Brasil,

Saiba como o uso da brita pode ajudar para que barragens de rejeitos não se rompam

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Débora Anunciação
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Após o acidente de Brumadinho, a Agência Nacional de Mineração (ANM) limitou o funcionamento de barragens de rejeitos, o que forçou a descaracterização de estruturas ativas - conforme a determinação da agência, os reservatórios erguidos com o método de alteamento a montante e que tenham um volume de até 12 milhões de m³ de rejeitos deverão ser desativados até setembro de 2022. Já as barragens com até 30 milhões de m³ devem encerrar suas atividades até agosto de 2025. E por fim, as estruturas que superarem o limite dos 30 milhões de m³ precisam finalizar suas ações até agosto de 2027.

De acordo com o superintendente do Grupo MBL, Jerri Alves, a medida foi um dos fatores essenciais para o aumento da demanda por agregados como o gnaisse - rocha de origem metamórfica, que resulta da deformação de sedimentos arcósicos ou de granitos.

Isso ocorre pois, em formato de brita, o gnaisse se torna maleável e pode ser utilizado para a construção de estruturas capazes de descaracterizar e descomissionar barragens de rejeitos. “O processo é realizado por meio da construção de vertedouros, que retiram o excesso de água das barragens, e viabilizam o reaproveitamento de rejeitos e o progressivo esvaziamento da estrutura. Além disso, a grande massa da rocha é usada no enrocamento das bases dos barramentos das barragens e garantem a sustentação e a drenagem dos mesmos. Com o rejeito mais seco, se torna possível trabalhar os resíduos com vários métodos de reaproveitamento de minérios”, explica.

O Grupo MBL fornece insumos necessários para obras de infraestrutura das mineradoras de ferro da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em especial aquelas localizadas na região de Itatiaiuçu - onde estão sendo realizadas obras de descomissionamento e descaracterização de diques e barragens de rejeitos.

Um dos carros-chefes da mineradora, o gnaisse, após a sua extração, é classificado para diferentes usos, um deles é o emprego na construção de vertedouros de água. Segundo Jerri Alves, o desmonte da rocha de forma natural gera as intituladas “matacões”. Estas que serão transformadas em fragmentos de até 300 mm e aproveitadas em obras de construção pesada - como gabiões, áreas de contenção e grandes muros de contenção e arrimo. “Os principais minerais que compõem o gnaisse são o quartzo, feldspato e a mica. Esse metamorfismo o torna uma rocha mais fácil de se trabalhar, sendo bastante utilizado em obras de infraestrutura, assim como na construção civil e pavimentação de estradas. O gnaisse também pode ser convertido em areia e pó de pedra”, complementa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar