A nova era da moda: menos desperdício e mais sustentabilidade

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Patrícia de Melo
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Crédito das imagens: Divulgação/Pixabay Crédito das imagens: Divulgação/Pixabay

Soluções tecnológicas já permitem reduzir em até 30% a perda de tecidos e promover uma produção mais consciente. Empresas como a multinacional ítalo-brasileira Audaces mostram como a inovação está transformando o setor e minimizando o impacto ambiental

A indústria da moda, reconhecida pela inovação constante, enfrenta um desafio ambiental: o descarte inadequado de tecidos. Segundo análise da Audaces, multinacional ítalo-brasileira referência mundial em soluções para a indústria da moda e confecção, a perda de tecidos durante a produção pode variar entre 10% e 30%. Nos Estados Unidos, aproximadamente 17 milhões de toneladas de têxteis são descartadas anualmente, com apenas 15% recuperados para reciclagem, de acordo com dados da Environmental Protection Agency (EPA).

Esse cenário é agravado pela falta de tecnologias adequadas para reaproveitar esses materiais, gerando um impacto ambiental duradouro. Tecidos de algodão, por exemplo, podem levar até 20 anos para se decompor, enquanto materiais sintéticos permanecem no meio ambiente por 400 anos. Além disso, as emissões de gases de efeito estufa geradas pelo uso de energia nas fábricas e no transporte de materiais, bem como o uso massivo de papel para impressão de fichas técnicas e riscos de plotagem, são outros grandes desafios enfrentados pelo setor.

Em resposta a esses problemas, a Audaces tem investido no desenvolvimento de tecnologias que melhoram a eficiência e reduzem o desperdício na produção de moda. Ao automatizar várias etapas do desenvolvimento de produtos, desde o design até a produção, diminui erros e aumenta a precisão, o que resulta em menos material desperdiçado. As soluções também eliminam a necessidade de impressões com fichas técnicas digitais e simulações virtuais, reduzindo o custo de peças-piloto em até 10 vezes.

“Empresas que minimizam o desperdício de material economizam recursos e reduzem sua pegada ambiental, o que é um diferencial competitivo num mercado cada vez mais atento às práticas ecológicas”, destaca Matheus Diogo Fagundes, CEO da Audaces. “A integração de nossos sistemas do Audaces360 com ERPs permite uma comunicação fluida entre departamentos, reduzindo processos em até 40% em alguns casos.”

As soluções são capazes também de melhorar o planejamento e a disposição das peças no tecido, gerando uma economia de 13% na matéria-prima, ou ainda reduzir o desperdício de material em mais de 15% com uma máquina de corte de alta precisão integrada à plataforma.

Economia circular e sustentabilidade

Outro conceito que vem ganhando espaço no setor é o da economia circular. A multinacional tem investido em parcerias com recicladores e no desenvolvimento de tecnologias que reaproveitam fibras têxteis, reduzindo a necessidade de novos materiais e a quantidade de resíduos descartados. Essas iniciativas fazem parte dos princípios de ESG — sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança — que a empresa incorporou na cultura corporativa. A Audaces mantém um plano de ação prático para implementar esses princípios em todas as suas operações, e planeja investir até R$1 bilhão até 2030 em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e expansão internacional para garantir o futuro do negócio.

“A reciclagem e reutilização de tecidos pela própria indústria têm um potencial significativo para reduzir os impactos ambientais. Muitas empresas já estão investindo em tecnologias para reciclar fibras têxteis e transformá-las em novos produtos”, afirma Fagundes.

A empresa também colabora com instituições de pesquisa, universidades, ONGs e organizações de sustentabilidade para desenvolver tecnologias inovadoras e implementar práticas sustentáveis na indústria têxtil. “Estamos constantemente pesquisando e desenvolvendo novas técnicas e ferramentas para melhorar a sustentabilidade na produção têxtil. Firmamos parcerias estratégicas com o objetivo de desenvolver práticas e tecnologias que atendam aos padrões globais de sustentabilidade. Além disso, oferecemos treinamentos e workshops sobre o uso eficiente das nossas tecnologias, ajudando a indústria a adotar métodos mais ecológicos”, completa o CEO.

Audaces

A multinacional ítalo-brasileira Audaces é reconhecida por suas soluções nas indústrias de moda, móveis, tecidos automotivos e técnicos. Há mais de 30 anos cria tecnologias pela Indústria 4.0, acelerando criação, desenvolvimento, produção e vendas. Líder na LATAM e presente em mais de 70 países, conta com 60.000 profissionais que utilizam suas soluções.