1º de outubro é o Dia Internacional do Café
Docente do Senac apresenta curiosidades, dicas para a preparação da bebida e deliciosas receitas
O Dia Internacional do Café foi criado para destacar a importância do café na economia global, celebrar seus produtores e promover a diversidade de culturas e tradições associadas à bebida.
No Brasil, o Dia Mundial do Café costumava ser celebrado em 14 de abril. A comemoração tinha ainda variações de datas em outros países. A unificação e a oficialização do Dia Internacional do Café em 1º de outubro ocorreram em 2014, em um congresso realizado em Milão pela Organização Internacional do Café (OIC).
Curiosidades
Osnei Gilvan Cesarino, barista e docente do Senac, aponta três curiosidades sobre a bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro.
Pré Treino - O café intensifica o desempenho nas atividades físicas. Provoca estímulos no sistema nervoso central, fazendo com que aconteça uma mobilização das gorduras, melhorando a contração muscular.
Café espresso ou expresso? - Expresso significa rápido, oposto da bebida Espresso, que é uma palavra italiana e significa “retirado sob pressão”
Barista - Barista é o profissional especializado no preparo dos cafés especiais e com profundo conhecimento dos diferentes tipos de grãos, processos de colheita e torra. Profissional muito importante no setor cafeeiro, esta profissão é reconhecida pelo Ministério do Trabalho.
Dicas de preparo do café em casa
O docente dá três dicas para quem quer preparar um saboroso café em casa.
Escolha o café tipo especial, com a data da torra inferior a 30 dias, garantindo o frescor, sabor e todas as características sensoriais do grão.
O café é um fruto sensível, quando fica em contato com o oxigênio, torrado e moído oxida muito rápido. Moído na hora do preparo, é possível evidenciar muito mais os sabores e aromas.
Escaldar o filtro de papel ou tecido com água fervendo antes de colocar o café; este processo ajuda a limpá-lo e tornar a bebida mais pura e livre de qualquer gosto.
Receitas
Osnei Gilvan Cesarino indica também três receitas que podem ser preparadas em casa e tem o café como um dos ingredientes.
Orange Coffee
Ingredientes:
50 ml de Cold Brew ou café especial frio
150 ml de suco de laranja e gelo.
Modo de Preparo: Em um copo long drink coloque o gelo, suco de laranja e por último o café sobre o gelo formando camadas.
Bacon saborizado com café
Ingredientes:
50 ml de café espresso ou café coado concentrado,
300g de bacon fatiado
uma colher de chá de açúcar mascavo
Modo de Preparo: Em uma assadeira, coloque o bacon umedecido com o café. Polvilhe o açúcar e leve ao forno a 180 graus até que o bacon doure e absorva o café.
Bolo de chocolate (By Priscila Teixeira)
Ingredientes
300g de farinha de trigo
250g de açúcar refinado
5 ovos inteiros
120 ml de óleo
150 ml de água quente
150 ml de café espresso ou coado concentrado
156g de chocolate em pó 50% de cacau
18g de fermento em pó químico
Sal a gosto
Modo de Preparo:
Misture a farinha com o chocolate em pó, peneire e reserve;
Em uma tigela, bata os ovos e o açúcar com a ajuda de um fouet ou batedeira;
Em seguida, acrescente o óleo e misture bem;
Misture a água quente com o café quente;
Incorpore o líquido aos poucos junto à mistura de ovos, intercalando com os ingredientes secos. Se for usar a batedeira para misturar os ingredientes, deve ser utilizada a velocidade baixa;
Por fim, adicione o fermento químico;
Distribua a massa na forma previamente untada.
Asse em forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 35 minutos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>