Empreendimentos com arquitetura integrada à natureza são benéficos para as crianças

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Davi Sommer
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

O Costa Azul Clube Residencial, da WKoerich, se torna uma alternativa para quem busca espaços mais verdes para o dia a dia dos pequenos.

O bem-estar está revolucionando o mercado imobiliário. Em 2023, foram investidos globalmente US$ 438,2 milhões em projetos que priorizam a qualidade de vida, segundo o Global Wellness Institute. Essa tendência, que representa 2,9% do setor da construção civil mundial, busca espaços mais flexíveis e confortáveis, tanto para adultos quanto para crianças.

A falta de contato com a natureza, o chamado Déficit de Natureza, tem sido associada a problemas de saúde física e mental em crianças. O Costa Azul Clube Residencial, que será entregue em 21 de setembro na região continental de Florianópolis, surge como uma alternativa para quem busca um estilo de vida mais saudável e conectado à natureza. Com arquitetura contemporânea, áreas comuns inovadoras e uma localização privilegiada, o empreendimento oferece uma experiência única de moradia.

“[O Déficit de Natureza] ainda não é um diagnóstico médico, mas é uma forma muito eficaz de chamar a atenção para essa questão. Os sintomas, inclusive de transtornos mentais e comportamentais podem ser observados por muitos pediatras na clínica, [apesar de] ainda não ser um diagnóstico oficial, mas a gente já acaba usando muito” explica a pediatra Marina Barreto Corrêa.

No Costa Azul, a vida acontece em harmonia com a natureza. Amplas áreas verdes, sacadas integradas e uma arquitetura que valoriza a luz natural criam um ambiente sereno e revitalizante. A integração perfeita entre os espaços internos e externos proporciona aos moradores momentos de puro bem-estar e qualidade de vida. Com o paisagismo do escritório JA8 Arquitetura Viva, a natureza faz parte do dia a dia, convidando à contemplação e ao relaxamento. A Praça Contemplação, com seu espelho d'água e equipamentos urbanos, é o refúgio ideal para recarregar as energias.

Para as crianças, o playground é um espaço para diversão e contato com a natureza. Além dos brinquedos, o amplo espaço disponibiliza a possibilidade de interações com outras crianças em meio a brincadeiras dos mais variados tipos. O empreendimento ainda conta com brinquedoteca interna e piscinas internas e externas.

“O Costa Azul possui esse conceito de conectar mais os moradores com a natureza, com áreas externas amplas e com um paisagismo que se destaca em todas as três torres do empreendimento. Além de áreas de lazer para toda a família, sem precisar sair do condomínio”, conta Sabrina Petermann, gerente de marketing da WKoerich.

Parque Costa Azul

Mas para quem quiser respirar ainda mais ar puro, ao lado do empreendimento, o Parque Costa Azul também é uma ótima opção para a inserção de momentos de lazer em conexão com a natureza das crianças. O espaço público foi revitalizado pela WKoerich e entregue aos moradores no último ano. O espaço conta com diversas áreas e equipamentos para os pequenos interagirem e se divertirem, além do contato direto com a grama e as plantas do local.

“O Parque Costa Azul pode ser considerado uma extensão de casa para os moradores do residencial. As crianças possuem ainda mais espaço para brincar e interagir com outras crianças que moram na região. Isso dá espaço para diversos aprendizados ao decorrer do desenvolvimento delas”, complementa Sabrina.

A conexão com a natureza na infância

Marina explica alguns dos benefícios da conexão das crianças com a natureza: “Ela vai melhorar em tudo a vida das crianças, porque esse contato traz bem-estar para elas. Além disso, vai ajudar a manter a saúde física, mental, emocional ao longo dos anos, vai melhorar o controle de doenças crônicas, como diabetes, asma e obesidade”.

Exposições diárias à natureza já são o suficiente para minimizar os impactos do Déficit de Natureza. “A gente prioriza que esse tempo mínimo seja diário e em torno de uma hora por dia. Dando oportunidade dessa criança brincar, aprender e conviver em sociedade com a natureza, para que possa desenvolver a saúde mental, física, emocional e social”, complementa Marina.

A pediatra ainda conta que esse contato direto com a natureza pode ajudar no desenvolvimento, afetando positivamente na criatividade, na iniciativa, na autoconfiança, na capacidade de escolha e de resolver problemas sozinha, sem a intervenção dos pais. De modo geral, acaba contribuindo no desenvolvimento e melhora de múltiplas linguagens.