IA nas assessorias de investimentos: aliada ou inimiga?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Beatriz Bradley Moreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia

Crédito: Canva Crédito: Canva

Nos últimos anos, o setor de assessoria de investimentos tem se expandido consideravelmente, com mais de 25 mil assessores registrados, conforme dados da Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias). No entanto, com a crescente integração da inteligência artificial (IA) nos serviços financeiros, surge uma pergunta crucial: a evolução tecnológica representará uma ameaça ou uma oportunidade para esses profissionais? A resposta pode estar na forma como os assessores se adaptam e utilizam essas ferramentas avançadas para otimizar suas estratégias e oferecer serviços mais precisos e personalizados.

Em um mercado em constante mudança, a capacidade de alavancar a IA pode ser a chave para manter a relevância e potencializar o papel dos assessores no futuro. "A IA já veio para revolucionar tudo que é atendimento, seja de back office, seja de front office," comenta Felippe Pires, sócio da Veritas M&A. "As ferramentas de CRM estão mudando. O que existia no passado não se aplica mais ao mundo atual. É como sair de um videocassete para a banda larga, do blockbuster para o Netflix”, completa.

O uso de IA permite aos assessores de investimento focar em atividades mais estratégicas, enquanto a tecnologia lida com tarefas operacionais, como a montagem de resumos de reuniões, criação de listas de atividades e monitoramento de relacionamento com clientes. "A Inteligência Artificial, ao interpretar dados de open finance e comportamento de mercado, entrega informações valiosas diretamente ao assessor, tornando o processo muito mais eficiente," explica Pires.

Apesar das vantagens do uso dessa tecnologia, ainda há desafios a serem superados. "O maior risco no uso da IA é a maturidade da tecnologia, que ainda está em uma fase inicial. A IA precisa de tempo e dados para aprender e melhorar suas interpretações," afirma. Ele ressalta a importância de encontrar o equilíbrio entre criatividade e análise precisa para evitar respostas equivocadas, especialmente em um mercado financeiro que demanda rigor analítico.

Ameaça aos assessores?

Muitos assessores de investimentos podem pensar que a IA representa uma ameaça, mas para Pires, como acontece com toda inovação, a profissão se transforma. “A IA não é uma ameaça, mas uma ferramenta para impulsionar aqueles que souberem utilizá-la a seu favor. A transformação digital das últimas décadas não eliminou profissões, e o mesmo acontecerá com a IA. Aqueles que se atualizarem e adotarem a tecnologia terão uma vantagem competitiva, diz o executivo."

A IA também está revolucionando processos de due diligence e compliance. A IA pode analisar vastas bases de dados, identificar tendências de fraude, analisar comportamentos e facilitar sinergias em processos de M&A. Na frente de compliance, ela pode identificar comportamentos de governança, possíveis fraudes, e ajudar em processos de arbitragem e análise contratual.

Para Felippe, as empresas de assessoria devem buscar essa tecnologia agora, pois a cada dia sem implementá-la, tornam-se mais obsoletas.” A IA está aqui para ficar e transformar. Quem não se adaptar ficará para trás”, conclui o executivo.

Sobre a Veritas: A Veritas é uma empresa de consultoria especializada em mercado financeiro, que fornece soluções de investimento inovadoras e personalizadas para seus clientes. Com escritórios em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a empresa oferece serviços de excelência e agrega valor em todas as etapas do processo de investimento. Com uma equipe experiente e uma abordagem centrada no cliente, a Veritas implementa soluções de governança empresarial em seus negócios e assessora operações de M&A, proporcionando eficiência, segurança, integridade, due diligence, a seus parceiros, com uma visão e futuro que visa a consolidação e o crescimento contínuo. A Veritas é reconhecida por seu compromisso com a transparência, integridade e resultados consistentes.