Brasil,

Recuperação econômica impulsiona emprego no setor de festas, mas exige cautela, diz presidente da ASBRAFE

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciano Noronha
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

AiCreative_Universe AiCreative_Universe

Em pesquisa realizada pela ASBRAFE, o comércio do setor de festas, confeitaria e candies teve crescimento de 5% em 2024, quando comparado ao ano anterior

Os últimos meses foram marcados pelas festas juninas e julinas, que movimentam todo o Brasil, com quermesse de igrejas, eventos sociais, corporativos e escolares com o tema. Para a economia é um importante momento para os setores gastronômico e de celebrações.

As festas típicas desse período tiveram um impacto econômico positivo em 2024, refletido no aumento do faturamento e na confiança dos empresários do setor de festas e correlatos. De acordo com o Índice de Confiança dos Empresários das lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos (ICFestas), o otimismo consolidou-se em junho, com o índice subindo para 54,6 pontos, acima dos 51,0 registrados em maio. Esse avanço é atribuído ao crescimento de 5,88% nas vendas relacionadas à festividade em comparação ao ano anterior.

O bom desempenho é associado à recuperação gradual da renda e do emprego no Brasil, que impulsionou o consumo em diversos setores. O ticket médio nas vendas também teve um incremento de 3,70%, refletindo uma maior disposição dos consumidores para consumo.

Apesar das incertezas econômicas, como as oscilações na taxa de câmbio e o impacto potencial na inflação, o setor permanece otimista para o restante do ano, confiando na continuidade da recuperação econômica.

O presidente da Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas e Correlatos – ASBRAFE, André Zolla, comentou sobre a pesquisa: “Com o final de julho, finalizamos as movimentações comercias dessa festa cultural típica brasileira, as festas juninas e julinas. Acompanhando a pesquisa, entendemos que foi um ano positivo, com maior interesse da população, não só na parte gastronômica, mas também nos artigos de decoração em geral”, completa Zolla.

O impacto das festas juninas de 2024 no emprego foi positivo, refletindo a recuperação gradual do mercado de trabalho no Brasil. O setor, especialmente o de lojas especializadas em festas, candies, confeitaria e correlatos, observou uma retomada do emprego e da renda das famílias. Essa recuperação do emprego foi essencial para o bom desempenho econômico do período, permitindo uma maior circulação de dinheiro e um aumento nas vendas.

Além disso, a manutenção da inflação em níveis controlados contribuiu para que essa recuperação se consolidasse, com a expectativa de continuidade no segundo semestre de 2024, desde que não ocorram grandes oscilações econômicas que possam afetar negativamente a renda e o emprego.

Geração de empregos

O setor de comércio de artigos para festas, candies, confeitaria e correlatos tem mostrado sinais de recuperação no emprego, impulsionado pela melhora econômica em 2024. Essa recuperação é atribuída à estabilização da inflação e ao aumento da renda das famílias, fatores que impulsionaram a demanda e as contratações na esfera.

Zolla destaca a necessidade de cautela: "Essa recuperação pode ser atribuída à estabilização da inflação e ao aumento da renda das famílias. Embora estejamos otimistas com a recuperação, é crucial manter a estabilidade econômica focados em continuar nesse ritmo de crescimento. Qualquer oscilação negativa na economia pode impactar diretamente o emprego e a confiança no setor.", finaliza o presidente da ASBRAFE.

Sobre a ASBRAFE

Fundada em 2018, a ASBRAFE atua como representante oficial do setor de lojas especializadas em festas, candies e confeitaria. Ao longo dos seis anos de história, a entidade se destaca como uma voz forte e proativa no cenário nacional e busca garantir que as demandas e necessidades sejam ouvidas e consideradas, trabalhando para a criação de um ambiente propício ao seu desenvolvimento. Atualmente, a entidade conta com cerca de 400 associados, entre indústrias do setor e lojas especializadas no segmento.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar