Como montar uma marcenaria como hobby ou para ganhar dinheiro
Crédito: divulgação
Oficina precisa seguir exigências legais e contar com equipamentos específicos para o trabalho
O processo de confeccionar móveis e outros utensílios a partir da madeira é uma prática milenar. Anteriormente, o profissional responsável por esse trabalho era conhecido como carpinteiro. Depois, com a evolução das técnicas e ferramentas de produção, passou a ser chamado de marceneiro. Abrir uma marcenaria pode ser um empreendimento para ganhar dinheiro ou apenas para ter um hobbie. Independentemente do objetivo, é necessário ter seriedade na execução do trabalho.
O mercado para esse profissional está aquecido, apesar de ser uma atividade antiga, sobretudo pela demanda de móveis sob medida para casas e apartamentos. Para quem deseja ingressar nessa área, é importante saber respeitar os prazos e ter máxima atenção com os detalhes. Oferecer um bom serviço é a chave para se destacar em meio a tantas oficinas que operam sem a qualidade necessária no mercado.
O tamanho da estrutura depende de diversos fatores, como expectativa e interesse do empreendedor, bem como para qual finalidade a oficina prestará serviços. Para uma área comercial e showroom, o espaço sugerido é de aproximadamente 70 m²; já para indústria, o espaço recomendado é de 300 m² - sendo 250 m² para indústria e o restante para área administrativa.
Em ambos os casos, o ambiente deve ser convidativo e confortável para os visitantes, com mesas e cadeiras e sugestões de mobiliários que podem ser montados. O local deve transmitir a ideia de ser organizado para os clientes. Caso contrário, o seu serviço pode não ser bem visto pelos consumidores. Lembre-se de utilizar todo o potencial do marketing digital e das redes sociais para produzir conteúdo, divulgar seus serviços e se posicionar como referência no mercado.
Para um ambiente de 70 m², o empreendedor pode ter cerca de sete funcionários, distribuídos nas seguintes funções: duas pessoas para área de vendas, uma para a recepção, dois marceneiros oficiais e dois auxiliares de marcenaria.
Exigências legais
Para abrir uma oficina, é necessário seguir uma série de normas técnicas e exigências legais. De acordo com o Sebrae, é preciso cumprir as seguintes regras:
a) Registro da empresa nos seguintes órgãos:
• Junta Comercial;
• Secretaria da Receita Federal (CNPJ);
• Secretaria Estadual de Fazenda;
• Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;
• Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);
• Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
• Corpo de Bombeiros Militar.
b) Visita à prefeitura da cidade onde pretende montar a sua marcenaria para fazer a consulta de local e emissão das certidões de Uso do Solo e Número Oficial.
c) A instalação de uma marcenaria tem que passar antes por uma análise e liberação do Ibama e das agências reguladoras estaduais relacionadas ao meio ambiente, para iniciar a produção, industrialização e comercialização de madeira. Isso porque, como a madeira é um produto que tem origem “florestal”, deve ser indicada a origem de sua matéria-prima.
d) Antes de iniciar a produção, o empreendedor deverá obter o alvará de licença sanitária.
Equipamentos necessários
Para uma marcenaria de porte médio, são necessários os seguintes equipamentos, de forma geral:
a. Serra fixa de mesa
b. Serra portátil
c. Serra tico-tico (ou serra circular)
d. Lixadeira
e. Desempenadeira
f. Régua
g. Compasso
h. Graminho
i. Formão
j. Plaina
k. Martelo
l. Serrote
m. Jogo de ferramentas diversas
n. Metro e trena
o. Suta
p. Esquadro de aço
Para a área administrativo-financeira/vendas, são necessários outros equipamentos e objetos. São eles:
a. Mesa
b. Cadeira
c. Computador
d. Impressora
e. Fax
f. Telefone
g. Arquivo
h. Internet
i. Máquina calculadora.
Com esses aspectos em mente, é possível montar uma marcenaria com muita qualidade, seja para a produção de móveis para a construção civil ou para o consumidor comum.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>