Orbia transaciona mais de 10 bilhões de pontos do agronegócio brasileiro em um ano de operação

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Purchio
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais

Com o marco de aniversário, a plataforma se consolida como o maior programa de pontos e avança na venda de insumos online.

A Orbia nasceu com o objetivo de promover transações do agronegócio e conectar produtores rurais a uma rede de oportunidades digitalmente. Além da complexidade do setor, que hoje representa aproximadamente 25% do PIB, também “nos esforçamos para dar acesso a novas ferramentas com os desafios impostos pela pandemia do coronavírus”, diz o CEO Ivan Moreno.

Com essa missão em mente, “em outubro do ano passado lançamos uma plataforma que oferece um programa de coalizão por pontos, que hoje é considerado o maior do Brasil no agro, e um marketplace de insumos agrícolas, com mais de 50 distribuidores e revendas parceiras no país. Estamos muito felizes com os resultados alcançados. Temos grandes parceiros engajados com a plataforma e uma rede com mais de 170 mil produtores", conta Moreno.

As conquistas não param por aí. A Orbia é resultado de uma joint-venture entre a Bayer e a Bravium, sendo uma evolução do programa de fidelidade Rede AgroServices. “Agora, além da parceria com a Bayer Crop Science, desde abril já contamos com a Boehringer-Ingelhem, empresa de saúde animal. Dessa forma, o programa passou a trazer benefícios não só para agricultores, como também para pecuaristas, e hoje uma base que representa até 70% da área cultivada no país”, comemora Moreno.

Segundo o CEO, “as conversas com outras grandes empresas do setor, de categorias complementares às já presentes no programa, continuam acontecendo e foram até mesmo aceleradas, pois nesse momento em que o contato presencial é minimizado, todos estão buscando formas digitais de se relacionar com seus clientes, e nós, para os produtores rurais, já temos toda uma estrutura com mais de 700 produtos e 300 serviços disponíveis para resgate”.

Com a consolidação do programa de pontos, a empresa avança no desenvolvimento de solução de compra e venda de insumos. Em novembro de 2019, a empresa lançou para o mercado, de forma integrada ao programa de fidelidade, o seu marketplace de insumos agrícolas, e a estratégia começa a se mostrar vencedora.

O modelo adotado pela empresa é o de marketplace, no qual Distribuidores e Cooperativas podem, em 7 dias, criar suas lojas online para vender todo o seu mix de produtos para os produtores rurais dentro de sua área de atuação.

Dessa forma, é formada uma relação de confiança, “pois a Orbia está facilitando para que a transação entre as partes aconteça, mas a venda, na prática, é operada por Cooperativas e Distribuidores já conhecidos dos produtores rurais”, complementa Moreno, que diz que “a missão da Orbia é facilitar a tomada de decisão dos produtores rurais e, nesse sentido, complementar a nossa proposta de valor ao deixar de ser simplesmente um programa de pontos e possibilitar que os produtores rurais comprem os insumos necessários para a sua produção no mesmo ambiente que eles já conhecem e resgatam benefícios”, afirma Moreno.

Essa nova frente de negócio, que já conta com lojas de mais de 60 distribuidores e oferece mais de 600 produtos de várias marcas, abrangendo todo o território nacional, foi impulsionada com a pandemia do novo coronavírus e seguirá em expansão, pois em breve múltiplas linhas de crédito serão conectadas à plataforma, que já conta com integração de uma linha de financiamento especial em parceria com o Banco ABC (Arab Bank Corporation) para a compra de insumos.

Além disso, ainda em junho, a empresa lançará mais uma nova funcionalidade: a de compra e venda de commodities online. A ferramenta funcionará de forma análoga ao que já acontece no marketplace de insumos, mas nesse caso os produtores rurais serão os vendedores e poderão negociar sua produção com originadores, sejam eles Distribuidores ou grandes Tradings.

Para saber mais sobre como a Orbia promove a transformação digital do agronegócio, acesse: https://institucional.orbia.ag/

Orbia. Mais facilidade para o agro ser cada vez mais negócio.

Sobre a Orbia

A Orbia é uma plataforma que reúne tudo do Agronegócio. Conectamos produtores rurais a uma rede, facilitando seus processos, pois somos a única empresa que oferece, de forma integrada, benefícios por meio de um programa de pontos e uma ferramenta de compra e venda de insumos e commodities agrícolas online. Possuímos o maior programa de fidelidade do agronegócio brasileiro, contando com aproximadamente 170 mil usuários cadastrados e parceiros que são líderes em seus segmentos, como Bayer Crop Science (defensivos agrícolas) e Boehringer-Ingelheim (saúde animal). Assim, a Orbia vem se consolidando como o principal marketplace agrícola do país, com mais de 60 distribuidores e cobertura nacional em insumos, como defensivos, sementes e fertilizantes.