Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Justi
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Pirelli estreia um novo pneu macio traseiro para a Moto2™ em Misano

No GP de San Marino e da Riviera de Rimini, um novo SC0 traseiro para a Moto2 e mais pneus para ambas as classes do que a alocação padrão

Após o GP de Aragón no último fim de semana, a Pirelli e os pilotos dos Campeonatos Mundiais de Moto2 e Moto3™ estão de volta à pista imediatamente para o GP de San Marino e da Riviera de Rimini, a primeira das duas etapas programadas no Circuito Mundial de Misano Marco Simoncelli, na Itália.

E para os pilotos da Moto2 haverá uma novidade quanto aos pneus: a Pirelli decidiu introduzir um novo pneu de desenvolvimento SC0 (macio) traseiro, que nesta ocasião substituirá o SC1 (médio) normalmente fornecido na alocação padrão. Portanto, na traseira, os pilotos da Moto2 terão dois pneus de composto macio, com a nova especificação D0640 apresentando um composto com desempenho melhorado em comparação com a solução padrão.

Ao mesmo tempo, novamente em comparação com a alocação padrão, as quantidades de pneus por piloto aumentam: os pneus dianteiros na Moto2 vão de 6 de cada composto para 8, enquanto na Moto3 as duas opções dianteiras e as duas traseiras aumentam em uma unidade em comparação com a alocação padrão.

Interface gráfica do usuário, Texto Descrição gerada automaticamente com confiança média

Um novo desenvolvimento SC0 para a Moto2, para continuar a melhorar

“Até agora, o pneu traseiro macio SC0 tem sido de longe a escolha preferida dos pilotos da Moto2 ao longo da temporada, o mais utilizado tanto em sessões de treinos quanto na corrida, confirmando-se como um pneu extremamente competitivo e versátil. Apesar dos excelentes resultados, nosso trabalho de desenvolvimento nunca para, e é por isso que decidimos trazer uma evolução do macio ao introduzir, em vez do SC1 padrão, uma versão de desenvolvimento do SC0, a especificação D0640, que graças a um novo composto deve oferecer mais aprimoramentos em comparação com o desempenho já excelente do macio padrão. Misano é o circuito ideal para fazer isso porque esperamos temperaturas bastante altas e, portanto, o SC1 traseiro, mais adequado para baixas temperaturas e outros circuitos, certamente não teria sido utilizado. Desta forma, no entanto, os pilotos terão duas opções disponíveis, ambas válidas, e poderemos ver uma comparação direta entre o SC0 padrão e o de desenvolvimento. Também decidimos aumentar o número de pneus dianteiros alocados para a Moto2 e pneus dianteiros e traseiros para a Moto3, para atender às necessidades das equipes e ajudá-las a configurar a moto durante o fim de semana. Gostaria de lembrar que mais pneus alocados não significa que os pilotos poderão utilizar mais pneus durante o fim de semana pelo regulamento, mas simplesmente que, se desejarem, poderão utilizar pneus do mesmo composto em todas as sessões e na corrida, tendo uma quantidade suficiente para poder fazer isso sem necessariamente precisar usar o segundo composto na alocação também. O GP de San Marino e da Riviera de Rimini será a primeira de duas corridas que serão realizadas no mesmo circuito; portanto, o trabalho que os técnicos e pilotos farão será válido para os dois, se as condições da pista e do clima permanecerem inalteradas.”

Texto Descrição gerada automaticamente

· Alocação dedicada: em termos de especificações, SC1 (macio) e SC2 (médio), as opções para a Moto2 não mudam da alocação padrão por piloto; no entanto, as quantidades aumentam de 6 para 8 pneus para cada opção. A mesma quantidade (8) está disponível para as duas unidades de SC0 (macio) traseiras, a padrão e a especificação de desenvolvimento D0640. Cada piloto de Moto3 poderá escolher entre 7 peças de SC1 (macio) e o mesmo número de SC2 (médio) para a frente, para serem combinadas com SC1 (macio) ou SC2 (médio) na traseira, ambos oferecidos como 8 unidades. Neste caso, em comparação com a alocação padrão, todas as opções estão aumentadas em um pneu. Em caso de chuva, haverá a solução para pista molhada DIABLO Rain no composto SCR1 para ambas as classes, tanto para a dianteira (5 peças) quanto para a traseira (6 peças).

· Alocação VS utilização máxima: a Alocação é o número de pneus para cada composto que a Pirelli disponibiliza para cada piloto durante todo o fim de semana, mas isso não significa que os pilotos podem usar todos esses pneus. Na verdade, de acordo com o regulamento, cada piloto - em ambas as classes - pode utilizar um número máximo de pneus slick durante o fim de semana: 8 dianteiros e 9 traseiros, para um total de 17. Este limite se aplica no caso da alocação padrão, ou seja, quando há duas opções de compostos para a frente e o mesmo número para a traseira. Somente se houver um terceiro composto, para a frente, a traseira, ou ambos os eixos, o limite aumenta em uma unidade para cada eixo em questão. No GP de San Marino e da Riviera de Rimini, ainda há duas opções para cada eixo em ambas as classes, embora a Pirelli tenha aumentado as quantidades disponíveis para cada uma dessas opções; portanto, o número máximo de pneus que podem ser utilizados por cada piloto permanece inalterado. Cda piloto pode escolher as combinações de compostos que considera mais adequadas e, neste caso, a maior disponibilidade de pneus para cada composto oferecido pela Pirelli permite que eles se concentrem em sua opção preferida sem se preocupar com a quantidade disponível.

· Uma pista variada: o Circuito Mundial de Misano "Marco Simoncelli" tem 4.226 metros de extensão, com uma largura de 12 metros e uma reta de 430 metros. A pista tem 16 curvas, das quais 10 são para a direita e 6 para a esquerda. Entre as mais exigentes, que requerem frenagem decisiva e grande estabilidade da dianteira para tentar a ultrapassagem, destacam-se a curva 1, a curva 8 e a curva 16. Esta última apresenta um desafio adicional: após uma série de curvas para a direita, você muda repentinamente para uma à esquerda, tornando crucial o gerenciamento da temperatura dos pneus. A primeira parte do circuito, até a curva 6, é caracterizada por curvas enfrentadas em baixa velocidade e com ângulos de inclinação acentuados, onde a aderência do ombro do pneu se torna fundamental. Das curvas 8 a 12, a pista se abre em uma série de curvas rápidas e marcadas, que testam a capacidade dos pilotos de aproveitar ao máximo o desempenho dos pneus.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar