Covid-19: esse é um bom momento para comprar um automóvel?
Especialista FGV responde essa pergunta e dá dicas para quem quer vender um carro
A crise causada pela Covid-19 fez com que o setor automotivo despencasse quase 90%, em abril, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Após dois meses desse balanço, o professor da IBE Conveniada FGV, Antônio Jorge Martins, ressalta que ainda é muito difícil abordar, de uma forma geral, se esse é o momento ideal para adquirir um novo veículo, “pois as oportunidades podem variar de acordo com o interesse das montadoras e concessionárias em desovar os estoques”, explica o especialista em cadeia automotiva.
Segundo ele, é ainda mais difícil ter clareza sobre isso, pois a crise está apenas no começo. É por isso que surgem oportunidades distintas para o consumidor. “Quando a crise se prolonga por muito tempo, o cenário acaba se tornando semelhante para todas as empresas, sendo mais fácil avaliar. Ou seja, quanto mais prolongada a crise, mais vantagens para realizar esse tipo de compra”, comenta.
Sobre o novo perfil do consumidor, o professor exemplifica que muitas marcas passaram a ofertar e vender os veículos pelas ferramentas digitais, redes sociais e aplicativos.
“As montadoras ficaram três meses de portas fechadas e precisaram reforçar as vendas pelos canais digitais, deixando o consumidor com mais liberdade de sondar a situação em várias lojas. As fabricantes sabem que os clientes estão mais criteriosos e, nesse momento de retomada, em que a compra e a venda digital começam a se aprofundar, é necessário ficar atento às oportunidades”, ressalta Antônio Jorge.
Dicas
Para aqueles que não podem esperar os desdobramentos da crise, para oportunidades mais atraentes, o professor elenca algumas dicas.
- A forma mais adequada de conduzir essa compra é sondar com várias concessionárias o produto de interesse. “Com isso, será possível descobrir quais são as melhores condições de venda, ou seja, quais lojas estão mais pressionadas para vender os seus produtos”.
- Outra forma de buscar boas oportunidades é descobrir se o modelo desejado está em vias de sair do mercado. “Quando isso acontece, existe uma tendência para que as concessionárias facilitem a venda”. Segundo o professor, muitas vezes, o modelo que está saindo de linha, sofrerá uma mudança/substituição muito pequena, se comparada à nova versão.
- O especialista revela que no final do segundo semestre, muitas montadoras já começam a fazer lançamentos do ano seguinte. “Faça uma pesquisa e avalie o que está acontecendo com o modelo que você está planejando adquirir”.
Venda particular
Financeiramente falando, o professor Antônio Jorge, ressalta que a venda particular é a mais indicada para o atual proprietário. Ao entregar um veículo como parte da compra de um novo, ou seja, na troca, sempre há uma depreciação do valor, de tal forma que a concessionária que está adquirindo tenha melhores condições de venda no futuro.
“Sem dúvidas, a venda particular é mais vantajosa, porém, em épocas de crise, pode demorar um pouco mais para ser concretizada. Então, para quem precisa vender com urgência, é indicado fazer uma boa pesquisa de mercado, no intuito de encontrar a concessionária que possa oferecer o melhor preço. Dessa forma, ambas as partes ficarão felizes com o negócio”, finaliza Martins.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- Especialista defende que Brasil desenvolva vacina nacional contra a Covid-19
- Otimizar a jornada do cliente é o diferencial no pós-pandemia da COVID-19
- Médico fala sobre a covid-19 e suas alterações como doença prolongada
- Pandemia de Covid-19 causa retrocesso no combate à tuberculose no Brasil
- Durante a COVID-19 cresce o uso de ferramentas digitais
- LafargeHolcim investe cerca de R$ 50 milhões em ações preventivas e de controle à Covid-19
- Covid-19: esclareça os principais pontos para quem quer viajar neste momento
- Como Imbituba se tornou referência no combate à covid-19
- Estudos do mundo real comprovam: três doses de CoronaVac garantem proteção elevada em idosos e imunossuprimidos
- Operadoras enviaram no ano passado quase 763 milhões de SMS com alertas de risco de desastres naturais e sobre Covid-19
- Como diferenciar os sintomas da gripe e da Covid-19?
- Cajamar chega à marca de 85% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas contra a Covid-19
Adicionar comentário