Ônibus elétrico fabricado pela Mercedes-Benz do Brasil chega ao mercado argentino

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa Mercedes-Benz
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação

- Novidade representa a entrada da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina na era da eletromobilidade no país

- Totalmente desenvolvido e produzido pela Mercedes-Benz do Brasil, o eO500U, ônibus urbano elétrico a baterias, integra o portfólio da Daimler Buses para o Brasil e a América Latina
- Empresa dará apoio aos clientes na transição para os veículos elétricos

A Mercedes-Benz do Brasil dá mais um importante passo no rumo da eletromobilidade em veículos comerciais na América Latina. O modelo eO500U, primeiro chassi de ônibus elétrico a baterias desenvolvido e produzido pela Empresa em sua fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, chega ao mercado argentino.

Com esse lançamento, a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina, subsidiária da Daimler Truck, também ingressa na era da eletromobilidade em seu país. O eO500U atende assim à crescente demanda por transporte urbano sustentável, unindo eficiência e segurança. A Companhia alemã pretende liderar a transformação em direção à sustentabilidade e enfrentar os desafios do futuro por meio da visão de zero emissões e os veículos elétricos são parte desse compromisso.

Na sede do Centro de Treinamento Mercedes-Benz em Tortuguitas, na Província de Buenos Aires, foi realizado no início de julho um evento de apresentação do veículo com a presença do Secretário de Transportes da Nação, Dr. Franco Mogetta, que comentou: “Comemoramos e valorizamos o anúncio feito pela Mercedes- Benz Caminhões e Ônibus, o que para nós é muito importante. Vamos acompanhá-los e eliminar todo tipo de obstáculos e regulamentações excessivas para que o setor possa se desenvolver da melhor forma. É um desafio e tanto, mas já estamos trabalhando nisso, contemplando esse tipo de veículo para que a regulamentação permita a utilização desses elétricos que a empresa está lançando”.

A combinação de tecnologia avançada e design inovador do ônibus elétrico da marca garante sua preparação para enfrentar os desafios do transporte urbano moderno, proporcionando uma solução sustentável e confiável para as cidades do futuro. Sebastián Gysin, Diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz Argentina, sublinha a importância deste avanço: “O chassi do ônibus elétrico é um marco, o início de uma transformação rumo à visão de emissões zero. Concentramos todos os nossos esforços no desenvolvimento da mobilidade elétrica para enfrentar os desafios do amanhã”.

Ônibus elétrico eO500U já circula pelas ruas de São Paulo

Totalmente desenvolvido no Brasil, o eO500U já é uma realidade na produção e nas vendas no País e passará a ser em outros mercados da América Latina, como a vizinha Argentina. “Até dezembro do ano passado, produzimos 50 unidades do modelo para a cidade de São Paulo e, este ano, as entregas continuam na capital. Ou seja, nosso ônibus elétrico está cada dia mais presente nas vias e no sistema de transporte coletivo urbano da capital paulista, que é referência para outras metrópoles”, afirma Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

“Este moderno veículo especialmente indicado para centros urbanos, que segue a tendência mundial da eletromobilidade, foi desenvolvido para o Brasil e para a América Latina, passando a fazer parte do portfólio mundial multissoluções da Daimler Buses para os clientes”, destaca Achim Puchert. “Seus benefícios para o meio ambiente e a sociedade são notáveis: zero emissão de carbono, zero poluição do ar, totalmente silencioso e com menores custos durante todo o ciclo de vida do veículo, em alinhamento com a estratégia global de práticas de ESG da Daimler Buses”.

Autonomia de 250 quilômetros

O chassi eO500U apresentado na Argentina é o mesmo modelo vendido em São Paulo e possui cinco módulos de bateria que proporcionam autonomia de 250 quilômetros, atendendo a todas as necessidades do transporte urbano. O sistema de carregamento da bateria é plug-in e o tempo de carga total é de três horas, utilizando o mesmo padrão tecnológico dos ônibus elétricos Mercedes-Benz eCitaro na Europa.

O eO500U vem equipado com dois motores elétricos integrados ao eixo traseiro, freio eletrônico EBS e sistema de regeneração de energia que funciona mesmo durante a recarga parcial das baterias com o veículo em movimento. Isso garante uma experiência de condução suave, confortável e silenciosa, além de oferecer um controle ideal ao motorista por meio de um painel de instrumentos totalmente novo, que fornece informações detalhadas sobre o motor elétrico, baterias e sistemas eletrônicos.

O peso bruto total do veículo é de 21,2 toneladas, com capacidade para receber carroçarias de até 13,2 metros de comprimento. Além disso, sua suspensão independente do eixo dianteiro proporciona maior raio de giro, melhorando a manobrabilidade e o conforto.

O chassi elétrico eO500U se tornará um pilar essencial para a mobilidade sustentável nas cidades da região. É uma contribuição ativa para um ecossistema completo de eletromobilidade, reafirmando o compromisso da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus com a qualidade, a confiabilidade e um futuro sustentável.

Apoio aos clientes na transição para os veículos elétricos

“Juntamente com nossos clientes e parceiros, iremos construir as melhores oportunidades nesse novo cenário de transformações tecnológicas, o que demanda um novo olhar para o dia a dia da operação”, diz Achim Puchert. “Eles terão nossa total dedicação para esse momento em que vão adotar a nova tecnologia. Estaremos com os clientes em todo o novo ciclo do nosso veículo, afinal, eles também vão entrar nessa nova era conosco, sempre visando a eficiência tecnológica e de custos operacionais que irá garantir a viabilidade dessa solução para as empresas de transporte de passageiros”.

“Ao chegar aos mercados brasileiro e latino-americano, o eO500U atenderá às especificações de cada país. O segmento de ônibus urbano está totalmente sintonizado com as megatendências da mobilidade e da sustentabilidade ambiental. Temos muito orgulho em dizer que este é um produto da América Latina para o mundo. Com ele, nossa Empresa segue na vanguarda das inovações para o transporte e a mobilidade urbana”, ressalta Achim Puchert.

A Mercedes-Benz do Brasil, com apoio de seus representantes e outros parceiros na América Latina, dará suporte a todos que fazem parte do ecossistema da eletromobilidade, especialmente nesse momento inicial de transição do motor diesel para a tração elétrica. A Empresa conta com uma equipe de eMobility que centraliza todas as ações ligadas ao novo produto e ao novo segmento de mercado.

Mais do que lançar um novo produto, o chassi de ônibus elétrico representa um novo passo da Mercedes-Benz do Brasil na direção de um ecossistema que inclui também serviços exclusivos e dedicados aos veículos elétricos. A gama de serviços inclui uma consultoria especializada às empresas de ônibus e aos gestores do transporte coletivo urbano no que se refere ao funcionamento do veículo, infraestrutura de abastecimento de energia e de recarga das baterias e gestão de frota com ônibus elétricos.

Sobre a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina

Mercedes-Benz Camiones y Buses Argentina é a subsidiaria local da Daimler Truck AG, operando nos atuais moldes corporativos desde o final de 2021. Produz diferentes versões dos caminhões Accelo e Atego e os chassis de ônibus das linhas OH (motor traseiro) e OF (motor frontal) no Centro Industrial Juan Manuel Fangio localizado en Virrey del Pino, província de Buenos Aires. Nesta planta, também produz a linha REMAN, que oferece uma alternativa de produto remanufaturado com a mesma excelência e garantía das peças genuínas. A Mercedes-Benz Camiones y Buses Argentina possui também oficinas centrais en Munro, província de Buenos Aires, um Centro de Treinamento e uma unidade de negócios SelecTrucks localizadas na Zona Norte de la Província de Buenos Aires. Sua operação comercial inclui uma Rede de Concessionários con 45 pontos de atendimento ao cliente en todo o país. Nessa Rede, mais de 2.000 colaboradores trabalham para oferecer um serviço 360° com a excelência que caracteriza a marca Mercedes-Benz.

Perfil Institucional Mercedes-Benz do Brasil

Presente no País há 67 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e chassis de ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG), além da unidade de Peças e Serviços ao Cliente, Logística de Peças e Global Training no interior de São Paulo. Também foi pioneira no País na instalação das primeiras linhas 4.0 de caminhões, cabinas e chassis de ônibus. Em 2018, a Companhia lançou seu Campo de Provas, o maior do hemisfério sul para veículos comerciais. No ano seguinte, a Empresa lançou o Actros, o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País e em 2021, apresentou o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil, o chassi de ônibus urbano eO500U, que já teve suas entregas iniciadas na capital paulista, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Nos último anos, a empresa trouxe ao mercado o novo portfólio de caminhões e chassis de ônibus com a nova tecnologia BlueTec 6, que reduz em 80% as emissões de Óxidos de Nitrogênio e 50% de Material Particulado. A empresa também é precursora da tecnologia autônoma para caminhões em ambientes controlados, atuando em operações no campo e no carregamento automático em linhas de produção e centros de distribuição de fábricas.