Brasil,

LafargeHolcim assina compromisso "Net Zero" para redução das emissões de CO2 em suas operações

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Laura Goes
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Entre ações para 2030, o Grupo tem a meta de reciclar 100 milhões de toneladas de resíduos e subprodutos para obter energia e matéria-prima

A LafargeHolcim, líder global em soluções para a construção, juntou-se à iniciativa da Science Based Targets (SBTi) "Business Ambition for 1.5°C", tornando-se a primeira empresa mundial de materiais de construção a assinar o compromisso com metas intermediárias até 2030. Para os próximos 10 anos, o Grupo LafargeHolcim vai reduzir sua meta de emissão de CO2 no cimento, a nível global, para 475 kg de CO2 por tonelada de cimento produzido, representando uma redução de 40% em relação à base de 1990.

Entre outras iniciativas, a companhia trabalhará em projetos de redução de emissões de carbono, além de promover a economia circular na cadeia da construção, aumentando o uso de materiais reciclados em seus produtos e processos, aliado ao desenvolvimento e à implementação de tecnologias avançadas.

"Acredito na construção de um mundo melhor para as pessoas e para o planeta. É por isso que estamos reinventando a maneira como o mundo constrói hoje para torná-lo mais sustentável, com soluções circulares de baixo carbono. Estou muito animado em trabalhar com o SBTi, adotando uma abordagem científica rigorosa, para moldar nosso roteiro "Net Zero", e acelerar nossos esforços para reduzir substancialmente nossa pegada de CO2. Não vou parar de desafiar os limites para liderar o caminho na construção sustentável", destacou Jam Jenisch, CEO da LafargeHolcim.

No Brasil, uma das iniciativas da companhia para redução das emissões de CO2 é o coprocessamento feito pela Geocycle - divisão do Grupo que transforma resíduos industriais e urbanos, que não podem ser reciclados, em matéria prima e combustível alternativos utilizado nos fornos. Este ano, a Geocycle iniciou uma parceria com a Associação de Catadores de Pedro Leopoldo (ASCAPEL), em Minas Gerais, para fazer a destinação final, através do coprocessamento, do rejeito gerado a gestão do rejeito gerado após separação do material reciclável.

"Antes da parceria, os rejeitos não recicláveis eram enviados para o aterro sanitário, gerando para a prefeitura custos de transporte e disposição desse material. Assim, contribuímos ainda mais para o desenvolvimento sustentável, eliminando os resíduos que seriam enviados aos aterros sanitários. Nossa meta é ampliar a parceria da Geocycle com associações de outros municípios do país", explica Nelson Vianna, Gerente Geral da Geocycle no Brasil.

"A LafargeHolcim na América Latina já começou sua jornada Net Zero ofertando produtos de baixo carbono e também neutros em carbono, como o ECOPact, um novo concreto verde, já lançado na Europa, nos Estados Unidos e agora também na América Latina", comentou Oliver Osswald, Head LATAM da companhia. No Brasil, o ECOPact tem previsão de lançamento no primeiro trimestre de 2021.

Para o ano de 2030, o Grupo LafargeHolcim tem as seguintes ambições:

• Acelerar o uso de soluções neutras ou de baixo carbono;

• Reciclar 100 milhões de toneladas de resíduos e subprodutos para obter energia e matéria-prima.

• Aumentar o uso de argila calcinada e desenvolver cimentos com novos ligantes.

• Dobrar o uso de combustíveis derivados de resíduos na produção de cimento, chegando a uma taxa de substituição de 37%.

• Alcançar a taxa de emissão líquida de 475 kg de CO2 por tonelada de material cimentício (CO2 /tonelada de cimento).

• Operar a primeira fábrica de produção de cimento neutra em emissões de CO2.

Sobre a LafargeHolcim

A LafargeHolcim Brasil atua no país desde 1951 com um claro compromisso com a sustentabilidade, sendo uma das principais empresas do setor de materiais de construção, com foco em cimento, concreto e agregados. Seus produtos e soluções inovadores são utilizados em diferentes projetos de construção, de moradias populares às maiores e mais tecnicamente desafiadoras obras de infraestrutura do país. Com cerca de 1.600 funcionários, a companhia tem um parque industrial distribuído em três das cinco regiões do país: Sudeste (SP, RJ, MG e ES), Nordeste (BA e PB) e Centro-Oeste (GO), que incluem 5 fábricas de cimento, 4 estações de moagem, 6 terminais e centros de distribuição, 4 unidades de agregados e 4 usinas de concreto. A empresa faz parte do Grupo LafargeHolcim, que é líder mundial da indústria de materiais de construção, com presença em 80 países e 80 mil empregados nos cinco continentes. Mais informações: lafargeholcim.com.br.

Sobre a iniciativa Science Based Targets

A iniciativa Science Based Targets mobiliza empresas para definir metas com base científica e aumentar sua vantagem competitiva na transição para uma economia de baixo carbono. É uma colaboração entre o CDP, o Pacto Global das Nações Unidas, o World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF), além de um dos compromissos da We Mean Business Coalition. A iniciativa define e promove as melhores práticas no estabelecimento de metas com base científica, oferece recursos e orientações para reduzir as barreiras à adoção dessas práticas, além de avaliar e aprovar de forma independente as metas de empresas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar