áreas Cível, Relações de Trabalho e Consumo do escritório Andrade Silva Advogados

O adicional de insalubridade é o valor pago pela empresa ao funcionário, quando este exerce atividade em ambiente prejudicial à saúde, quando há previsão legal e pelo tempo que a exposição aos agentes nocivos. Isso acontece quando a exposição for acima dos limites de tolerância, de acordo com o artigo 189 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

Entretanto, é necessária não somente a existência do agende danoso, mas também a previsão legal na Norma Regulamentadora de nº 15, do extinto Ministério do Trabalho, migrado para o Ministério da Economia, para que seja obrigatório o pagamento do adicional.

Nesse sentido, destaca-se que o adicional de insalubridade é uma espécie de salário condição, sendo pago enquanto for exigida uma especialidade na prestação dos serviços, pois trata-se de verba de caráter indenizatório, a qual pode ser suprimida quando eliminado o fator condicionante ao pagamento, não gerando direito adquirido, uma vez que não incorpora ao salário do empregado.

Assim, se ocorrer a eliminação, neutralização ou diminuição do agente causador da insalubridade, o empregador fica desobrigado a pagar o adicional. Essas hipóteses estão previstas no artigo 191 da CLT e item 15.4.1 da NR 15.

A eliminação poderá ser feita pela retirada do causador da insalubridade do local de trabalho ou transferência do empregado para um ambiente distinto. Feito isso, não será mais o empregador obrigado realizar o pagamento do adicional.

Já na neutralização, há a possibilidade de diminuir a nocividade dos agentes, sendo a hipótese mais comum a utilização de Equipamentos de Proteção Individual, conhecidos como EPIs, devidamente fornecidos pelo empregador ao empregado, o que poderá atenuar o percentual do pagamento ao adicional.

Para garantir que tais medidas ocorram, deverá ser realizada nova perícia técnica no ambiente de trabalho, além da constatação que não mais existe o agente nocivo ou a ocorrência da redução dos danos pela neutralização.

Com a supressão do adicional de insalubridade decorrente da eliminação ou neutralização do agente causador, muitos empregadores se questionam quanto a irredutibilidade do salário e a possível violação ao direito do trabalhador.

No entanto, de acordo com o entendimento adotado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), na Súmula 248, inexiste direito adquirido e, portanto, a falta de pagamento do adicional de insalubridade em razão da eliminação do agente insalubre não ofende o princípio da irredutibilidade salarial.

Dessa forma, com a eliminação e neutralização da insalubridade no ambiente de trabalho será possível a supressão do pagamento do adicional, uma vez que não mais persistirá a causa que exige o seu recebimento pelo empregado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar