Banhos de mar e piscina podem contribuir para o desenvolvimento de infecção urinária; saiba como se proteger

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nayara Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde

Médico explica por que é preciso cuidado depois de uma ida à praia ou à piscina e indica como prevenir a doença

Com a chegada de uma nova onda de calor no Brasil, os banhos de mar e piscina podem ser uma opção para muitas pessoas na hora de se refrescar. No entanto, dias de sol, praia, piscina, pouca ingestão de líquido e uso prolongado de roupas de banho úmidas geram as condições ideais para o desenvolvimento de infecção urinária, doença comum que pode acometer a uretra, a bexiga ou os rins.

O quadro infeccioso atinge homens e mulheres de todas as idades, mas a anatomia do corpo feminino, com a uretra mais curta e mais próxima do ânus, faz com que o problema ocorra com mais frequência nas mulheres. Nos homens, o aumento da próstata, a partir dos 50 anos, também é fator que favorece a incidência deste tipo de infecção.

Dor ou ardência ao urinar, aumento da frequência da urina e urgência — sensação imperativa de urinar — são apontados por Alexandre Lauand, médico da área de Urologia do AmorSaúde, rede de clínicas parceiras do Cartão de TODOS, como sintomas comuns da infecção urinária. Segundo o profissional, “a contaminação por piscinas mal cuidadas, em que a quantidade de cloro não é suficiente para matar as bactérias, irritação da pele e mucosas pelas substâncias químicas da piscina ou pelo sal da água do mar e a desidratação são alguns fatores que fazem com que a exposição prolongada à água do mar ou da piscina possa contribuir para um aumento da infecção de urina”.

O médico explica ainda que, apesar de a praia ser um ambiente úmido, o sal do mar aumenta o processo de desidratação, que leva a uma menor produção de urina e, consequentemente, mais tempo de exposição a bactérias patogênicas. Além do ambiente em si, o profissional faz um alerta para roupas íntimas. “As roupas de banho úmidas podem contribuir para quadros de infecções urinárias por gerarem uma condição mais propícia ao crescimento de bactérias na região perineal. Aumento de calor e umidade são um prato cheio para o desenvolvimento bacteriano", destaca.

5 ações para evitar a infecção urinária

Além do acompanhamento médico de rotina, para garantir um bem-estar geral, alguns cuidados podem ser tomados para evitar quadros de infecção de urina. Confira medidas listadas pelo profissional:

1) Manter uma boa hidratação: a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que pessoas adultas bebam, pelo menos, dois litros de água por dia, mas é importante destacar que fatores como o peso de cada indivíduo, por exemplo, influenciam na quantidade ideal.

2) Sempre tentar urinar após o uso da piscina ou entrar no mar: a urina “limpa” o trato urinário, podendo retirar impurezas que, eventualmente, possam ter vindo pela água do mar ou piscina.

3) Tomar banho após sair da água: lave a região íntima utilizando sabonete neutro.

4) Se atentar à qualidade da água da piscina: procure entrar em águas de piscinas que sejam bem conservadas e com a manutenção em dia.

5) Evitar o uso de roupas úmidas por muito tempo: sempre que possível, leve trocas de roupas secas e limpas para vestir após sair do mar ou da piscina.

Sobre o Cartão de TODOS

O Cartão de TODOS é referência no mercado de cartões de descontos. Criado em 2001 por Altair Vilar, em Ipatinga (MG), a empresa oferece a intermediação de descontos entre os usuários do cartão e as empresas parceiras. A adesão ao Cartão de TODOS dá direito a descontos nas mais de 420 clínicas médico-odontológicas parceiras, permitindo o acesso da população à saúde primária de qualidade, além de oferecer descontos em atividades que englobam serviços voltados à educação e ao lazer e, ainda, a itens essenciais. A empresa atende, hoje, o equivalente a mais de 16 milhões de pessoas, e possui uma rede com mais de 12.000 estabelecimentos parceiros em todo o Brasil.