Brasil,

Bancos e governo travam disputa no STF sobre taxa de juros do consignado

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Michelly Soares
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Crédito Shutterstock Crédito Shutterstock

Com alta da Selic e teto imposto pelo governo, especialista em crédito, Rubens Neto alerta para risco de restrição no crédito a aposentados e pensionistas

A disputa sobre o teto das taxas de juros do crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS ganhou um novo capítulo com a entrada dos bancos no Supremo Tribunal Federal (STF). As instituições financeiras alegam que o limite imposto pelo governo, aliado à alta da taxa Selic, tem prejudicado a oferta dessa modalidade de crédito, considerada uma das mais acessíveis no mercado.

Para os bancos, o problema é claro: com a Taxa Selic em alta, o custo de operação também sobe, tornando inviável oferecer crédito dentro dos limites fixados pelo governo. Em resposta, algumas instituições optaram por suspender temporariamente essa linha de crédito.

Rubens Neto, especialista em crédito consignado da empresa Crédito Popular a situação pode ter impactos significativos tanto para os bancos quanto para os beneficiários. “Se os bancos deixam de operar o crédito consignado, aposentados e pensionistas podem ser empurrados para alternativas de crédito com juros muito mais altos, como o empréstimo pessoal convencional. Isso contraria o objetivo inicial do consignado, que é oferecer crédito acessível e com segurança”, explica.

O crédito consignado, que permite o desconto direto nos benefícios do INSS, é uma alternativa amplamente utilizada por aposentados e pensionistas. Atualmente, eles podem comprometer até 45% da renda mensal com essa modalidade, sendo 35% em empréstimos pessoais, 5% no cartão de crédito e 5% no cartão de benefício. Os prazos para pagamento podem chegar a sete anos.

Embora a medida do governo tenha como foco proteger os beneficiários de taxas abusivas, a retirada de alguns bancos do mercado pode reduzir a concorrência e, consequentemente, o acesso a essa linha de crédito. “É um dilema que precisa ser equilibrado: proteger o consumidor sem inviabilizar a operação dos bancos”, completa Rubens.

Enquanto o STF avalia a questão, o futuro do crédito consignado permanece incerto. Para os beneficiários do INSS, a possibilidade de restrições nessa modalidade representa uma preocupação, uma vez que ela é frequentemente a única alternativa de crédito acessível.

Sobre a Crédito Popular

A Crédito Popular é uma das principais empresas em soluções financeiras rápidas e acessíveis no país. A empresa funciona como correspondente bancário de mais de 15 das principais instituições financeiras do Brasil. Com mais de 28 agências localizadas em todo o estado de Goiás, a empresa tem como missão fornecer soluções financeiras ágeis e eficazes, aliadas a um atendimento personalizado e de qualidade. O objetivo é transformar a experiência de crédito consignada em uma jornada simples, segura e adaptada às necessidades de cada cliente, oferecendo suporte. A Crédito Popular pertence ao Grupo 3RN, e foi fundada em 2005.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar