Vindima 2020 e os impactos do Covid-19
Patrícia Binz
Sommelier
A safra do ano de 2020 foi quase que inacreditável diante dos olhos dos produtores de vinhos finos da Serra Gaúcha. Ao mesmo tempo em que, para algumas culturas de alimentos o período de seca tenha sido devastador, para os vinhos finos, o rendimento é reduzido, mas a qualidade dos vinhos resultantes será espetacular.
Neste ano, comemora-se uma safra histórica, talvez, a melhor em pelo menos 20 anos. A maturação fenólica das uvas foi excelente, resultando em frutos com capacidade de proverem vinhos com elevada graduação alcóolica, macios, com aromas agradáveis ao paladar. As noites frescas fizeram com que a acidez se mantivesse, gerando produtos que tenham capacidade de apresentarem um equilíbrio entre dulçor, acidez, álcool, taninos e concentração de fruta. Com tais características, um vinho espetacular!
Porém no auge da vindima, a Serra Gaúcha foi comunicada da disseminação do Coronavírus (COVID-19), no mundo. Logo não demorou para que o setor fosse atingido pelo impacto. O enoturismo já sofreu mudanças drásticas, as vinícolas não estão recebendo turistas para degustações, experiências e visitas guiadas. Enquanto eventos internacionais como a Vinitaly (Itália), Prowein (Alemanha) e a London Wine Fair (Inglaterra) foram adiadas, a Wine South America, que acontece em setembro em Bento Gonçalves, ainda permanece confirmada, mas não sem que os efeitos da pandemia respingassem sob o setor.
Eventos, passeios, feiras que movimentam a região com turistas ávidos para conhecer a cultura da uva e participar do processo de produção e degustação dos vinhos, foram cancelados, pelo período de pelo menos trinta dias. Hotéis viram seus hóspedes sair sem a certeza de quando poderão fazer novas reservas. Restaurantes atendem apenas por delivery.
Associação Brasileira de Sommeliers do Rio Grande do Sul (ABS-RS) suspendeu os cursos presenciais em vinícolas e lojas de vinhos da Serra Gaúcha e Porto Alegre, porém a missão de promover experiências, por meio do conhecimento, que mudem vidas para melhor, se faz presente também nesses dias difíceis.
Seguindo o exemplo dos italianos, aderiram ao #MovimentoBellaCiao e disponibilizaram palestras online gratuitas (segundas, quartas e sextas), desde o dia 18 de março, que são realizadas por professores e convidados, para estudantes, enófilos e amantes do mundo de Baco. Uma bela iniciativa em tempos de isolamento social.
Resta agora esperar para ver como será a retomada do setor dos vinhos, quando toda essa onda de incertezas passar.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário