Mês dos pescados no Brasil pede salmão!
Receita de salmão na brasa é bem à moda brasileira e vira destaque no churrasco
Setembro é o mês marcado pela Semana do Peixe no Brasil, período em que o setor se mobiliza para amplificar os benefícios do consumo de pescados. Versátil e prático, o salmão do Chile é o queridinho dos brasileiros.
Além de saboroso, é altamente nutritivo e rico em Ômega 3, ácido graxo considerado uma gordura saudável essencial, que não é produzida pelo organismo e precisa ser adquirida através da alimentação.
“O mês dos pescados é uma excelente oportunidade para variar as receitas com salmão chileno e para que as famílias que ainda não o incluíram em seu cardápio habitual comecem a consumi-lo com mais regularidade”, explica Melanie Whatmore, da Salmón de Chile, associação que promove o consumo do salmão chileno no Brasil.
Seu consumo traz benefícios ao coração e ao cérebro, atuando nas funções cardiovasculares e no estímulo à memória. A carne do pescado ajuda a acelerar as respostas cerebrais e os brasileiros começam a entender a importância do consumir o peixe regularmente. O salmão também auxilia na manutenção dos níveis de vitamina D e no bom funcionamento das células da visão.
Sabor e saúde é a dobradinha que torna o salmão uma excelente opção. O peixe na brasa com pupunha é a receita que vai enaltecer seu sabor e entra no pedido que o brasileiro gosta: churrasco!
Para mais opções de receitas, acesse: www.salmondechile.com/pt/recetas.
INGREDIENTES
2 toletes de palmito pupunha com casa (20 cm cada) cortados ao meio pelo comprimento
1 limão siciliano
½ xícara (chá) de azeite
2 colheres (sopa) de salsa picada
4 colheres (sopa) de cebolinha picada
1 filé de Salmão do Chile, com pele de aproximadamente 1 Kg
Sal a gosto
PREPARO
Embrulhe os toletes de palmito em papel-alumínio e leve à grelha por cerca de 30 minutos: faça raspas de toda a casca do limão e reserve o limão. Em uma tigela, misture o azeite, a salsa, a cebolinha, as raspas do limão, o sal e reserve. Quando o palmito estiver macio, pincele com o azeite de ervas, tempere com sal e, sem tirar da casca, retorne à churrasqueira com a parte da polpa voltada pra cima. Corte o limão ao meio e coloque-o na grelha junto com o palmito, com a parte da polpa virada para baixo. Deixe até que fique escuro e com aroma caramelizado. Coloque o salmão com a pele virada para baixo sobre uma grelha pra peixe, tempere com sal, pincele bem com o azeite de ervas e leve à churrasqueira, em um braseiro sem chamas. Asse até que a carne perto da pele comece a mudar de cor. Então, vire e asse por mais 5 minutos. Nesse momento, vire também os palmitos. Esprema o limão assado sobre o salmão e sirva, acompanhado do palmito.
Dica: para preparar o salmão, a churrasqueira deve estar sem chamas.
Rendimento: 4 porções | Tempo de preparo: 20 minutos
Selo de Origem Salmón de Chile
O salmão chileno é internacionalmente reconhecido por suas altas qualidades nutricionais. Seu cultivo está concentrado ao sul do Chile, país privilegiado por suas excelentes condições de clima e solo e referência em segurança alimentar e no desenvolvimento de novas tecnologias na indústria mundial de alimentos.
Salmón de Chile
De uma parceria entre ProChile – Direção de Promoção de Exportações, órgão vinculado ao Ministério de Relações Exteriores do Chile – e a indústria de salmão chilena, nasce, em 2012, a marca Salmón de Chile, idealizada para promover e potencializar o consumo do salmão no mundo. O Brasil foi o país escolhido para o início de suas ações por ser o mercado com melhores projeções para a venda do produto sendo, atualmente, o terceiro mais importante para a indústria. A marca tem como principal objetivo tornar o consumo de salmão um verdadeiro estilo de vida para seus consumidores. Mais informações www.salmondechile.com
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>