Trail Run: O Estilo de Vida que Conquista Atletas Amadores e Profissionais no Brasil

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Camila Ferreira
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

A interação com a natureza, as belas paisagens encontradas durante os trajetos e a solidariedade entre os participantes em trechos sinuosos seduzem cada vez mais esportistas para o universo do trail run. Com percursos desafiadores que passam por bosques, montanhas, praias e dunas, essa modalidade vai além da corrida tradicional ao oferecer um contato íntimo com a imprevisibilidade dos cenários naturais e as condições climáticas que podem alterar bruscamente o percurso.

O mercado de provas de montanha está em plena expansão no Brasil e no mundo, atraindo tanto atletas profissionais quanto amadores. Um dos principais atrativos é a alternância de terrenos: asfalto, trilhas, encostas de pedras, areia, subidas íngremes e florestas compõem os desafios de uma única prova. As distâncias variam de 5 km até ultramaratonas acima de 42 km, exigindo preparo físico e nutricional ainda mais rigoroso dos participantes. Mesmo as corridas mais curtas apresentam altos níveis de dificuldade e demandam maior tempo de execução, o que torna o esporte envolvente e desafiador.

Dentro desse cenário, o trail run se destaca no universo do estilo de vida saudável, conquistando cada vez mais adeptos. É o caso da decoradora Luiza Fiorito, de Uberlândia, que encontrou na prática um hobby para compartilhar com o marido, Bruno. “Sempre busquei uma atividade que unisse o prazer de estar ao ar livre com o desafio físico. A corrida em trilha nos permite vivenciar isso de forma intensa, com cenários incríveis”, conta Luiza.

A crescente popularidade das provas de montanha reflete também a busca por um estilo de vida que valoriza a conexão com a natureza e o senso de comunidade entre os corredores. A maioria dos eventos oferece congressos técnicos na noite anterior à competição, essenciais para esclarecer detalhes importantes sobre o percurso, pontos de hidratação e alimentação, além de regras específicas, como a necessidade de autossuficiência em certas provas. Nessas situações, o atleta precisa carregar tudo o que consumirá durante o trajeto, desde água até suplementos, muitas vezes sem contar com postos de apoio. Essa prática reflete a preocupação dos organizadores com a preservação ambiental, incentivando os participantes a evitar o descarte de lixo nas trilhas.

Para Luiza, o planejamento e a preparação são fundamentais tanto no esporte quanto em sua vida profissional. “Gosto de associar os treinos da corrida com o projeto de evento. Afinal, ficamos um ano projetando e planejando para executar em um dia a festa. É assim no trail run, o processo e a preparação são fundamentais para a performance no dia da corrida. No fim, tudo se resume a disciplina!”, destaca.

O planejamento nutricional é um dos pilares para a performance nesses eventos. Devido à alternância de terrenos e condições variáveis, as estratégias alimentares devem ser ajustadas ao tempo total da prova, em vez da distância percorrida. Em determinados trechos, um quilômetro pode levar 10 minutos ou mais para ser completado, exigindo um ajuste preciso na reposição de energia e hidratação.

“Eu amo desafios, tanto mentais quanto físicos. É uma forma de incentivo interno a evoluir e me superar. Uma competição minha comigo mesma de querer ser, a cada dia, uma versão melhor”, explica Luiza Fiorito.

O trail run não é apenas uma prática esportiva; para muitos, ele se transforma em um estilo de vida. A conexão com a natureza, a superação de limites pessoais e a camaradagem entre os atletas são aspectos que fazem desse esporte uma paixão duradoura. Para aqueles que ingressam no mundo das corridas de montanha, o desafio é constante e, acima de tudo, recompensador. Seja para quem busca melhorar a performance, testar seus limites ou simplesmente aproveitar a jornada em meio à natureza, o trail run oferece uma experiência única, na qual cada passo conta uma história e cada trilha revela uma nova aventura.