Monitoramento de ativos é a chave para reduzir acidentes em fábricas
Crédito: Alamy
O que linhas de produção e circulação de produtos em galpões logísticos têm em comum? São ambientes que precisam do máximo de cuidado na circulação de ativos, pessoas e produtos sob o risco de acidentes graves. No Brasil, entre 2012 e 2022, foram mais de 6,7 milhões de acidentes de trabalho e 25,5 mil mortes de trabalhadores em suas funções, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. No ano seguinte, em 2023, dados do eSocial do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) revelaram 499.955 acidentes com 2.888 vítimas fatais.
Os altos números se tornaram prioridades em plantas fabris que abriram a procura por tecnologias que ajudem a reduzir o volume de sinistros nas fábricas, agora como coibir maus hábitos de trabalho ou até ações irresponsáveis com o uso de empilhadeiras nesses ambientes?
Marcelo Lonzetti, diretor da ztrax e especialista em RTLS, explica que a a tecnologias mais aceita no mundo é a de localização em tempo dos ativos e pessoas que podem ir além de fornecer dados e informações que melhoram a produção, garantem também a manutenção de ambientes seguros:
“O RTLS sempre teve suas aplicações associadas à produção industrial, até que muitas fábricas perceberam seu potencial para monitorar movimentações em determinadas áreas dentro de uma fábrica, incluindo colaboradores em espaços perigosos , por exemplo”.
Rastreabilidade é trunfo tanto para produção quanto para proteção
O sistema é capaz de rastrear, por exemplo, a localização interna de qualquer elemento circulando nas fábricas, sejam empilhadeiras, outros veículos e até mesmo pessoas. O controle em tempo real ajuda na prevenção de acidentes, utilizando, por exemplo, alertas quando uma ou mais empilhadeiras são detectadas em local não permitido ou realizando movimentações fora do planejado naquele local.
“O sistema pode estar afixado em ativos empresariais que precisam de atenção extra, como equipamentos, veículos e até mesmo peças de alto valor, e passa a ser, definitivamente, uma ferramenta para rastreamento, com precisão e em tempo real, de localização. Esse rastreamento pode se estender para times de trabalho, melhorando a segurança e o alcance de monitoramento para gestores dentro de uma planta industrial”, completa o especialista.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário