Brasil,

Para a primeira das cinco corridas na região Ásia-Pacífico, o número de pneus por composto foi aumentado e uma opção dianteira dura foi adicionada para a Moto2™

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Justi
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Após os dois GPs consecutivos realizados em Misano, na Itália, o Campeonato Mundial de Motovelocidade vai ao leste para o GP da Indonésia, programado para 27 a 29 de setembro na ilha de Lombok, no Circuito Internacional Pertamina Mandalika.

Para esta rodada, a Pirelli essencialmente confirma a alocação padrão de 2024 disponível para os pilotos de Moto2 e Moto3™, com algumas pequenas mudanças. Em ambas as classes, as quantidades de pneus para cada composto aumentam. Além disso, para a Moto2 também há uma solução de composto SC3 duro na dianteira.

Interface gráfica do usuário, Texto Descrição gerada automaticamente com confiança média

Um longo sprint final da temporada na Ásia-Pacífico começa com a Indonésia

“O GP da Indonésia dá início a uma longa série de corridas na região da Ásia-Pacífico que nos verá engajados por um mês e meio consecutivo. Um grande comprometimento do ponto de vista logístico, para o manuseio das motocicletas, pneus e todo o material necessário para as corridas, bem como humano, para as pessoas que trabalham no paddock. Já corremos em Mandalika, na ilha de Lombok, com os pilotos do World Superbike nas últimas três temporadas, então é um circuito que conhecemos bem e temos muitas informações e referências para nos basear. Do ponto de vista técnico, o desempenho dos pneus pode ser muito influenciado pelas temperaturas do asfalto: quando estão mais baixas, é possível notar grande esforços em ambos os eixos, especialmente na linha do traçado, enquanto com temperaturas mais altas o fenômeno tende a desaparecer. Em geral, no entanto, é uma pista que exige mais a dianteira do que a traseira, razão pela qual, para a Moto2, decidimos adicionar um composto dianteiro duro, o SC3, à alocação, útil caso as temperaturas sejam mais baixas, enquanto no calor o SC1 macio deve ser favorecido. Quanto à traseira, nas corridas do WorldSBK no passado, a solução SC0 macia foi de longe a mais utilizada e com excelentes resultados de desempenho; portanto, esperamos que o mesmo aconteça na Moto2, enquanto a Moto3 poderá se concentrar na SC1 como uma solução mais macia se as condições permitirem. Depois, iremos diretamente para o Japão e, após uma semana de pausa, haverá a sequência final com Austrália, Tailândia e Malásia antes da grande final em Valência.”

Texto Descrição gerada automaticamente

· Mais pneus de cada composto: Comparado à alocação padrão desta temporada para cada piloto, em ambas as classes o número de pneus por composto aumenta em pelo menos uma unidade, em alguns casos em duas. Na Moto2, tanto o SC0 (macio) e o SC1 (médio) traseiros quanto o SC1 (macio) e o SC2 (médio) dianteiros vão de 6 para 8 unidades cada, além dos 4 pneus adicionais em composto duro SC3 para a dianteira. Em termos de regulamentação, tendo uma solução frontal extra, os pilotos poderão utilizar até 9 pneus dianteiros (em vez de 8) e o mesmo número de pneus traseiros durante o fim de semana, para um total de 18 pneus. Na Moto3, há 7 dianteiros para cada um dos dois compostos (SC1 e SC2) em vez de 6, e os traseiros também aumentam em uma unidade de 6 para 7. O número de pneus que podem ser utilizados durante o fim de semana por cada piloto permanece inalterado, 8 dianteiros e 9 traseiros.

· Um circuito exótico: Com 4.300 metros de extensão, o Circuito Internacional Pertamina Mandalika está localizado na costa sul da ilha de Lombok, na Indonésia, e fica a poucos metros do mar. Ele apresenta um total de 17 curvas, 6 à direita e 11 à esquerda, com a reta mais longa medindo 723 metros. É um dos circuitos mais novos do calendário, sendo na verdade construído em 2021 e depois recapeado em 2022 para também melhorar a drenagem em caso de chuva. Esta é a terceira vez que ele recebe o Campeonato Mundial.

· Temperaturas: Nesta época do ano, o clima é bastante quente e úmido, com temperaturas máximas do ar oscilando em torno de 30 graus. Como resultado, as temperaturas do asfalto costumam ser muito altas, especialmente nas horas mais quentes do dia. No ano passado, por exemplo, as corridas de Moto2 e Moto3 foram realizadas com temperatura do asfalto de 60º Celsius.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar