Brasil,

Em 2019, movimento nas lojas físicas brasileiras cai 3%, calcula Seed Digital

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Cecília Panizza
  • SEGS.com.br - Categoria: Demais
  • Imprimir

Em 2019, o fluxo de consumidores nas lojas físicas brasileiras recuou 3% em relação a 2018, segundo estudo da empresa de coleta e análise de dados do varejo físico nacional Seed Digital. O mês de abril foi o que apresentou maior queda (-9,6%). E as únicas datas comerciais com aumentos anuais no movimento de pessoas foram Black Friday (+8,6%) e Natal (+0,3%).

"O resultado reflete a lentidão da retomada da economia brasileira no ano e as recentes mudanças de comportamento do consumidor, que usa cada vez mais as plataformas digitais para comprar. Por isso, as empresas precisam procurar entender o cliente final e impactá-lo da melhor maneira, com intuito de aprimorar a experiência do consumidor. O varejista que conseguir integrar de maneira eficiente as lojas físicas com o e-commerce tem tudo para aproveitar a onda de otimismo do mercado em 2020", diz Sidnei Raulino, CEO da Seed Digital.

Ele acrescenta que as quedas mensais no fluxo foram atenuadas no último trimestre de 2019, após a aprovação de reformas, a redução da taxa de juros e o acesso ao FGTS no decorrer do ano.

As lojas físicas das regiões Norte (+1,99%) e Centro-Oeste (+1,22%) registraram avanços no movimento, na contramão das regiões Sul (-3,15%), Nordeste (-3,32%) e Sudeste (-3,85%).

Sazonalidades do Ano - Fluxo de Pessoas no Varejo

Carnaval 2019

Comparação com Carnaval 2018: -2%

Comparação com média semanal 2019: -0,4%

Páscoa 2019 - mercado de chocolate

Comparação com Páscoa 2018: -4%

Comparação com média semanal 2019: -0,8%

Dia das Mães

Comparação com Dia das Mães 2018: -8,8%

Comparação com média semanal 2019: +5,6%

Dia dos Namorados 2019

Comparação com Dia dos Namorados 2018: -0,2%

Comparação com média semanal 2019: +5,3%

Dia dos Pais 2019

Comparação com Dia dos Pais 2018: -9,7%

Comparação com média semanal 2019: +7,5%

Semana do Brasil

No ano de 2019, houve a implementação de uma nova data no calendário varejista, a Semana do Brasil, por iniciativa do governo federal e de entidades do varejo nacional. Com sua primeira edição tendo resultados positivos, é uma data com grande potencial de virar permanente no calendário anual. A Semana do Brasil 2019 performou 3,2% acima da média semanal do ano. Como foi a primeira edição da Semana do Brasil, ainda não há comparação com ano anterior.

Dia das Crianças 2019 - mercado infantil

Comparação com Dia das Crianças 2018: -8,3%

Comparação com média semanal 2019: +35%

Black Friday 2019

Comparação com Black Friday 2018: +8,6%

Comparação com médias das sextas-feiras 2019: +104%

A Black Friday é o segundo evento que mais movimenta o varejo no ano, atrás apenas do Natal. Os resultados apontaram maior capilaridade no país, com as regiões Norte, Nordeste e Sul com melhores desempenhos.

Natal

Comparação com Natal 2018: +0,34%

Comparação com média semanal 2019: +98,5%

De 17 a 24 de dezembro, as regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte registraram os maiores índices, com 7,7%, 6% e 10,3%, respectivamente, enquanto Sul e Sudeste tiveram queda de 0,4% e 2,9% no fluxo de pessoas. Diferente do que se esperava, mesmo com uma Black Friday apresentando resultados excelentes em relação ao ano anterior, o Natal continuou forte no período.

Resultados mensais varejo físico (% 2019 X 2018)

Jan: -3

Fev: -1,3

Mar: -5,4

Abr: -9,6

Mai: -6,6

Jun: -2,5

Jul: -3,9

Ago: -5

Set: -4,8

Out: -2

Nov: -2,4

Dez: -2,1

Sobre a Seed Digital

A Seed Digital é a maior plataforma de coleta e análise de dados em lojas físicas do Brasil, além de ser a única no país a operar a jornada de compra do consumidor end-to-end, que consiste em atrair o consumidor através de mídia programática e, depois, monitorar e analisar a performance das campanhas e das lojas. O objetivo da Seed é oferecer informações para mensurar a performance de cada estabelecimento e equipe, além do retorno de investimentos em marketing e promoções. A empresa, com metodologia homologada, analisa mais de 3 mil pontos no varejo brasileiro (23 estados e 149 cidades) e conta com uma plataforma (Data Management Platform - DMP) com mais de 72 milhões de perfis em todo o Brasil. A inteligência de dados de consumo de varejo fornece: perfil do cliente, hotzones e fluxo de pessoas, por meio de tecnologia de inteligência artificial, sensores e algoritmos desenvolvidos para o mercado físico e online.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar