A importância de escolher a poltrona certa para cada ambiente

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Filipe Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Na generosa sala de estar do duplex, a dupla de poltronas Barcelonas brancas complementam o layout composto pelo sofá e o banco de madeira | Projeto Leticia Nannetti Arquitetura | Foto: Edson Ferreira Na generosa sala de estar do duplex, a dupla de poltronas Barcelonas brancas complementam o layout composto pelo sofá e o banco de madeira | Projeto Leticia Nannetti Arquitetura | Foto: Edson Ferreira

Arquiteta Leticia Nannetti destaca os critérios que adota na especificação dos projetos

No recuo do dormitório, a arquiteta Leticia Nanneti elegeu uma poltrona, acompanhada por uma mesa lateral, como uma espécie de sala íntima propícia para os momentos de leitura | Foto: Lara Lacerda

Você já pensou sobre a importância da poltrona nos projetos de interiores? Uma aquisição equivocada pode comprometer a funcionalidade, conforto e até mesmo a saúde dos usuários. Afinal, o móvel não é apenas um assento: é um convite ao relaxamento, à leitura e à convivência.

Com tantas opções no mercado, como garantir a escolha certa? A arquiteta Leticia Nannetti, à frente de seu escritório homônimo, orienta sobre como evitar erros comuns e acertar na seleção da peça que irá compor os diversos ambientes.

"Uma poltrona mal especificada pode resultar em algum transtorno ao usuário”, alerta a profissional. “Seja pela falta de conforto ou a incompatibilidade de dimensões para o espaço onde foi alocada. Antes de especificar analisamos os critérios para não frustrar as expectativas”, complementa.

Como escolher a poltrona ideal

Leticia explica que, antes de tudo, é preciso entender qual será o uso destinado e a área pensada para sua colocação. “Esse é o ponto de partida para garantir que o móvel se encaixe nas necessidades dos moradores e no layout”, orienta. Para quem busca uma poltrona destinada à leitura ou descanso prolongado, por exemplo, a arquiteta sugere modelos com encostos altos para apoio da cabeça, braços largos e assentos profundos. Esses elementos, segundo ela, são fundamentais para proporcionar o suporte que evitará incômodos.

As poltronas também podem assumir o protagonismo pelo seu design e cor: nessa sala de estar, a arquiteta Leticia Nannetti trouxe a poltrona Lina da Lider interiores na cor laranja, como destaque na paleta de tons claros predominantes no projeto | Foto: Edson Ferreira

Ergonomia e Saúde

Não adianta ser linda se a poltrona não for ergonômica: a estrutura alinhada com as condições do corpo humano são cruciais para entregar não apenas o bem-estar, como a manutenção da saúde física sem dores musculares, problemas de postura e fadiga.

“Além do encosto alto, que já me referi, uma opção é utilizar uma almofada na lombar que ajuda no suporte da coluna”, orienta a profissional. Ao zelar pela integridade corporal, contribuímos para a redução do estresse e a vivência de boas sensações.

Funcionalidade e Flexibilidade

Ressaltando a análise sobre a finalidade da poltrona nos cômodos, Leticia acrescenta que ambientes multifuncionais como salas de estar e varandas pedem por modelos leves e fáceis de mover para a realocação conforme a demanda da casa. “As giratórias são excelentes, pois estimulam a interação entre os usuários e se adaptam a diferentes disposições de layout”, sugestiona.

A Importância de integrar a poltrona ao ambiente

Outro ponto levantado pela arquiteta diz respeito ao papel que a poltrona cumprirá no projeto de interiores. Em linhas gerais, ela tanto pode ser um elemento de destaque por sua cor e design, como um complemento sutil junto os demais móveis do ambiente. “De fato, tudo dependerá do conceito que estamos trabalhando e as sensações desejadas pelos clientes”, avalia.

Materiais que fazem a diferença

Por fim, ela aconselha observar as características relacionadas à durabilidade e a manutenção. “O couro é elegante, fácil de limpar e ideal para quem busca praticidade”, analisa Leticia. No contraponto, também relata que os tecidos, apesar de demandarem mais cuidado, oferecem um toque macio e aconchegante, além de uma grande variedade de cores e padrões para personalizar o ambiente.

Em mais essa sala de estar com a assinatura da arquiteta Leticia Nannetti, as poltronas, do mesmo padrão, completam o ‘U’ formado pelo sofá. O formato também é propício a interação dos moradores com os convidados | Foto: Cintia Figueiredo

Sobre o escritório Leticia Nannetti Arquitetura e Interiores

Idealizado pela arquiteta Leticia Nannetti, o escritório desenvolve projetos de arquitetura e design de interiores para as áreas residencial, comercial, corporativa e empreendimentos imobiliários. A equipe é formada por profissionais que elaboram projetos com soluções únicas e personalizadas. Buscando projetar os espaços com atenção a cada detalhe, alia estética com sofisticação e funcionalidade para proporcionar conforto, arte e bem-estar.