Pesquisadora brasileira participa de projeto para criação de um bairro acessível neutro em emissões de gases estufa na Alemanha
Fernanda Belizario faz estágio para capacitação em avaliação de ciclo de vida na construção na Alemanha e Suíça
A pesquisadora Fernanda Belizario Silva, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, participou de um programa do IPT no exterior com o objetivo de se capacitar na aplicação da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) como ferramenta de suporte à decisão na construção civil e identificar estratégias praticadas na Europa de simplificação da ACV.
Os estágios foram realizados no Fraunhofer Institute for Building Physics (IBP), na Alemanha, e no ETH, na Suíça. “O objetivo da minha capacitação foi ampliar os conhecimentos na área e entender como a avaliação do ciclo de vida está sendo adotada nos processos de tomada de decisão nesses dois países europeus em que a ferramenta está consolidada”, afirma ela.
O primeiro treinamento de cinco meses aconteceu na cidade alemã de Stuttgart entre março e julho de 2019. A escolha do Fraunhofer foi motivada pelo fato de a instituição trabalhar com engenharia do ciclo de vida há mais de 30 anos e com uma ampla experiência na prestação de serviços às indústrias e ao poder público.
ACV E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA – A pesquisadora do IPT fez parte de um projeto de pesquisa de revitalização de um bairro da cidade de Stuttgart intitulado Stadtquartier 2050. O objetivo é criar um espaço que seja acessível e neutro em termos de emissão de gases de efeito estufa.
O projeto, que também inclui a revitalização de um bairro de outro município (Überlingen), envolve um total de 960 unidades residenciais e um investimento de 190 milhões de euros.
Os edifícios existentes devem ser reformados em termos de eficiência energética, e os novos devem ser construídos com o padrão de energia positivo. A pesquisa tem financiamento do Ministério Federal Alemão de Economia e Tecnologia (BMWi) e do Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF) como parte da iniciativa de financiamento da Construção Solar/Cidade com Eficiência Energética.
O projeto conta com a participação de duas unidades do Fraunhofer IBP, uma dedicada à área de eficiência energética e a outra à ACV. Na primeira, a equipe trabalha basicamente no desenvolvimento de um software para o planejamento energético dos bairros por meio da inserção de dados das características dos edifícios, a fim de fazer a estimativa de consumo de energia; a segunda, que foi a área em que a pesquisadora do IPT se dedicou a executar simulações, é a responsável por calcular o impacto ambiental a partir de dados como o número e o tipo de equipamentos a serem instalados no edifício (caldeiras e bombas de calor, entre outros) e o combustível (óleo, gás ou fontes renováveis, como a biomassa).
É também calculado o potencial de geração de energia, por exemplo, por meio de energia solar fotovoltaica e o respectivo impacto ambiental.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Adicionar comentário