Mais uma pole para Verstappen no Red Bull Ring

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Justi
  • SEGS.com.br - Categoria: Veículos

Mais uma pole para Verstappen no Red Bull Ring

Mais uma pole position em Classificação Sprint para Max Verstappen, sua oitava nas 15 vezes em que este formato foi utilizado. É também seu sexto triunfo consecutivo numa disputa por pole position no Red Bull Ring: o GP da Estíria de 2021, GP da Áustria de 2021 a 2023 e Classificação Sprint nos últimos dois anos. O piloto da Red Bull Racing foi o mais rápido em todas as três seções da classificação, com 1min04s686, seu melhor tempo no Q3. Juntando-se a ele no topo da tabela de tempos ficaram os dois pilotos da McLaren, com Lando Norris em segundo com 1min04s779 e Oscar Piastri em terceiro com 1min04s987. Esse trio foi o único a ultrapassar a barreira de 1min05s.

O DIA NA PISTA

O formato de fim de semana Sprint significa que a única sessão de treinos livres é particularmente importante para preparar os carros para a volta rápida, bem como para avaliar o comportamento dos pneus em um stint longo, e hoje não foi diferente. Durante o TL1, as temperaturas subiram consideravelmente, à medida que as nuvens gradualmente deram lugar aos raios de sol, com a pista subindo de 31 para 45ºC.

Todos os pilotos, com exceção de Lewis Hamilton, que usou apenas um conjunto de Duros, usaram dois compostos diferentes (sem contar a Aston Martin, que usou um conjunto de Médios e um de Duros): Mercedes, Ferrari, McLaren, Aston Martin e Alpine utilizaram Duros e Macios; Red Bull, Williams, Racing Bulls, Sauber e Haas usaram Médios e Macios.

Max Verstappen foi presenteado com o Prêmio Pirelli de Classificação Sprint por Verena Culka, uma fã sortuda escolhida pela promotora do GP da Áustria para aproveitar essa experiência exclusiva. Feito à mão na Itália, o troféu consiste em um quadrado de borracha natural com a certificação FSC™ colocada entre duas partes de vidro nos quais está gravado o traçado do Red Bull Ring e o logotipo do FSC™, uma árvore estilizada. A mesma borracha faz parte da matéria-prima utilizada na fabricação de todos os pneus Pirelli P Zero Formula 1, atendendo aos critérios de sustentabilidade ambiental e social definidos pela organização não governamental de gestão florestal.

SIMONE BERRA – ENGENHEIRO CHEFE

“No geral, foi uma sexta-feira bastante normal para um fim de semana Sprint, com as equipes nos treinos livres fazendo várias voltas com programas relativamente diferentes em termos de duração dos stints e cargas de combustível. Da nossa parte, não houve surpresas particulares no comportamento dos três compostos que escolhemos para este GP. Como esperado, parece não haver granulação, mas o superaquecimento é um fator importante. A Classificação Sprint oferece uma oportunidade de comparar o desempenho do Médio e do Macio em condições muito similares durante uma volta rápida e a diferença que vimos hoje, de cerca de quatro décimos, também está alinhada às nossas expectativas. Os dados mais relevantes estão ligados à utilização extensiva do Duro, por metade das equipes, o que nos leva a crer que a estratégia preferida deles seja correr com Médio-Duro-Médio, dado que as duas paradas são a opção mais rápida. No entanto, as outras cinco equipes deixaram a porta aberta para correr com dois jogos de Duros ou dois jogos de Médios. É importante notar que os tempos de hoje são geralmente alguns décimos mais lentos que a classificação do ano passado, realizada na tarde de sexta-feira, com condições climáticas semelhantes às de hoje. Amanhã, a temperatura a pista deve ficar em torno de 40ºC ou mais e o composto Médio deve ser a escolha preferida de todos os pilotos, o que vai produzir informações úteis para a corrida de domingo.”

Imagem preta e branca de relógio ao fundo Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Interface gráfica do usuário Descrição gerada automaticamente com confiança média

FÓRMULA 2

Dennis Hauger (MP Motorsport) conquistou sua segunda pole position da temporada após uma batalha acirrada com Joshua Duerksen (AIX Racing) em uma sessão de classificação muito disputada. O norueguês estabeleceu o melhor tempo em 1min15s487, superando Duerksen por apenas oito milésimos de segundo, enquanto Gabriel Bortoleto (Invicta Racing) completou o top 3, com tempo de volta um décimo mais lento que a pole. Como nos anos anteriores, a Pirelli escolheu o P Zero Vermelho macio e o P Zero Roxo supermacio para este evento. O curto Red Bull Ring tem dez curvas, a maioria delas de velocidade média a baixa. Essa pista não é recapeada há vários anos e, embora seja bastante abrasiva, não tem muito impacto no desgaste e no comportamento dos pneus, que é principalmente afetado pela degradação térmica.

FÓRMULA 3

Luke Browning conquistou sua primeira pole position na Fórmula 3. O piloto inglês da Hitech Pulse-Eight estabeleceu o melhor tempo de 1min20s222, sem recorrer ao vácuo, visto que ele estava à frente do pelotão em sua volta lançada. O tempo de Browning foi 84 milésimos mais rápido que o do compatriota Arvid Lindblad (Prema Racing) e 105 milésimos mais rápido que o do alemão Tim Tramnitz (MP Motorsport). A Pirelli selecionou o P Zero Vermelho Macio como composto para Spielberg, principalmente porque as forças exercidas sobre os pneus na curta pista austríaca são consideravelmente abaixo da média.

PIRELLI NO MOTORSPORT

Fundada em 1872, a Pirelli é uma empresa com profundas raízes italianas agora reconhecida em todo o mundo por sua tecnologia de ponta, capacidade de inovação e qualidade de seus produtos. O motorsport sempre desempenhou um papel importante na estratégia da Pirelli, seguindo a filosofia "da pista para a rua. A empresa está envolvida no motorsport há 116 anos e hoje fornece pneus para mais de 350 campeonatos de duas e quatro rodas. A Pirelli presta atenção constante ao uso mais eficiente dos recursos naturais e da energia, com o objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2030. A Pirelli é Parceira Global de Pneus do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA desde 2011. A empresa também fornece para outros campeonatos, incluindo FIA Fórmula 2, FIA Fórmula 3, Fórmula Regional Europeia by Alpine, FIA Campeonato Mundial de Rali e GT World Challenge, juntamente com inúmeras séries nacionais.