Brasil,

Equilíbrio à vista: a competitividade da Turismo Nacional às vésperas da decisão Sprint

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rodolpho Siqueira
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos
  • Imprimir

O campeonato entregou muitas grandes disputas nas pistas do Brasil em 2024 (Rafael Gagliano/Vicar) O campeonato entregou muitas grandes disputas nas pistas do Brasil em 2024 (Rafael Gagliano/Vicar)

Placares quase iguais em número de vitórias e empate quíntuplo em poles revelam as facetas de um campeonato equilibrado e imprevisível na trilha das etapas que vão decretar os futuros campeões de 2024

A Turismo Nacional está na reta final da oitava temporada da sua história. Ao longo deste calendário, a categoria dos carros que você dirige já realizou seis etapas e 31 corridas, sendo 30 Sprint e uma Endurance. Agora, a caminho das decisões do campeonato de 2024, restam duas rodadas: entre 22 e 24 de novembro com a final Sprint, em Goiânia; e a última prova do ano com a decisão Endurance e Overall, em Interlagos, no mês de dezembro.

A chegada de novos nomes à Turismo Nacional, muitos atraídos pela escala evolutiva promovida pela Vicar e pelo sonho de fazer da categoria um trampolim para chegar um dia à Stock Car elevou ainda mais o nível técnico do grid, tanto na categoria A como também na classe B. E esse patamar crescente é refletido nas estatísticas aferidas que evidenciam um incrível equilíbrio de forças.

Disputa parelha — Com 14 pilotos em condições matemáticas de buscar o título Sprint neste fim de semana, a categoria A registrou números impressionantes durante a temporada. Em cinco etapas das provas de curta duração, foram cinco poles diferentes: Rafa Reis, Arthur Scherer, Juninho Berlanda, Enzo Gianfratti e Ernani Kuhn. E nove competidores distintos saíram com vitórias até agora.

Há quase um empate no quesito de triunfos nesta reta final do campeonato. Tricampeão, Juninho Berlanda venceu oito corridas Sprint, contra sete do líder da temporada, Rafa Reis, e de Ernani Kuhn, terceiro colocado. Também viram a bandeira quadriculada na frente, em duas oportunidades, Pedro Bürger e Gui Sirtoli — que protagonizou incrível chegada no desfecho da etapa de Cascavel. Luti Soares, Fabiano Cardoso, Marcus Índio e Arthur Scherer também visitaram o topo do pódio.

Outra faceta deste equilíbrio está na quantidade de presenças entre os cinco primeiros que cada piloto ou dupla aferiu na temporada. Rafa Reis e o experiente Pablo Alves estão empatados na liderança desta estatística, com 20 top-5 para cada, seguidos por outros dois concorrentes diretos aos títulos Sprint e Overall, Juninho Berlanda (19) e Ernani Kuhn (18). Arthur Scherer (14) e a dupla formada por Enzo Gianfratti e Marcus Índio (10) vêm na sequência.

Decisiva, a etapa de Goiânia terá distribuição em dobro de pontos, de modo que 255 tentos estarão em jogo na rodada final do campeonato Sprint. A diferença do primeiro colocado na tabela, Rafa Reis, para o quinto, Arthur Scherer, é de 85 pontos, o que deflagra cenário bastante apertado na luta pelo título. Vice-líder, Juninho Berlanda está somente 15 pontos atrás de Reis. Ernani Kuhn também está bem próximo da ponta da tabela (39 pontos), tal qual Pablo Alves (68).

Duelo de protagonistas — Se a competição na categoria A trouxe novos players, a divisão B tem dois pilotos que, desde o início, se destacaram na batalha pelo título. Em grande duelo de gerações, o experiente carioca — porém estreante na TN — Daniel Nino e o jovem gaúcho João Cardoso se alternaram na liderança do campeonato Sprint e Overall e chegam à decisão das corridas de curta duração praticamente empatados.

A única estatística em que há disparidade de forças é em poles: João Cardoso largou quatro vezes na frente na B. Revelação do campeonato, Augusto Sangalli, de apenas 17 anos, conquistou a posição de honra do grid em uma oportunidade.

Cardoso foi quem mais venceu na B até agora, com 13 triunfos, um a mais que Daniel Nino. Sangalli chegou na frente em cinco oportunidades, sendo uma delas na classificação geral, feito alcançado no Velopark, em setembro. Mas Nino terminou quase todas as provas do campeonato Sprint no top-5, 29. Por sua vez, o Chevrolet New Onix #109 pilotado por João Cardoso terminou entre os cinco primeiros em 27 corridas, levando em conta que nas duas primeiras etapas o piloto formou dupla com o conterrâneo Pedro Pinheiro.

Com números tão parelhos, a disputa pelo campeonato não poderia ser diferente. Daniel Nino chega à decisão Sprint com 458 pontos somados, apenas quatro de frente para o adversário. Sangalli, José Neto e Victor Manzini são os concorrentes que vão acelerar em Goiânia com chances matemáticas de buscar a taça de campeão na categoria B.

A seguir, confira os números atualizados das principais estatísticas de performance da temporada 2024 da Turismo Nacional.

Categoria A
Campeonato Sprint
Poles
Rafael Reis, Arthur Scherer, Juninho Berlanda, Enzo Gianfratti e Ernani Kuhn: 1

Vitórias
Juninho Berlanda, 8
Rafa Reis e Ernani Kuhn: 7
Pedro Bürger e Gui Sirtoli: 2
Luti Soares, Fabiano Cardoso, Marcus Índio e Arthur Scherer: 1

Presenças no top-5
Rafael Reis e Pablo Alves: 20
Juninho Berlanda: 19
Ernani Kuhn: 18
Arthur Scherer: 14
Enzo Gianfratti/Marcus Índio: 10
Bernardo Cardoso: 9
Pedro Bürger: 8
Thiago Tambasco/Fabiano Cardoso: 7
Gui Sirtoli/Rodrigo Elger: 6
Luti Soares: 4
Ewerson Dias/Leandro Reis, Célio Vinícius/Bernardo Cardoso, Thiago Tambasco, Augusto Freitas, Gui Sirtoli/Rafael Velho e João Bortoluzzi: 2
Lindolfo Jr./Tiago Takagi, Edu de Paula e Edson do Valle/Jairo Andrade: 1

Categoria B
Campeonato Sprint
Poles
João Cardoso: 4
Augusto Sangalli: 1

Vitórias
João Cardoso: 13
Daniel Nino: 12
Augusto Sangalli: 5

Presenças no top-5
Daniel Nino: 29
José Neto (Rookie) e Augusto Sangalli (Rookie): 17
Augusto Sangalli (Rookie): 17
João Cardoso e Victor Manzini (Rookie): 15**
Victor Manzini (Rookie), 15
João Cardoso/Pedro Pinheiro: 12*
Junior Helte: 10
Rafael de Paula e Guilherme de Bellis (Rookie): 9
Dudu Moratelli/Thiago Guinzelli: 5
Josias Esmerio: 4
Rafael Manzini: 3
Felipe Pedrosa (Rookie) e Américo Lanzoni: 2
João Americo/Bruna Dias, 1
* Dupla correu junto nas etapas de Interlagos (1ª Sprint) e Cascavel
** João Cardoso correu sozinho nas etapas de Interlagos, Velocitta e Velopark (3ª, 4ª e 5ª Sprint)

Os candidatos ao título Sprint
Categoria A
1º - Rafael Reis, 393 pontos
2º - Juninho Berlanda, 378
3º - Ernani Kuhn, 354
4º - Pablo Alves, 325
5º - Arthur Scherer, 308
6º - Pedro Bürger, 272
7º - Guilherme Sirtoli, 267
8º - Rodrigo Elger, 232
9º - Luti Soares, 227
10º - Thiago Tambasco, 208
11º - Enzo Gianfratti/Marcus Índio, 207
12º - Bernardo Cardoso, 192
13º - Fabiano Cardoso, 152
14º - Junior Niju, 144

Categoria B
1º - Daniel Nino, 458 pontos
2º - João Cardoso, 454
3º - Augusto Sangalli, 350
4º - José Neto, 308
5º - Victor Manzini, 298

Categoria Rookie B
1º - Augusto Sangalli, 421 pontos
2º - José Neto, 418
3º - Victor Manzini, 392
4º - Guilherme de Bellis, 195

Categoria Sênior A
1º - Rogério Santos, 273 pontos
2º - Beto Pontes, 270
3º - Roger Sandoval, 124

Programação em Goiânia
Sexta-feira, 22 de novembro
08:20 – Stock Car Pro Series – Shakedown Volta Rápida
08:40 – Turismo Nacional – Treino Livre 1
09:20 – Stock Car Pro Series – Shakedown
10:05 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 1
10:55 – Turismo Nacional – Treino Livre 2
11:35 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 1
13:20 – BRB Fórmula 4 Brasil – Treino Livre 2
14:10 – Turismo Nacional – Treino Livre 3
15:00 – Stock Car Pro Series – Treino Livre 2
16:20 – BRB Fórmula 4 Brasil – Classificação
16:50 – Turismo Nacional – Classificação

Sábado, 23 de novembro
08:35 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)
09:30 – Stock Car Pro Series – Classificação
10:40 – Turismo Nacional – Corrida 1 (15 minutos + 1 volta)
11:05 – Turismo Nacional – Corrida 2 (15 minutos + 1 volta)
12:10 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 2 (20 minutos + 1 volta)
13:00 – Visitação aos Boxes
14:30 – Stock Car Pro Series – Corrida Sprint (30 minutos + 1 volta)
15:50 – Turismo Nacional – Corrida 3 (15 minutos + 1 volta)
16:15 – Turismo Nacional – Corrida 4 (15 minutos + 1 volta)

Domingo, 24 de novembro
08:25 – BRB Fórmula 4 Brasil – Corrida 3 (30 minutos + 1 volta)
09:40 – Turismo Nacional – Corrida 5 (20 minutos + 1 volta)
10:20 – Visitação aos Boxes
12:15 – Stock Car Pro Series – Corrida Principal (50 minutos + 1 volta)
14:00 – Turismo Nacional – Corrida 6 (20 minutos + 1 volta)


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar