Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Volvo Car Brasil
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Do seu carro para a nuvem: Volvo Cars amplia parceria com NVIDIA

Montadora sueca anuncia maior presença de tecnologia junto da empresa líder mundial do segmento de computação de inteligência

A Volvo Car sempre desenvolve tecnologia voltada para a melhor experiência humana em seus produtos e serviços. Não é algo feito apenas pelo lado tecnológico em si. Isso agrega ainda mais valor ao cliente - dentro e fora do veículo - bem como torna os carros mais seguros, a vida melhor e sempre de olho na segurança.

Os modelos da marca produzidos com software de última geração são uma parte fundamental desta ambição, reunindo segurança, conectividade e dados no mesmo produto. Existe um roteiro tecnológico que tem objetivo de alcançar um equilíbrio entre o desenvolvimento interno e parcerias inteligentes com líderes tecnológicos globais, para conseguir trabalhar com velocidade e com a tecnologia mais recente e de ponta.

O novo EX90 é o primeiro veículo da Volvo a ser verdadeiramente definido por software – é construído sobre uma arquitetura de computação centralizada, tornada possível através da parceria de longa data com a NVIDIA.

O sistema de computação principal do EX90 é alimentado por um sistema em um chip (SoC) NVIDIA DRIVE Orin que é capaz de mais de 250 trilhões de operações por segundo (TOPS). Este sistema de computação central orquestra tudo no carro: alimentar os recursos de aprendizagem profunda que sustentam nossos sistemas de segurança ativa e assistência à direção baseados em Inteligência Artificial; para ajudar a introduzir a condução autônoma segura no futuro e oferecer a melhor experiência do cliente.

Para ajudar a liberar todo o potencial dos carros, estamos levando nossa colaboração com a NVIDIA para o próximo nível. Ainda nesta década, apresentaremos carros construídos no NVIDIA DRIVE Thor, que é capaz de até 1.000 TOPs. Isso representa quatro vezes mais operações por segundo do que um SoC DRIVE Orin, ao mesmo tempo que oferece sete vezes maior eficiência energética.

A integração do NVIDIA DRIVE Thor ajudará a preparar ainda mais a próxima geração de carros Volvo para o futuro. O DRIVE Thor, que integra a arquitetura de GPU NVIDIA Blackwell, permitirá implantar recursos de segurança e assistência à direção ainda mais avançados, desenvolver a direção autônoma, além de introduzir recursos generativos baseados em IA e experiências no carro

“Com o NVIDIA DRIVE Thor em nossos carros do futuro, nosso software desenvolvido internamente se torna mais escalonável em toda a nossa linha de produtos, o que nos ajudará a continuar a melhorar a segurança em nossos carros, oferecer as melhores experiências ao cliente, reduzir nossos custos produção e aumentar nossas margens”, afirma Jim Rowan, CEO da Volvo Cars.

Para explorar ainda mais o potencial da inteligência artificial, a Volvo Cars, através da Zenseact – sua empresa de software de propriedade integral – também utilizará os sistemas NVIDIA DGX – uma plataforma de supercomputação de IA otimizada para grandes cargas de trabalho – para ajudar a desenvolver uma condução autônoma segura.

Os sistemas DGX para treinamento de modelos de IA serão usados ​​antes da implantação nos futuros carros da marca que estarão nas ruas. Com o poder da plataforma NVIDIA DGX – utilizando sua infraestrutura de inteligência artificial desenvolvida especificamente e sistema de software otimizado – é possível aumentar a eficiência do treinamento de modelos de IA atuais e futuros.

A colaboração de longa data com a NVIDIA e o uso da plataforma NVIDIA DRIVE comprovada em produção, permitiu à Volvo Cars explorar e aplicar ainda mais o profundo conhecimento de segurança à medida que grandes modelos de inteligência artificial foram inseridos. Estes modelos são utilizados para ajudar os modelos da montadora sueca a compreender ainda melhor o mundo que os rodeia, tudo com o objetivo de melhorar ainda mais a segurança e a conveniência dos carros e desenvolver a condução autónoma.

“O supercomputador NVIDIA DGX AI irá turbinar nossos recursos de treinamento em IA, tornando este data center interno de treinamento em IA um dos maiores dos países nórdicos”, diz Anders Bell, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Volvo Cars. “Ao aproveitar a tecnologia NVIDIA e configurar o data center, podemos abrir um caminho rápido para uma IA de alto desempenho, ajudando, em última análise, a tornar nossos produtos mais seguros e melhores.”

Sobre a Volvo Car Brasil - A Volvo conta com cinco modelos em seu portfólio no Brasil. O EX30, novo SUV elétrico compacto que é o modelo mais acessível da marca sueca, surgiu para mudar padrões. Além de carregar todos os padrões de requinte, tecnologia e segurança da montadora, amplia a presença da fabricante para segmentos mais volumosos. Com preços competitivos, é a nova porta de entrada para clientes acessarem o universo premium e elétrico.

O ano de 2023 foi o melhor da história da empresa, no mercado brasileiro, em número de vendas de carros, com mais de 8.600 veículos emplacados e um crescimento de 65% em relação a 2022.

O Volvo XC40 foi o carro elétrico mais vendido do país, representando 36,1% das vendas de elétricos no mercado Premium. Outro grande ícone da marca, o Volvo XC60, segue liderando as vendas de híbridos na categoria Premium, com mais de 4.627 veículos emplacados em 2023 e representou mais de 35% das vendas na categoria.

A Volvo é, ainda, a empresa que mais investe em eletrificação no país, com um investimento superior a R$ 70 milhões para criar uma rede de mais de 100 eletropostos em todas as regiões do Brasil.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar