Brasil,

Golpes em ambientes virtuais e os desdobramentos negativos na sociedade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nathalia Cachoeira Gorito Amaral
  • SEGS.com.br - Categoria: Info & Ti
  • Imprimir

Crime em ambiente virtual cresce no Brasil - Banco de imagens: Freepik Crime em ambiente virtual cresce no Brasil - Banco de imagens: Freepik

*** Carollina Velasco, advogada e professora do Centro Universitário IBMR

A internet modificou o comportamento da sociedade, que está sempre a um clique de tomar inúmeras decisões, seja para comprar um produto ou assinar um contrato. O meio digital proporcionou facilidades e riscos, tornando o ciberespaço um campo minado, repleto de pessoas mal-intencionadas que esperam uma oportunidade para se beneficiar das mais vulneráveis.

O estelionato em ambiente virtual, por exemplo, tem se destacado como uma ameaça cada vez mais presente. Esse tipo de crime envolve a utilização de meios eletrônicos como links, mensagens, e-mails e telefonemas, que são utilizados como pontos de conexão por oportunistas para aplicação de golpes e fraudes que muitas vezes não prejudicam apenas as vítimas, mas famílias inteiras.

Aposentados e pensionistas são as principais vítimas, uma vez que possuem facilidades para requerer empréstimos em instituições financeiras e acabam sofrendo prejuízos significativos.

De acordo com o 16° Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2022, o número de crimes de estelionato digital disparou quase 65% em 2021, quando comparado a 2020. Em números absolutos, passou de 34.713 para 60.590 no período. Se comparado com 2018, esse número é ainda mais alarmante, com um avanço de quase 500%. Em 2018, houve 7.591 casos. Esses números são apenas a ponta do iceberg, uma vez que muitos casos não são reportados às autoridades, dificultando uma estimativa mais real.

Dentre as modalidades mais comuns de estelionato virtual, destacam-se os golpes de phishing, onde os criminosos se passam por instituições financeiras ou empresas conhecidas para obter dados sensíveis dos usuários, como senhas e informações bancárias. Além disso, há os golpes de vendas falsas, em que produtos são anunciados na internet, mas nunca são entregues após o pagamento. Outra prática frequente é a clonagem de cartões de crédito, realizada por meio de dispositivos de leitura adulterados.

O modus operandi utilizado por esses criminosos é ardiloso e calculado. Eles estudam os potenciais clientes através do vazamento de dados e fazem uma busca completa da vida pessoal e financeira da vítima, com a intenção de ganhar a confiança da pessoa para aplicar o golpe. Esse tipo de ação normalmente dura semanas. E muitas vezes, as vítimas não possuem conhecimento suficiente sobre medidas de segurança digital e transações financeiras on-line, facilitando o trabalho dos criminosos.

Os contratos assinados no ciberespaço proporcionam comodidade, mas também riscos. Uma vez que os estelionatários enviam à instituição financeira todos os dados da vítima e o contrato devidamente assinado, fica mais difícil comprovar o golpe.

No entanto, em caso de crimes virtuais, é imprescindível procurar um advogado especializado e fazer o boletim de ocorrência imediatamente. Vale ressaltar que, para garantir a justiça nestes casos, provas como mensagens de aplicativos, fotos e ligações gravadas são fundamentais, tudo isso serve para ser anexado no processo.

Dito isso, é de extrema importância conscientizar idosos a não aceitar qualquer valor e não criar qualquer conexão com desconhecidos no ambiente virtual. Os estelionatários estão cada vez mais profissionais, possuem sites, empresas físicas, CNPJ, centrais de atendimento, apenas para ludibriar as pessoas. O ambiente virtual trouxe muitas facilidades para a sociedade, mas em contrapartida, fez com que aumentasse drasticamente o número de golpes aplicados na web.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar