Brasil,

Saiba como melhorar o desempenho de ar-condicionado e outros equipamentos durante o calor

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriel Bacci
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Crédito Freepik Crédito Freepik

Ar-condicionado ainda é o maior consumidor de energia elétrica, mas usando da forma correta, a conta de luz pode ter um valor reduzido

Vários estados do Brasil estão passando por uma grande onda de calor em pleno inverno. Com temperaturas acima dos 30 graus, muitos utilizam de alguns recursos para se refrescar, sendo os principais, o uso do ar-condicionado, climatizadores e ventiladores. De acordo com Rodrigo Bernardello, professor de Engenharia Mecânica da FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros), devemos tomar alguns cuidados, a fim de refrescar melhor o ambiente e evitar gastos excessivos na conta de luz.

Entre os maiores vilões das contas de luz, está o ar-condicionado. Muitas pessoas têm dúvidas de como usá-lo de uma maneira consciente, a fim de evitar o gasto excessivo. Para o professor da FEI, o aparelho não deve estar em temperaturas muito baixas, mas sim por volta de 23°C e portas e janelas bem fechadas para que o ar gele mais rápido, não havendo uma exigência maior do que a necessária para o equipamento. Outra atitude que deve ser tomada é sempre desligar o ar-condicionado quando não houver pessoas no ambiente.

Para se ter ideia, um ar-condicionado de 12mil BTUs pode consumir até 330 reais a mais na conta de luz se usado na potência máxima. Por isso, o ideal é colocar na maior temperatura possível que a pessoa fique confortável. Para cada grau que deixamos a mais, a economia na conta de luz pode variar de 3% a 10%.

Talvez o item mais usado, os ventiladores possuem um gasto de energia bem menor, já que se ligado 8h por dia, durante todos os dias do mês, o aumento na conta de luz seria de cerca de 20 reais, porém, o ventilador só dá uma sensação de frescor, não reduzindo a temperatura ambiente, devendo ser desligado ao sair do local, já que ficar circulando o ar quente pode piorar ainda mais o calor.

O Climatizador, embora seja um pouco mais caro que o ventilador, ele, de fato, refresca de dois a cinco graus a temperatura do ambiente. O equipamento possui uma bandeja com água e um filtro que absorve essa água e transfere para o ambiente, fazendo com que a temperatura diminua. O item não é aconselhado para locais muito úmidos, pois como sua função é justamente umedecer o ar, pode ser que ele perca o desempenho e não diminua o calor, sendo mais indicado para locais secos. O ideal, ainda, é deixar janelas e portas abertas, diferentemente do indicado para o ar-condicionado. Fazendo a comparação de gastos, ao final do mês, ligado também oito horas por dia, um climatizador pequeno consome cerca de 15 reais de energia, ainda menos do que o ventilador.

“No final, o que vale é o uso consciente e adequado de cada equipamento, para que eles possam atender as expectativas do usuário e, ao final do mês não haja sustos com uma conta de luz muito cara em decorrência do mau uso desses aparelhos” finaliza o professor da FEI.

Sobre a FEI

Com mais de oito décadas de tradição, a FEI (Fundação Educacional Inaciana Pe. Sabóia de Medeiros) se destaca entre as instituições de Ensino Superior no Brasil nas áreas de Administração, Ciência da Computação e Engenharia. Referência em gestão, inovação e tecnologia, a FEI já formou mais de 60 mil profissionais e tem como propósito proporcionar conhecimento aos seus alunos por todos os meios necessários, visando à construção de uma sociedade desenvolvida, humana, sustentável e justa, por meio do ensino, pesquisa e extensão.

A FEI faz parte da Companhia de Jesus e oferece cursos de Administração, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial e Engenharias – habilitações em Engenharia Civil; Engenharia de Automação e Controle; Engenharia de Materiais; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Engenharia Mecânica com ênfase Automobilística; Engenharia Química e a primeira graduação em Engenharia de Robôs do País, sendo o maior polo educacional de robótica inteligente da América Latina.

Acompanhando as megatendências mundiais para o futuro, a FEI participou da formulação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia e Administração, propondo ao Ministério da Educação conceitos de interdisciplinaridade e empreendedorismo, que fazem com que os alunos tenham uma formação mais ampla e alinhada com as transformações tecnológicas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar