Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Clara Queirós
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Confira 5 dicas de como juntar dinheiro sendo estudante

Descubra estratégias práticas para se planejar financeiramente e começar a poupar enquanto está na universidade

Não é segredo que economizar dinheiro ou ter uma reserva de emergência pode te ajudar a ter uma vida mais tranquila para lidar com imprevistos. Mas afinal, como juntar dinheiro? A resposta está na organização. Controlar suas finanças é essencial. Analisar de forma mais estratégica sua renda e despesas é o primeiro passo para uma jornada financeira mais consciente. Para te apoiar nesse processo, o Pravaler preparou um conteúdo completo, com dicas que podem ser valiosas para essa empreitada. Vamos nessa?!

Primeiramente, é importante definirmos as vantagens e os benefícios de juntar dinheiro: Um deles é a reserva de emergência que serve, justamente, para te salvar em casos de despesas inesperadas, como gastos médicos, reparos domésticos ou até perda de emprego. Essa é uma forma de você não recorrer aos créditos oferecidos pelos bancos e instituições financeiras.

A economia do dinheiro também pode ser essencial para que você alcance aquelas metas específicas, seja comprar uma casa ou fazer uma viagem dos sonhos. A verdade é que, ao poupar, você começa a desenvolver hábitos financeiros saudáveis, ou seja, passa a ter um controle maior sobre seus gastos. Mesmo juntando pequenas quantias regularmente, você poderá construir um alicerce financeiro sólido a longo prazo. Bacana, né?

Se você ficou animado com essa ideia, confira 5 dicas separadas pelo Pravaler, empresa líder no acesso ao ensino superior e em soluções para o ecossistema de educação do Brasil, para seguir essa jornada:

Estabeleça objetivos e metas financeiras

Antes de começar a juntar dinheiro, inicie conhecendo sua realidade financeira. Responda perguntas como: renda; quais são suas necessidades financeiras; qual a média dos seus gastos mensais; entre outras. Em seguida, você irá definir suas metas financeiras, e isso pode incluir economizar para uma reserva de emergência, pagar uma dívida específica, comprar uma viagem, uma casa, carro, enfim. Tenha objetivos claros, dessa forma, você conseguirá manter o foco e a motivação em dia.

Crie um orçamento

O próximo passo é ter o controle financeiro. Elabore um orçamento detalhado que liste todas suas fontes de renda e despesas por mês. Esse acompanhamento pode ser feito por aplicativo, planilha, caderno etc. O importante é que você anote todos os seus gastos, pois é somente assim que você começará entender para onde o seu dinheiro está indo e identificar as áreas onde é possível economizar. Nesse orçamento, você deve dividir suas despesas entre fixas e variáveis, isto é, gastos que não alteram no valor, como aluguel, convênio médico, entre outros. Já as variáveis é tudo aquilo que pode alterar a quantia mês a mês, como por exemplo conta de energia, água, alimentação etc.

Acabe com as despesas supérfluas

Uma vez feito esse orçamento, você consegue identificar onde estão as despesas desnecessárias e gastos supérfluos. É necessário que você se questione se essas coisas podem ser reduzidas e eliminadas totalmente da sua vida.

Mantenha-se disciplinado

Disciplina é a chave para juntar dinheiro. Manter o foco em suas metas é primordial, sempre se pergunte se aquela despesa que está prestes a fazer é realmente necessária. É claro que ter uma boa grana guardada requer tempo e esforço contínuo, e isso não significa deixar de viver, pelo contrário, você passará a tomar decisões mais inteligentes e conscientes.

Confira mais dicas, incluindo sugestões de como juntar dinheiro no blog do Pravaler.

Sobre o Pravaler

O Pravaler é a principal plataforma de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil. A companhia, que foi a primeira fintech fundada no País, figurando entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG, também se tornou a primeira edfintech brasileira. Com processo de contratação de seus serviços 100% online e menos burocrático, a empresa tem como filosofia gerar oportunidades educacionais, potencializando o que há de melhor na sociedade. No mercado há 22 anos, tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú e, em 2021, fez sua. Em 2023 adquiriu a Workalove, edtech de orientação e desenvolvimento de carreira, com objetivo de contribuir com toda a jornada acadêmica e profissional do estudante. Nos anos de 2020, 2021 e 2022, foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de R$ 382 milhões e mais de 450 colaboradores apaixonados por educação, a companhia tem como meta ampliar o acesso à educação e contribuir para a transformação da vida de muitas pessoas.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar