Os benefícios tecnológicos na rotina do transportador rodoviário de carga

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Denise dal Farra
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Divulgação: Banco de imagens (Freepik) Divulgação: Banco de imagens (Freepik)

No dia 17 de setembro comemora-se o dia dos responsáveis por mais da metade das cargas transportadas no país

O transporte rodoviário é responsável por quase 65% de cargas movimentadas no Brasil, sendo o principal meio de transporte de mercadorias e a maior fatia dos US$ 640 bilhões previstos que o setor logístico brasileiro deve movimentar em 2024, segundo a Mordor Intelligence. E todo esse setor é movimentado por quem está todos os dias nas estradas: cerca de 1,9 milhão de transportadores rodoviários de carga.

No dia 17 de setembro comemora-se o dia destes profissionais e, nesta data, reflexões sobre como a tecnologia impacta positivamente a rotina dos caminhoneiros e como podem ser aperfeiçoadas, são feitas. Os benefícios começam já no maior controle e eficiência nas operações, otimizando rotas com base em dados em tempo real, identificando pontos de tráfego mais intensos e criando caminhos alternativos, o que reduz custos e melhora a pontualidade. Além disso, o uso de análise preditiva ajuda a antecipar e mitigar problemas em trechos críticos, garantindo mais agilidade e menos interrupções nas entregas, o que é indispensável no país, pois cerca de 60% das rodovias brasileiras são consideradas em condições precárias ou ruins, segundo estudo da Confederação Nacional do Transporte (CNT).

“A tecnologia trouxe avanços que impactam diretamente o nosso dia a dia nas estradas. Por exemplo, hoje contamos com sistemas de roteirização inteligente que nos ajudam a planejar melhor as rotas, evitando engarrafamentos e estradas em más condições, o que torna as viagens mais rápidas e seguras. Além disso, a visibilidade proporcionada por plataformas de rastreamento em tempo real facilita a comunicação com os clientes e a empresa, dando mais transparência e previsibilidade ao serviço” afirma Moises Ramos, motorista da Pegaki.

O rastreamento em tempo real permite inclusive identificar e evitar áreas de risco, como regiões com alto índice de furtos. Em um país onde somente em 2023, foram registrados mais de 14 mil roubos de carga, conforme dados da NTC&Logística, é indiscutível a maior segurança que a tecnologia proporciona aos motoristas. E esse rastreamento já é possível também em áreas sem sinal, onde soluções offline podem coletar dados e transmiti-los assim que o veículo entrar em uma zona com cobertura, garantindo visibilidade mesmo em regiões remotas.

“Como empresa atuante no setor, quando pensamos em otimização dos processos para entregar mais qualidade ao cliente e consumidor final, nossas melhorias sempre impactam quem está na ponta final da logística: o caminhoneiro e caminhoneira. Eles sustentam toda a cadeia e, se possuem uma maior qualidade diária em sua função, consequentemente melhores entregas são feitas aos brasileiros” afirma Luiz Ribeiro, VP de Vendas e Alianças do Grupo Intelipost.

Por último, com os olhos das empresas também voltados ao ESG, quando colocado em prática, ele promove sustentabilidade, com monitoramento de emissões, frota elétrica, e conformidade regulatória, além de garantir segurança e bem-estar dos motoristas. Essa combinação torna o transporte mais eficiente, seguro, responsável ambientalmente e moderno.

Sobre a Intelipost

A Intelipost é líder em inteligência logística, oferecendo uma plataforma completa que garante mais controle e agilidade nos processos logísticos para que as empresas possam proporcionar uma experiência de entrega perfeita aos seus clientes. Com soluções para e-commerces, varejistas, marketplaces e operadores logísticos, a Intelipost impacta na criação de novas estratégias de negócio com precisão e segurança, transformando o jeito de fazer logística e tornando a experiência de entrega perfeita uma realidade.