Korokke, o croquete japonês
Deliciosa receita versátil, com upgrade do alho negro!
O korokke é o croquete japonês, basicamente um bolinho com massa de batata e carne moída empanada e frita. Essa delícia faz parte das refeições dos japoneses, é um comfort food presente na infância de muitos por ser uma receita simples e afetuosa. Seu diferencial fica por conta do molho tonkotsu, a massa de batata levinha que desmancha na boca e da farinha panko, responsável por deixá-lo crocante e sequinho.
É uma receita muito versátil a qual é possível fazer mil variações. No lugar da carne bovina moída, a carne de soja (proteína texturizada de soja), os cogumelos shiitake ou shimeji são opções deliciosas.
Incluímos o alho negro como ingrediente especial para essa receita, pois seu sabor adocicado e frutado, remetendo ao melaço e ao tamarindo, com um toque de defumado e cheio de umami (o quinto sabor), traz um diferencial muito delicioso para esse prato! Experimente na sua casa!
Receita de korokke – 8 unidades
Ingredientes
3 batatas asterix grandes;
100 gramas de carne moída;
1 colher de sopa de óleo;
½ cebola grande;
1 colher de sopa de Pasta de Alho Negro do Sítio;
Sal a gosto;
Pimenta do reino a gosto;
Para empanar:
Farinha panko;
Farinha de trigo;
1 ovo;
Modo de preparo
Descasque e corte as batatas em pedaços médios. Pique a cebola e reserve. Coloque as batatas na água filtrada com uma pitada de sal e deixe ferver até que amoleçam de maneira uniforme.
Descarte a água do cozimento, amasse as batatas e reserve. Em uma frigideira aqueça o óleo, acrescente a carne moída e refogue até que a carne mude de cor, tempere com sal, a pimenta do reino e a Pasta de Alho Negro do Sítio.
Adicione a cebola picada, cozinhe mais um pouco e desligue o fogo. Coloque o refogado na batata amassada e mexa bem. Experimente e acerte o sal e a pimenta.
Coloque a mistura em uma forma retangular pequena e espalhe formando uma camada lisa. Com ajuda de uma espátula divida a massa em oito pedaços e molde com as mãos em pequenas bolinhas levemente achatadas.
Para empanar, passe uma camada fina de farinha de trigo, passe no ovo batido e finalize na farinha panko. Deixe descansar por cerca de 5 minutos. Aqueça o óleo e frite o korokke. Sirva junto com uma saladinha e gohan.
Bom apetite!
O que é Alho Negro?
O alho negro é obtido a partir do alho comum em um processo de fermentação sob condições de temperatura e umidade controladas por um determinado período de tempo. Vale ressaltar que neste processo não são adicionados nenhum tipo de aditivo químico.
É durante esse processo que naturalmente ocorrem as mudanças na cor e nos princípios ativos do alho.
Seu sabor é surpreendentemente adocicado. Rico em umami, é intenso mas agradável ao paladar. Além disso, o alho negro é um ingrediente muito versátil, que cada vez mais vem conquistando espaço no mundo da gastronomia, sendo utilizado em pães, molhos para hambúrgueres, para finalizar pizzas e grelhados, em risotos e em preparações mais elaboradas.
Conheça a Alho Negro do Sítio
A Alho Negro do Sítio é uma empresa especializada na produção de alho negro e produtos com a iguaria. A dedicação, desde a escolha das sementes, preparo do solo, plantio, colheita até, enfim, a produção do alho negro é o que torna o alho negro da Alho Negro do Sítio tão especial.
No catálogo da empresa é possível encontrar uma grande variedades de produtos com o alho negro, como a geleias, pesto, chimichurri, sal, pimenta, mostarda, ghee, azeite e até barrinhas de alho negro! Não deixe de experimentar!
Ficou curioso? Aproveite e ganhe 5% de desconto na sua primeira compra no site (www.alhonegrodositio.com.br) com o cupom BEMVINDOS.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>