Brasil,

Polêmicas na correção do FGTS geram mais de 40 ações na justiça gaúcha este ano

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Ramos
  • SEGS.com.br - Categoria: P U B L I
  • Imprimir

Crédito: divulgação Crédito: divulgação

Trabalhadores entraram na Justiça para melhorar a correção do dinheiro depositado no Fundo

A 5ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região julgou, somente no dia 15 de agosto, 12,9 mil processos sobre o índice de correção do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Neste ano, de acordo com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), já foram julgadas 40,5 mil ações sobre o tema somente no Rio Grande do Sul — e ainda estão pendentes de julgamento mais de 23 mil. As informações são da rede Gaúcha ZH.

O objetivo, segundo o TRF4, é encerrar o "expressivo número" de processos ajuizados pelos gaúchos sobre o tema. A questão envolve depósitos do FGTS entre 1999 e 2013. Os trabalhadores pediam a mudança da correção do Fundo da atual Taxa Referencial (TR) para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) ou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usados para medir a inflação. Com o alto número de ações, é aguardado um novo concurso do TJ-RS.

O argumento era que a TR não teria sido capaz de preservar o valor real da moeda, gerando defasagem que poderia chegar a quase 90%. Mas em março do ano passado, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgou o assunto e decidiu que não cabe ao Judiciário alterar o índice previsto em lei. A decisão do STJ se repete sobre os demais órgãos de Justiça em primeiro e segundo graus.

Desde então, as ações que estavam aguardando a posição do STJ vêm sendo encerradas. O TRF4 afirma que, com a improcedência dos pedidos, os autores dos processos deverão arcar com as custas e os honorários, com exceção daqueles que tiverem Assistência Judiciária Gratuita.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo