A China poderia utilizar o Yuan digital para evitar o dólar?

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Castro
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Crédito Pixabay Crédito Pixabay

Você está se perguntando se a China poderia usar o Yuan Digital para evitar p dólar? Aqui está um guia sobre as possibilidades do Yuan Digital evitar o dólar americano.

A China espera utilizar o Yuan digital para substituir o dólar como moeda mundial, dando ao país mais controle sobre sua economia. Ainda assim, para que o Yuan digital substitua o dólar norte-americano, ele deve passar por algumas etapas. Por exemplo, os bancos centrais do mundo inteiro escolherão manter um total de pelo menos 700 bilhões de dólares de Yuan em reservas de divisas. Além disso, o Banco Popular da China permite o livre comércio do Yuan digital e relaxa sua indexação ao dólar. O Banco Popular da China também tem que ter uma ideia clara e consentida de suas intenções futuras com o Yuan digital. Os mercados financeiros da China tornam-se transparentes e as pessoas percebem as políticas monetárias chinesas como estáveis.

A ânsia da China em lançar o conceito de Yuan digital é porque promete uma maior supervisão governamental nas transacções feitas na sua jurisdição. Por exemplo, o governo pretende apoiar a constante batalha da China contra a fraude e os bancos-sombra. Além disso, existe um elemento de relações públicas em que o país melhora a sua imagem ao estar entre as primeiras nações a lançar uma moeda digital. Outra criptomoeda que melhora a inclusão financeira é a Bitcoin, que tem zero barreiras de entrada. E você pode usar uma plataforma confiável como o thebitcoincode.

Além disso, outra razão para o lançamento do Yuan digital é a possibilidade de transformar a influência e o papel da China no sistema financeiro global. O lançamento do Yuan digital pelo Banco Popular da China levará também a que o Renminbi ganhe mais reconhecimento como moeda internacional.

Lugares onde as pessoas podem utilizar a moeda digital

O primeiro plano da China é conduzir a adopção doméstica do Yuan digital. Recentemente, a China tem estado a oferecer aos seus cidadãos envelopes vermelhos cheios de Yuan digital limitado no tempo, para os encorajar a gastar a moeda. No entanto, fazer do Renminbi uma moeda internacional é o objetivo principal.

A China planeia impulsionar a adopção do Yuan digital em países “Belt & Road” onde investe em projetos significativos de infraestruturas terrestres, marítimas e digitais. Este investimento irá erradicar a necessidade de operações de compensação através de bancos intermediários. Quando duas pessoas têm smartphones, podem facilmente fazer transações uma com a outra utilizando o Yuan digital. A facilidade de transação do Yuan digital torna-o mais apelativo para as pessoas que vivem em zonas rurais, promovendo assim a inclusão financeira.

Outro lugar onde o Yuan digital poderia funcionar é em África, uma vez que a tecnologia de consumo chinesa é predominante no continente. Além disso, a maioria das pessoas em África utiliza smartphones chineses, o que as faz dominar mais de metade da quota de mercado. Devido a esta dominação, a China tem uma boa hipótese de encorajar a utilização do Yuan digital em África.

Irá o Yuan digital substituir o dólar?

Pessoas em todo o mundo especulam se a China está a tentar deslocar o dólar americano ou se está a trabalhar em torno do atual sistema financeiro global apoiado pelos Estados Unidos. No entanto, os EUA pressionaram muito os bancos e a Swift e aplicaram-lhes penalizações se estes realizassem negócios com países como o Irão. Mas se as coisas funcionarem com um sistema de compensação diferente, os EUA não têm qualquer supervisão sobre as nações, e seria mais difícil para eles aplicarem quaisquer sanções financeiras.

As nações sob as sanções das Nações Unidas tentam diversificar as moedas de reserva em relação ao dólar. Contudo, embora o Yuan digital pudesse ser utilizado para contornar as sanções, seria difícil uma vez que o banco central regula o Yuan.

Conclusão

O nível de comércio não é a única razão pela qual o dólar dos Estados Unidos é a moeda de reserva mundial. Mas a força da economia dos Estados Unidos incute confiança. De qualquer forma, o dólar não entrará em colapso após os esforços da China para fazer do Yuan a moeda mundial.