Como usar dispositivos inteligentes em áreas de jardim e piscina

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sheila Diez
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Como usar dispositivos inteligentes em áreas de jardim e piscina

Tramontina orienta sobre como automatizar a iluminação e irrigação de áreas externas com dispositivos inteligentes, garantindo segurança, comodidade e economia

Áreas de jardim e piscina são espaços dedicados ao lazer, exercício e relaxamento. Para usufruir ao máximo desses ambientes, é essencial manter flores e plantas sempre belas, especialmente na primavera. É aí que entram os dispositivos inteligentes, facilitando essa tarefa em todas as estações do ano.

Com comandos de voz, controle universal ou aplicativo no smartphone, integrados a assistentes virtuais como Alexa e Google Home, os módulos e interruptores da Linha Smart Tramontina permitem personalizar o acendimento e o controle das luzes do jardim e da piscina. Assim, é possível ajustar a iluminação conforme a rotina da casa ou programar horários específicos, como nos fins de semana, evitando o desperdício de energia.

Para um sistema de irrigação inteligente, a Tramontina recomenda o módulo smart, que, em conjunto com uma válvula elétrica, possibilita programar a hora de molhar as plantas. Isso garante que elas recebam a quantidade ideal de água, economizando recursos e tempo, e tornando o cuidado com o jardim mais eficiente.

Automatizações inteligentes no aplicativo

Para tornar a experiência ainda mais prática, o aplicativo T smart da Tramontina oferece opções de automação:

· Temperatura: o dispositivo pode ser acionado automaticamente conforme a temperatura ambiente, velocidade do vento ou condições climáticas, como chuva ou sol.
· Cerca geográfica: programe o acionamento das luzes do jardim ao entrar em um raio de 150 metros da residência, contribuindo também para a segurança do ambiente.
· Agendamento: defina horários e frequência para ligar a iluminação, como todas as sextas-feiras, das 18 às 23 horas.
· Controle de múltiplos dispositivos: cada canal do interruptor smart pode controlar um dispositivo ligado ao módulo smart, facilitando o acender das luzes do jardim, a ativação da bomba de água da piscina e o desligamento do sistema, tudo de forma integrada.

Segurança das instalações em primeiro lugar

Instalações elétricas em áreas de jardim requerem cuidados especiais para proteger pessoas e animais de choques e descargas elétricas, além de evitar o consumo excessivo de energia. Para garantir a configuração e dimensionamento adequados, a Tramontina recomenda a consulta a um eletricista habilitado, que confirmará se as instalações estão conforme as normas vigentes.

Os dispositivos Smart Tramontina possuem classificação IP20, devendo ser instalados em locais cobertos e secos. Para ambientes externos, é indispensável o uso de uma caixa plástica IP65. Além disso, todas as conexões devem ser protegidas contra a projeção de água.

Sobre a Tramontina

A empresa brasileira fundada em 1911, com mais de 22 mil itens no portfólio, mantém produção em oito unidades fabris - seis no Rio Grande do Sul, uma em Belém (PA) e outra em Recife (PE). Atualmente, conta com mais de 10 mil funcionários e exporta seus produtos, todos com a marca Tramontina, para mais de 120 países. No portfólio estão utensílios e equipamentos para cozinha, porcelanas, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, construção civil, materiais elétricos, veículos utilitários, móveis de madeira e plástico.

Comprometida com o propósito de crescer para transformar vidas e criar laços para evoluirmos juntos, a Tramontina segue expandindo sua atuação de forma sustentável, apoiando e criando projetos que têm como foco a educação enquanto propulsora do desenvolvimento, a promoção do direito à alimentação e a criação de oportunidades para crescimento pessoal e profissional das pessoas e das comunidades em que está inserida.

Saiba por que a fábrica de materiais elétricos da Tramontina faz bonito

Fundada em 1976, na cidade de Carlos Barbosa (RS), a fábrica de materiais elétricos da Tramontina é reconhecida pela segurança, design e soluções técnicas em materiais para instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais. Nos últimos anos, a empresa tem aplicado sua expertise na expansão do seu portfólio, com investimentos direcionados para o desenvolvimento e lançamento de linhas de produtos voltadas para projetos de elétrica e iluminação. Além disso, oferece peças injetadas de alumínio sob encomenda, contribuindo para aumentar a presença da marca em diversos segmentos. Seu moderno parque fabril ocupa uma área construída de 50 mil m². No local, são fabricados mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas. Desempenho, segurança e estética estão alinhados em todos os materiais elétricos produzidos pela Tramontina para que o consumidor possa fazer bonito ao utilizá-los.