Kia e The Ocean Cleanup celebram conquistas de parceria e mapeiam futuro para limpeza da Grande Mancha de Lixo do Pacífico

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Koichiro Matsuo
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

- O apoio contínuo da Kia permitiu a remoção de mais de 450 toneladas de plástico da Grande Mancha de Lixo do Pacífico.

- A parceria com a The Ocean Cleanup está alinhada com a transformação estratégica da Kia para ser provedora de soluções de mobilidade sustentável.

A Kia Corporation e a parceira global The Ocean Cleanup celebraram um marco significativo em sua estratégia conjunta para combater a poluição plástica nos oceanos do mundo. Retornando simbolicamente ao porto de São Francisco, de onde o navio Sistema 001 de primeira geração embarcou em sua viagem inaugural há seis anos, o atual Sistema 03 da The Ocean Cleanup completou uma jornada significativa.

Desde o estabelecimento da parceria em 2022, o apoio da Kia ajudou a The Ocean Cleanup a remover mais de 450 toneladas de plástico do maior acúmulo de resíduos flutuantes do mundo – a Grande Mancha de Lixo do Pacífico (GMLP) – que tem uma área de superfície estimada em 1,6 milhão de quilômetros quadrados.

Em um passo significativo para cumprir sua missão de livrar os oceanos do mundo do plástico, a The Ocean Cleanup anunciou um cronograma claro para limpar a GMLP. Embora os dados coletados durante as operações desta temporada sugiram que a GMLP poderia ser limpa dentro de 10 anos graças às melhorias tecnológicas identificadas, a ONG global está ultrapassando os limites e pretende reduzir pela metade o tempo necessário para limpar a GMLP para cinco anos.

Charles Ryu, vice-presidente sênior e chefe da divisão global de marca e CX da Kia Corporation, disse: "Todos nós da Kia estendemos nossos mais calorosos parabéns à equipe da The Ocean Cleanup por sua dedicação contínua e trabalho árduo como a única organização que combate ativamente a poluição plástica na GMLP. Estamos honrados em ser um dos principais apoiadores de suas atividades de limpeza do oceano e esperamos um capítulo ainda mais ambicioso de nossa parceria, à medida que o Sistema 03 e as operações são aprimorados para encurtar o cronograma de limpeza."

Em 2025, a The Ocean Cleanup se concentrará na implantação de uma nova iniciativa de busca de “hotspots”, projetada para mapear as áreas de intenso acúmulo de plástico na GMLP, para aumentar o impacto de futuras extrações.

"A The Ocean Cleanup é uma organização internacional sem fins lucrativos e nossas operações dependem de nossas incríveis parcerias", disse Boyan Slat, fundador e CEO da The Ocean Cleanup. "Nossa parceria com a Kia está estabelecendo um novo padrão de como as organizações podem impulsionar mudanças reais. Juntos, estamos provando que a inovação e o comprometimento podem livrar os oceanos do plástico e inspirar outros a seguir o exemplo. Os produtos nascidos dessa colaboração simbolizarão nosso progresso compartilhado e o impacto tangível de soluções sustentáveis."

Nos últimos dois anos e meio, a Kia e a The Ocean Cleanup trabalharam juntas para reduzir a poluição plástica. Nos primeiros seis anos de operação, a The Ocean Cleanup executou 23 viagens operacionais e completou mais de 100 missões de extração de plástico. Esses esforços removeram mais de 450 toneladas de lixo, abarcando aproximadamente 0,5% da poluição plástica flutuante na GMLP.

Como parte da visão colaborativa para criar um sistema circular de recursos para o plástico oceânico, a Kia e a The Ocean Cleanup têm trabalhado em conjunto para encontrar novas maneiras de transformar resíduos plásticos extraídos da GMLP em produtos duráveis e úteis. O primeiro item desta iniciativa, um acessório automotivo para o Kia EV3, será lançado no quarto trimestre deste ano.

A Kia também vem integrando outros plásticos reciclados e materiais ecológicos em seus modelos mais recentes. Isso inclui o principal SUV totalmente elétrico da Kia, o EV9, que utiliza redes de pesca recicladas em seu carpete interno e garrafas plásticas recicladas no tecido do assento. O EV6 também possui tecido e tapetes feitos de plásticos reciclados.

Para apoiar sua visão mais ampla de se tornar pioneira em mobilidade sustentável, a Kia tem como meta usar 20% de plásticos reciclados em seus veículos até 2030.

Sobre a Kia - A Kia é uma marca de mobilidade global com a visão de criar soluções de mobilidade sustentável para consumidores, comunidades e sociedades em todo o mundo. Fundada em 1944, a Kia fornece soluções de mobilidade há mais de 75 anos. Com 52.000 funcionários em todo o mundo, presença em mais de 190 mercados e fábricas em seis países, a empresa comercializa cerca de três milhões de veículos por ano.

No Brasil, a Kia está presente desde 1992 por meio da distribuição do Grupo Gandini, que já comercializou cerca de 450 mil veículos da marca no país e conta atualmente com cerca de 70 concessionárias em todo o território nacional.

A Kia está liderando a popularização de veículos híbridos e elétricos e desenvolvendo uma gama crescente de serviços de mobilidade, incentivando milhões de pessoas em todo o mundo a explorar as melhores maneiras de se locomover. O slogan da marca ‘Movement that inspires’ reflete o compromisso da Kia de inspirar os consumidores por meio de seus produtos e serviços.